A Central de Atendimento da Graduação (CEGRAD), constituída pela Secretaria Administrativa dos Colegiados de Graduação, pela Seção de Registro Escolar e Seção de Estágio, tem como objetivo oferecer, de forma unificada, os serviços atualmente prestados por esses setores. Por meio da Central, o estudante ou usuário externo poderão esclarecer dúvidas, entregar ou retirar documentos, apresentar requerimentos, entre outros, pertinentes a todos os setores que integram a Central.
Com vistas a proporciona aos discentes e ao público externo o acesso aos serviços administrativos nos turnos matutino, vespertino e noturno, a Central oferecerá atendimento de segunda a sexta-feira, no horário de 08h00 às 22h00, de forma contínua. O atendimento será realizado em regime de escalas pelos servidores da CEGRAD.
Saiba mais sobre os setores que integram a CEGRAD:
Secretaria Administrativa dos Colegiados dos cursos de Graduação – oferecem suporte administrativo às atividades relacionadas às atribuições dos Colegiados de Graduação, atendendo à comunidade acadêmica, em especial aos estudantes, e demais órgãos ou setores da Universidade em assuntos correlatos às atribuições dos Colegiados e ao processamento das rotinas acadêmicas previstas nas Normas de Graduação e Calendário Acadêmico.
Seção de Registro Escolar – responsável pela guarda e manutenção dos arquivos de documentos dos discentes, lançamento de ocorrências acadêmicas e curriculares, emissão de documentos acadêmicos, inscrição à colação de grau e solicitação de diplomas, emissão de documentos dos extintos cursos técnicos e tecnológicos, bem como pelas demais informações concernentes à vida acadêmica dos estudantes de graduação.
Seção de Estágio – responsável pelos trâmites administrativos e pelas propostas pedagógicas dos processos de estágios curriculares e extracurriculares. Elabora e orienta os procedimentos necessários à realização de estágios, atendendo às exigências da Lei 11.788, de setembro de 2008 e Resolução CEPE-02, de março de 2009.
Instituto de Ciências Agrárias
Centro de Atividades Administrativas e Didáticas – CAAD
1º Andar
Horário de Atendimento:
De 08:00 às 22:00 horas
REQUERIMENTOS
Nesta página, os discentes e público externo têm acesso às instruções e procedimentos para realizar requerimentos acadêmicos de forma on-line.
Importante destacar que os requerimentos abaixo relacionados deverão ser solicitados por meio do SIGA <Clicar em Meus Requerimentos de Ocorrências – Criar novo requerimento – Selecionar tipo de requerimento>, obedecendo os prazos previstos no Calendário Acadêmico da UFMG.
Documentos solicitados pelo SIGA:
– Continuidade de Estudos
– Desistência Formal
– Trancamento Parcial de Matrícula
– Trancamento Total de Matrícula
– Revisão de Desligamento
– Aproveitamento de Assiduidade e
– Comprovação de Conhecimento
As demais solicitações, como requerimento de segunda chamada de prova, pedido de revisão de prova, ou dúvidas e reclamações, deverão ser enviadas para o e-mail do setor pertinente (contatos).
O prazo de resposta será de até 05 (cinco) dias úteis após o recebimento, com exceção dos requerimentos de aproveitamento de estudos e revisão de desligamento, que demandam deliberação do Colegiado de Graduação do Curso.
Veja as instruções para cada solicitação:
– Aproveitamento de Assiduidade
– Exame de Comprovação de Conhecimento
– Plano de Ensino (Programa Analítico)
– Recurso e/ou reconsideração contra decisão acadêmica
– Reformulação do Plano de Estudos
– Requerimento de integralização de carga horária de atividade acadêmica complementar (Agronomia)
– Trancamento parcial de matrícula
– Trancamento total de matrícula
EMISSÃO DE DOCUMENTOS
Nesta página, o estudante ou egresso têm acesso às instruções e procedimentos para solicitar a emissão dos documentos, abaixo relacionados.
Graduação:
– Carteirinha estudantil
– Comprovante de matrícula
– Declarações
– Histórico
– Diploma
Cursos técnico e tecnológicos:
– Declarações
– Histórico
– Diploma
– Certidão de tempo escolar do curso técnico.
Nas solicitações feitas por e-mail, o requerente deverá informar:
Nome: xxxxx
Número de matrícula: xxxxx
Curso: xxxxx
Documento solicitado: xxxxx
Finalidade do documento: xxxxx
Para acesso aos e-mails dos setores, clique aqui
Veja as instruções para cada solicitação:
– Declaração (estágio, meio passe estudantil, processo seletivo, conclusão de curso e outros fins)
– Previsão de formatura exclusiva para entrega á FUMP
– Certidão de tempo escolar do curso técnico
ENTREGA DE DOCUMENTOS
Nesta página, o estudante ou egresso podem consultar se o documento solicitado se encontra disponível para entrega. Será necessário apresentação de documento original com foto para entrega do documento, quando retirado pelo requerente, ou procuração, quando retirado por terceiro.
Crachá Estudantil
– Curso de Agronomia
– Curso de Engenharia de Alimentos
– Curso de Engenharia de Agrícola e Ambiental
– Curso de Engenharia Florestal
– Curso de Zootecnia
Diploma da graduação
– Lista dos diplomas físicos registrados e disponíveis para retirada
Documentos do curso Técnico
INFORMAÇÕES
Nesta página, o estudante tem acesso às informações sobre a vida acadêmica na UFMG.
– Acesso aos NIP’s e MINHAUFMG – Siga – Moodle
– Atividades Complementares no período noturno (Administração)
– Cancelamento do Registro Acadêmico (Desligamento)
– Conheça mais sobre a Vida Acadêmica na UFMG
– Conheça mais sobre as Regras Acadêmicas na UFMG
– Conheça sobre Apoio e Permanência e Bolsas na UFMG
– Defesa de Trabalho de Conclusão De Curso – TCC
– Fundação Mendes Pimentel – FUMP
CONTATOS
Ao enviar um e-mail, observar se há um modelo específico para envio de requerimentos e/ou solicitação de emissão de documentos. Não havendo modelo específico, todas as solicitações devem informar os seguintes dados:
Nome completo:
Número de matrícula:
Curso:
Contato:
Descrição da dúvida ou solicitação:
Anexos, quando houver.
Seção de Registro Escolar
Coordenadora: Maria Isabel Alencar Dias
Subcoordenador: Jailson Ramos Magalhães
Telefone: (38) 2101-7750
E-mail: sensino@ica.ufmg.br
Seção de Estágio
Coordenadora: Edinalva Rodrigues Gonçalves
Subcoordenador: Jailson Ramos Magalhães
Telefone: (38) 2101-7741
E-mail: estagio@ica.ufmg.br
Secretaria Administrativa do Colegiado do curso de Graduação em Administração
Secretário: Jardel Batista Soares
Coordenador: André Luiz Mendes Athayde
Subcoordenador: Handerson Leonidas Sales
E-mail: colgradadm@ica.ufmg.br
Telefone: (38) 2101-7957
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Secretaria Administrativa do Colegiado do curso de Graduação em Agronomia
Secretário: Warley Queiroz Santos
Coordenadora: Claudinéia Ferreira Nunes
Subcoordenador: Ernane Ronie Martins
E-mail: colgradagro@ica.ufmg.br
Telefone: (38) 2101-7746
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Secretaria Administrativa do Colegiado do curso de Graduação em Engenharia de Alimentos
Secretário: Jardel Batista Soares
Coordenadora: Claudia Regina Vieira
Subcoordenadora: Érika Endo Alves
E-mail: colgradcal@ica.ufmg.br
Telefone: (38) 2101-7957
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Secretaria Administrativa do Colegiado do curso de Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental
Secretário: Edvaldo Souza Silva
Coordenador: Rodolpho César dos Reis Tinini
Subcoordenador: Luiz Henrique de Souza
E-mail: colgradengamb@ica.ufmg.br
Telefone: (38) 2101-7779
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Secretaria Administrativa do Colegiado do curso de Graduação em Engenharia Florestal
Secretário: Edvaldo Souza Silva
Coordenador: Stanley Schettino
Subcoordenadora: Adriana Leandra de Assis
E-mail: colgradengf@ica.ufmg.br
Telefone: (38) 2101-7779
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Secretaria Administrativa do Colegiado do curso de Graduação em Zootecnia
Secretário: Warley Queiroz Santos
Coordenadora: Fabiana Ferreira
Subcoordenadora: Cristina Maria Lima Sá Fortes
E-mail: colgradzootec@ica.ufmg.br
Telefone: (38) 2101-7746
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