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Seção de Registro Escolar

A Seção de Registro Escolar é o setor responsável pelo registro acadêmico dos ingressantes, guarda e manutenção dos arquivos de documentos dos discentes, lançamento de ocorrências acadêmicas e curriculares, emissão de históricos, atestados, certidões e diplomas, bem como pelas demais informações concernentes à vida acadêmica dos alunos de graduação, além da emissão de documentos dos extintos cursos técnicos e tecnológicos.

Servidores
Jailson Ramos Magalhães
Lisley Lourrany Nascimento Souza
Maria Isabel Alencar Dias – Chefe da Seção

Contatos
Telefone: (38) 2101-7750
E-mail: sensino@ica.ufmg.br

Horário de atendimento externo
09:30 às 11:00
14:00 às 16:00
19:30 às 21:30

Obs: Não haverá expediente noturno às sextas-feiras.

Atenção! Os horários de atendimento da Seção de Registro Escolar contam, normalmente, com apenas um servidor, portanto podem sofrer alterações devido a férias, licenças ou afastamentos. Caso seja necessário, ligue antes para confirmar o atendimento.

 

SERVIÇOS

Emissão de Documentos

Atestado de matrícula (meio passe estudantil e outros fins)
Comprovante de matrícula
Declaração de matrícula (estágio, meio passe estudantil, plano de saúde e outros fins)
Declaração de previsão de formatura para FUMP
Declaração de conclusão de curso
Declaração de conclusão de curso para registro no Conselho Regional da categoria(após requerer diploma)
Histórico
Certidão de Colação de Grau
Diploma
Declaração do curso técnico
Declaração do curso tecnológico
Histórico do curso técnico
Histórico do curso tecnológico
Certidão de Tempo Escolar
Diploma do curso técnico
Diploma do curso tecnológico

Requerimentos

Requerimento de alteração de notas pelos docentes
Requerimento de inclusão de nome social
Requerimento de inscrição à colação de grau
Requerimento de matrícula em disciplina isolada
Requerimento de reopção de curso
Requerimento de transferência para outra IES

Lançamento de ocorrências

Requerimento de alteração de notas pelos docentes
Requerimento de inclusão de nome social
Requerimento de inscrição à colação de grau
Requerimento de matrícula em disciplina isolada
Requerimento de reopção de curso
Requerimento de transferência para outra IES

Outros

Emissão de declaração para os docentes que ministraram aula no curso técnico
Organização e manutenção dos arquivos de ativos, graduados e desistentes da graduação
Organização e manutenção dos arquivos dos cursos técnicos e tecnológicos
Reabertura de diários dos docentes
Registro Acadêmico de Disciplina Isolada
Registro Acadêmico de ingressantes por Reopção
Registro Acadêmico de ingressantes pelo SiSU
Registro Acadêmico de ingressantes por Transferência e Obtenção de Novo Título

Os formulários abaixo deverão ser preenchidos preferencialmente no computador, impressos e entregues na Seção de Registro Escolar no prazo especificado pelo calendário acadêmico ou pelo setor.

GRADUAÇÃO


REQUERIMENTO DE CANCELAMENTO DE REGISTRO ACADÊMICO (DESISTÊNCIA FORMAL)

Para formalizar a desistência do curso, o aluno deverá acessar o site do DRCA e seguir as instruções constantes na página ou seguir o roteiro abaixo. Todo o procedimento é realizado através do SIGA.

Roteiro para Requerimento de cancelamento de registro acadêmico




REQUERIMENTO DE DIPLOMA

Para solicitação de diploma, preencher o formulário e apresentar ORIGINAL e CÓPIA de todos os documentos exigidos no formulário. As cópias devem ser fiéis aos documentos originais, contendo frente e verso (quando houver), sem cortes ou rasuras e todos os campos devem estar legíveis, devendo-se observar se há necessidade de uma cópia reduzida para que não falte nenhuma informação como carimbos e assinaturas. Caso haja algum dano no documento original que dificulte a leitura, providencie uma segunda via. Orientamos que não deixe para tirar as cópias no ICA, devido aos horários de funcionamento da copiadora.

O histórico da graduação será providenciado pela Seção de Registro Escolar, gratuitamente, sem necessidade de solicitação prévia. Esse documento não será entregue ao aluno, pois compõe o processo.

O nada consta da biblioteca (desde que o aluno não tenha débitos na data da colação de grau) será providenciado pela Seção de Registro Escolar.

A 1ª via do diploma é gratuita.Para solicitação de 2ª via de diploma, deverá ser paga uma GRU no valor de R$ 30,00, conforme instruções na aba “GRU – Solicitação de documentos”.

​Confira com antecedência a relação de documentos necessários, pois não serão aceitos pedidos com documentação incompleta.

Requerimento 1ª via de diploma

Requerimento 2ª via de diploma

 

Situações excepcionais

– Para requerimento por terceiro, deve ser apresentado o formulário de requerimento corretamente preenchido e assinado pelo requerente (conforme assinatura do RG), além dos originais e cópias dos documentos listados no formulário.

– Para retirada por terceiro, deve ser apresentada pessoalmente pelo procurador uma procuração original, acompanhada de RG original do diplomado, para conferência da assinatura OU procuração particular com firma reconhecida em cartório, neste último caso sem necessidade do RG, conforme modelo:

​Procuração​ para retirar diploma

– Para solicitar prioridade no registro, no ato do requerimento de diploma, protocolar também o formulário abaixo, devidamente comprovado.

Prioridade de registro de diploma​​

​Caso já tenha solicitado o diploma e seja necessário solicitar urgência no registro, siga as instruções constantes na página da Divisão de Registro de Diplomas.

Clique para conferir a lista de diplomas registrados


REQUERIMENTO DE INCLUSÃO DE NOME SOCIAL

​O nome social é o prenome pelo qual pessoas travestis e transexuais se identificam, são reconhecidas e identificadas em suas relações sociais. A inclusão do nome social no sistema poderá ser solicitada a qualquer tempo, por meio de formulário próprio.

Requerimento de inclusão de nome social


REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO À COLAÇÃO DE GRAU

O discente com previsão de formatura para o semestre em curso deverá preencher o formulário disponível no Moodle, acessando o MinhaUFMG (ou acessando aluno>meus colegiados>Instituto de Ciências Agrárias – ICA>plataforma virtual de colegiado>Seção de Registro Escolar), no prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico. O procedimento é obrigatório para a colação de grau.

É dever do aluno conferir, após a data prevista para fechamento dos diários com exame especial pelos docentes,se em seu extrato de integralização consta a carga horária do curso como 100% integralizada, bem como se sua situação no Enade consta como “dispensado” ou “participante/compareceu”. Os prováveis formandos também deverão consultar a lista de alunos aptos a colar grau, divulgada após o fechamento dos diários pela Seção de Registro Escolar na aba “Avisos”, sob o risco de não participarem da solenidade.


REQUERIMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA

É a matrícula, permitida a qualquer pessoa não pertencente ao corpo discente da UFMG, em disciplinas isoladas integrantes dos currículos dos cursos de graduação, para complementação ou atualização de conhecimento. As normas estão disponíveis na página do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).O requerimento é feito uma vez por semestre, conforme calendário acadêmico.

Requerimento de matrícula em disciplina isolada


REQUERIMENTO DE REOPÇÃO DE CURSO

É a mudança para outro curso, permitida ao aluno admitido por Concurso Vestibular ou Processo Seletivo SiSU, com situação acadêmica regular, isto é, deverá estar matriculado no semestre letivo do requerimento ou com matrícula trancada. Para os candidatos classificados, a verificação dos percentuais exigidos será feita no ato do Registro Acadêmico.

É vedada a concessão de reopção a estudantes que tenham ingressado no curso pelos mecanismos de continuidade de estudos, reopção, transferência, obtenção de novo título ou transferência especial

Este procedimento ocorre no primeiro semestre letivo, conforme previsto no Calendário Acadêmico, para provimento de vagas no segundo semestre letivo. As normas estão disponíveis na página do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

É necessário consultar a existência de vaga para o curso de interesse.

O interessado deve ter integralizado no máximo 75% da carga horária total exigida no percurso curricular ao qual se encontra vinculado no curso de origem  e ter integralizado no mínimo 20 (vinte) créditos desde seu ingresso no curso de graduação, no qual está vinculado atualmente, sendo que créditos associados a atividades acadêmicas curriculares previstas em determinado período curricular do percurso curricular a que se vincula o estudante só serão contabilizados se a totalidade das atividades acadêmicas curriculares de natureza obrigatória previstas nos períodos curriculares anteriores já tiver sido integralizada.

Não poderá ser admitido no novo curso o estudante que não tenha atingido o percentual exigido ou que, no período letivo em que protocolizou o requerimento de reopção, esteja com o registro acadêmico inativo em virtude dos motivos de desligamento previstos no art. 87 do anexo à Resolução Complementar CEPE Nº 01/2018, de 20 de fevereiro de 2018.

Requerimento de reopção


REQUERIMENTO DE TRANSFERÊNCIA PARA OUTRA IES

A transferência consiste no desligamento do aluno da Universidade Federal de Minas Gerais para continuidade de estudos em outro estabelecimento de ensino superior. Poderá ser solicitada a qualquer época, apresentando-se o formulário e o comprovante de nada consta com a Fundação Mendes Pimentel e com a biblioteca.

O interessado deverá verificar as normas vigentes na instituição para a qual deseja transferir-se.

Requerimento de transferência para outra IES


CURSOS TÉCNICOS E CURSOS TECNOLÓGICOS

Os requerimentos dos cursos técnicos e cursos tecnológicos poderão ser feitos presencialmente ou enviando toda a documentação escaneada e legível para o e-mail sensino@ica.ufmg.br. O requerimento de diploma dos cursos de Bovinocultura e Administração Rural deverá ser feito apenas presencialmente.


DECLARAÇÃO DO CURSO TÉCNICO OU TECNOLÓGICO

Para emissão de declaração referente ao curso técnico ou tecnológico, enviar um e-mail para o setor com os seguintes documentos escaneados:

– Requerimento curso técnico/tecnológico  devidamente preenchido
– RG
– CPF
– GRU no valor de R$5,00, que poderá ser emitida conforme instruções na aba GRU – Solicitação de documento
– Comprovante de pagamento da GRU gerada

HISTÓRICO DO CURSO TÉCNICO OU TECNOLÓGICO

Para emissão do histórico referente ao curso técnico ou tecnológico, enviar um e-mail para o setor com os seguintes documentos escaneados:

– Requerimento curso técnico/tecnológico  devidamente preenchido
– RG
– CPF
– GRU no valor de R$5,00, que poderá ser emitida conforme instruções na aba GRU – Solicitação de documentos
– Comprovante de pagamento da GRU gerada


CERTIDÃO DE TEMPO ESCOLAR

Para emissão de Certidão de Tempo Escolar referente ao curso técnico, enviar um e-mail para o setor com os seguintes documentos escaneados:

– Requerimento curso técnico devidamente preenchido
– RG
– CPF
– PIS/PASEP
– Comprovante de endereço
– GRU no valor de R$10,00, que poderá ser emitida conforme instruções na aba GRU – Solicitação de documentos
– Comprovante de pagamento da GRU gerada

Conforme Instrução Normativa INSS/PRES nº 77/2015, terão direito à Certidão de Tempo Escolar os alunos que cursaram o curso técnico até o ano de 1998.


​DIPLOMA DO CURSO TÉCNICO

Para emissão de diploma referente ao curso técnico, enviar um e-mail para o setor com os seguintes documentos escaneados:

– Requerimento curso técnico devidamente preenchido
– RG
– CPF

A 1ª via do diploma é GRATUITA. Para solicitação de 2ª via de diploma, deverá ser paga uma GRU no valor de R$ 30,00 conforme instruções na aba GRU – Solicitação de documentos e enviada a GRU e o comprovante de pagamento escaneados.

Para solicitação de documentos, o aluno deverá imprimir uma GRU, conforme tabela de valores e instruções abaixo e apresentar pessoalmente na Seção de Registro Escolar ou enviar por e-mail ( sensino@ica.ufmg.br ) a GRU e o comprovante de pagamento (não pode ser comprovante de agendamento), para que seu documento possa ser providenciado. Os anexos deverão ser enviados no formato PDF.

Modelo de solicitação por email:
Nome: xxxxxx
Número de matrícula: xxxxx
Documento solicitado: xxxxx
Autorizo (nome completo), RG xxxxx a retirar o documento (somente em caso de retirada por terceiro).

O envio da GRU gerada e do comprovante de pagamento é obrigatório.

​​Não serão atendidos pedidos sem os dados completos.

A Seção de Registro Escolar não se responsabiliza por situações de não solicitação do documento no tempo hábil, como decorrência de imprevistos de natureza tecnológica (queda de rede, inacessibilidade, etc.) ou demais situações que impossibilitem a efetivação do requerimento.

DOCUMENTO VALOR PRAZO DE ENTREGA REQUERIMENTO
ATESTADO DE MATRÍCULA – 1ª VIA GRATUITO 02 DIAS ÚTEIS* PRESENCIAL
ATESTADO DE MATRÍCULA – 2ª VIA R$5,00 02 DIAS ÚTEIS* PRESENCIAL/E-MAIL
COMPROVANTE DE MATRÍCULA – 1ª VIA GRATUITO 05 DIAS ÚTEIS* PRESENCIAL
COMPROVANTE DE MATRÍCULA – 2ª VIA R$5,00 05 DIAS ÚTEIS* PRESENCIAL/E-MAIL
DECLARAÇÃO (ESTÁGIO, PÓS-GRADUAÇÃO, CONCLUSÃO E OUTROS FINS) R$5,00 05 DIAS ÚTEIS PRESENCIAL/E-MAIL
DECLARAÇÃO DE PREVISÃO DE FORMATURA PARA FUMP R$ 0,25 02 DIAS ÚTEIS PRESENCIAL
HISTÓRICO GRADUAÇÃO R$5,00 05 DIAS ÚTEIS** PRESENCIAL/E-MAIL
DIPLOMA DE GRADUAÇÃO – 1ª VIA GRATUITO APROXIMADAMENTE 01 ANO PRESENCIAL
DIPLOMA DE GRADUAÇÃO – 2ª VIA R$30,00 APROXIMADAMENTE 01 ANO PRESENCIAL
DIPLOMA CURSO TÉCNICO – 1ª VIA GRATUITO 30 DIAS PRESENCIAL/E-MAIL
DIPLOMA CURSO TÉCNICO – 2ª VIA R$30,00 30 DIAS PRESENCIAL/E-MAIL
HISTÓRICO CURSO TÉCNICO OU TECNOLÓGICO R$5,00 30 DIAS PRESENCIAL/E-MAIL
DECLARAÇÃO CURSO TÉCNICO OU TECNOLÓGICO R$5,00 05 DIAS ÚTEIS PRESENCIAL/E-MAIL
CERTIDÃO DE TEMPO ESCOLAR CURSO TÉCNICO R$10,00 30 DIAS PRESENCIAL/E-MAIL

 

Procedimentos: 

1) Gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) clicando aqui

2) Preencher o formulário informando apenas os campos marcados com asterisco (*), conforme abaixo:

CPF/CNPJ: Digitar o número do CPF do solicitante
Nome do Contribuinte: Nome do solicitante
Competência: Mês da solicitação / Ano da solicitação
Data do Vencimento: Data para efetuar o pagamento
Valor Principal: Valor da taxa de emissão do documento, conforme tabela acima
Valor Total: Repetir o valor da taxa de emissão acima

3) Clicar em GERAR GRU

4) Imprimir ou salvar a guia e realizar o pagamento exclusivamente no Banco do Brasil

5) Enviar os dois arquivos (GRU e comprovante de pagamento) para o e-mail da Seção de Registro Escolar, conforme instruções no início da página.

*O comprovante e atestado de matrícula estarão disponíveis para emissão, pela Seção de Registro Escolar, do primeiro ao último dia letivo do semestre.

*O comprovante de matrícula poderá ser emitido, pelo aluno, até a data correspondente a 1/3 do período letivo, através do Minha UFMG, em SIGA UFMG: Acesso para alunos de graduação>Meus documentos autenticáveis, podendo ser validado através de um código de autenticação e QR Code.

**O histórico da graduação poderá ser emitido pelo aluno ativo, graduado ou desistente, que tenha ingressado na UFMG a partir do ano 2000, através do Minha UFMG, em SIGA UFMG: Acesso para alunos de graduação > Meus documentos autenticáveis, podendo ser validado através do QR Code. Após a emissão, só poderá ser feita nova emissão após 12 horas, limitado a 3 por semestre.

Para fins de consulta, o relatório de atividades cursadas e em curso, com as respectivas notas e cargas horárias poderá ser emitido através do Minha UFMG, em SIGA UFMG: Acesso para alunos de graduação>Minhas atividades cursadas e em curso.

O extrato de integralização poderá ser emitido através do Minha UFMG, em SIGA UFMG: Acesso para alunos de graduação>Meu extrato de integralização.

Os documentos não retirados no prazo de 90 (noventa) dias serão descartados.

Lista de prováveis formandos 2019/2

Aviso

Tendo em vista a grande quantidade de pedidos de documentos com urgência e a impossibilidade da Seção de Registro Escolar atender a todos, reforçamos que as declarações, históricos e comprovantes de matrícula deverão ser solicitados com 05 (cinco) dias úteis de antecedência e os atestados de matrícula com 02 dias úteis de antecedência. O setor trabalha com um prazo pequeno, se comparado a outras instituições e até mesmo à legislação, que estabelece o prazo de 15 dias para retirada de certidões. Além disso, o prazo é importante para o atendimento das demais demandas próprias da Seção de Registro Escolar. Para que o atendimento seja padronizado, impessoal e isonômico, pedimos que o prazo para solicitação seja respeitado e reforçamos a orientação para aqueles que tenham a intenção de fazer estágio, processo seletivo de pós-graduação ou requerimento de isenção de taxa, disciplina isolada, inclusão em plano de saúde, autorização para lecionar (CAT), transferência para outra instituição, concurso, emprego, registro no Conselho Regional, passaporte ou visto, ou outra situação que requeira a entrega de documentos expedidos pelo setor, para que sejam proativos e solicitem o documento antecipadamente. Muitos alunos solicitam documentos em cima da hora alegando não saber que o documento seria exigido. Informe-se, evite transtornos e até mesmo a perda de um estágio ou mestrado, solicite seu documento com antecedência!

As instruções para solicitação de documentos estão na aba GRU-Solicitação de documentos.