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Seção de Registro Escolar

A Seção de Registro Escolar é o setor responsável pela guarda e manutenção dos arquivos de documentos dos discentes, lançamento de ocorrências acadêmicas e curriculares, emissão de documentos acadêmicos, inscrição à colação de grau e solicitação de diplomas, bem como pelas demais informações concernentes à vida acadêmica dos alunos de graduação, além da emissão de documentos dos extintos cursos técnicos e tecnológicos.

A Seção de Registro Escolar está localizada no primeiro andar do Centro de Atividades Administrativas e Didáticas – CAAD, sala 32.

Servidores
Jailson Ramos Magalhães
Maria Isabel Alencar Dias

Contatos
Telefone: (38) 2101-7750
E-mail: sensino@ica.ufmg.br

Horário de atendimento externo
09:30 às 11:00
14:00 às 16:00

Obs: Atendimento noturno às quintas-feiras, das 18:00 às 21:00 horas.

Atenção! A Seção de Registro Escolar conta atualmente com apenas dois servidores, sendo assim, os horários de atendimento podem sofrer alterações devido a férias, licenças ou afastamentos. Caso seja necessário, ligue antes ou envie um e-mail para confirmar o atendimento.

 

SERVIÇOS

Emissão de Documentos

Atestado de matrícula (meio passe estudantil e outros fins)
Comprovante de matrícula
Declaração de matrícula (estágio, meio passe estudantil, plano de saúde e outros fins)
Declaração de previsão de formatura para FUMP
Declaração de conclusão de curso
Histórico
Certidão de Colação de Grau
Certificado de conclusão de disciplina isolada
Declaração do curso técnico
Declaração do curso tecnológico
Histórico do curso técnico
Histórico do curso tecnológico
Certidão de Tempo Escolar
Diploma do curso técnico
Diploma do curso tecnológico

Requerimentos

Requerimento de alteração de notas a pedido dos docentes
Requerimento de inclusão de nome social
Requerimento de inscrição à colação de grau e solicitação de diploma
Requerimento de matrícula em disciplina isolada
Requerimento de transferência para outra IES

Lançamentos

Alteração de notas e lançamento de resultado final
Inclusão de nome social
Lançamento de colação de grau
Realização de matrícula em disciplina isolada
Lançamento de regime especial
Lançamento de aproveitamento de estudos
Integralização de atividades complementares
Conclusão de requerimentos de trancamento total
Lançamento de resultado de comprovação de conhecimento

Outros

Emissão de declaração para os docentes que ministraram aula no curso técnico
Organização e manutenção dos arquivos de ativos, graduados e desistentes da graduação
Organização e manutenção dos arquivos dos cursos técnicos e tecnológicos
Reabertura de diários dos docentes
Registro Acadêmico de Disciplina Isolada
Conferência e correção dos dados informados pelos ingressantes do SiSU, Transferência e Obtenção de Novo Título
Conferência de documentos e montagem de processo de diploma

Os formulários abaixo deverão ser preenchidos preferencialmente no computador, impressos e entregues na Seção de Registro Escolar ou enviados por e-mail (sensino@ica.ufmg.br), no prazo especificado pelo calendário acadêmico ou pelo setor.

GRADUAÇÃO


REQUERIMENTO DE CANCELAMENTO DE REGISTRO ACADÊMICO (DESISTÊNCIA FORMAL)

Para formalizar a desistência do curso, o aluno deverá acessar o site do DRCA e seguir as instruções constantes na página ou seguir o roteiro abaixo. Todo o procedimento é realizado através do SIGA.

Roteiro para Requerimento de cancelamento de registro acadêmico


REQUERIMENTO DE INCLUSÃO DE NOME SOCIAL

​O nome social é o prenome pelo qual pessoas travestis e transexuais se identificam, são reconhecidas e identificadas em suas relações sociais. A inclusão do nome social no sistema poderá ser solicitada a qualquer tempo, por meio de formulário próprio.

Requerimento de inclusão de nome social


REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO À COLAÇÃO DE GRAU

O discente com previsão de formatura para o semestre em curso deverá preencher o formulário disponível no Moodle, acessando o MinhaUFMG (ou acessando aluno>meus colegiados>Instituto de Ciências Agrárias – ICA>plataforma virtual de colegiado>Seção de Registro Escolar), no prazo estabelecido  por esta seção. O procedimento é obrigatório para a colação de grau.

É dever do aluno conferir, após a data prevista para fechamento dos diários com exame especial pelos docentes, se em seu extrato de integralização consta a carga horária do curso como 100% integralizada, bem como se sua situação no Enade consta como “dispensado” ou “participante/compareceu”. Os prováveis formandos também deverão consultar a lista de alunos aptos a colar grau, divulgada após o fechamento dos diários pela Seção de Registro Escolar na aba “Avisos”, sob o risco de não participarem da solenidade.

No ato da inscrição à colação de grau, o aluno automaticamente já fará a solicitação da 1º via do diploma, não sendo necessário apresentar outro requerimento posteriormente. Assim, para se inscrever é preciso preencher o formulário seguindo os passos acima e enviar para o e-mail desta seção (sensino@ica.ufmg.br) a seguinte documentação: certidão de nascimento ou casamento, CPF, identidade (frente e verso) e nada consta da biblioteca atualizado, sendo muito importante ter atenção para a qualidade das cópias, que deverão ser legíveis e sem cortes. Cada documento deverá ser digitalizado como único arquivo PDF.

Sugerimos que façam uma conferência da qualidade da certidão de nascimento com antecedência, pois é preciso que as informações estejam totalmente legíveis, e se necessário for, solicite uma segunda via.

Só serão válidas as inscrições que efetuarem os dois passos: preenchimento do formulário e envio da documentação. As informações detalhadas sobre o processo de diploma se encontram na aba “GRU – Solicitação de Documentos”.


REQUERIMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA

É a matrícula, permitida a qualquer pessoa não pertencente ao corpo discente da UFMG, em disciplinas isoladas integrantes dos currículos dos cursos de graduação, para complementação ou atualização de conhecimento. As normas estão disponíveis na página do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).O requerimento é feito uma vez por semestre, conforme calendário acadêmico.

Requerimento de matrícula em disciplina isolada


REQUERIMENTO DE REOPÇÃO DE CURSO

É a mudança para outro curso, permitida ao aluno admitido por Concurso Vestibular ou Processo Seletivo SiSU, com situação acadêmica regular, isto é, deverá estar matriculado no semestre letivo do requerimento ou com matrícula trancada. Para os candidatos classificados, a verificação dos percentuais exigidos será feita no ato do Registro Acadêmico.

É vedada a concessão de reopção a estudantes que tenham ingressado no curso pelos mecanismos de continuidade de estudos, reopção, transferência, obtenção de novo título ou transferência especial

Este procedimento ocorre no primeiro semestre letivo, conforme previsto no Calendário Acadêmico, para provimento de vagas no segundo semestre letivo. As normas estão disponíveis na página do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

É necessário consultar a existência de vaga para o curso de interesse.

O interessado deve ter integralizado no máximo 75% da carga horária total exigida no percurso curricular ao qual se encontra vinculado no curso de origem  e ter integralizado no mínimo 20 (vinte) créditos desde seu ingresso no curso de graduação, no qual está vinculado atualmente, sendo que créditos associados a atividades acadêmicas curriculares previstas em determinado período curricular do percurso curricular a que se vincula o estudante só serão contabilizados se a totalidade das atividades acadêmicas curriculares de natureza obrigatória previstas nos períodos curriculares anteriores já tiver sido integralizada.

Não poderá ser admitido no novo curso o estudante que não tenha atingido o percentual exigido ou que, no período letivo em que protocolizou o requerimento de reopção, esteja com o registro acadêmico inativo em virtude dos motivos de desligamento previstos no art. 87 do anexo à Resolução Complementar CEPE Nº 01/2018, de 20 de fevereiro de 2018.

Requerimento de reopção


REQUERIMENTO DE TRANSFERÊNCIA PARA OUTRA IES

A transferência consiste no desligamento do aluno da Universidade Federal de Minas Gerais para continuidade de estudos em outro estabelecimento de ensino superior. Poderá ser solicitada a qualquer época, apresentando-se o formulário e o comprovante de nada consta com a Fundação Mendes Pimentel e com a biblioteca.

O interessado deverá verificar as normas vigentes na instituição para a qual deseja transferir-se.

Requerimento de transferência para outra IES


GRADUAÇÃO

DECLARAÇÃO

Informa a regularidade da matrícula e a previsão de formatura. Emitida para fins de estágio, meio passe estudantil, inscrição em processo seletivo de pós-graduação, entre outros. Após publicação de Ofício Circular pela Reitoria, o aluno passa a ter direito ao documento de forma gratuita, com assinatura digital. O documento é enviado por e-mail com assinatura eletrônica do responsável pela Seção de Registro Escolar.

Caso necessite do documento físico com assinatura manual é necessário gerar uma Guia de Recolhimento da União – GRU no valor de R$ 5,00, conforme instruções no final da página, realizar o pagamento e enviar,somente no formato PDF,a GRU e o comprovante de pagamento (não aceitamos comprovante de agendamento) para o e-mail sensino@ica.ufmg.br (é necessário o envio dos dois anexos).

Para a solicitação do documento físico, caso não seja possível o requerimento por e-mail, a solicitação poderá ser feita pessoalmente na Seção de Registro Escolar, com os dois documentos impressos.

No ato da solicitação, favor informar por e-mail os seguintes dados:

Nome: xxxxx
Número de matrícula: xxxxx
Curso: xxxxx
Documento solicitado: xxxxx
Finalidade do documento: xxxxx

Não serão atendidos pedidos sem os dados completos. O documento será enviado, por e-mail, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis. Solicitações de urgência deverão estar acompanhadas de justificativa e comprovação.


 

PREVISÃO DE FORMATURA EXCLUSIVA PARA ENTREGA À FUMP

Enviar um e-mail para sensino@ica.ufmg.br informando os seguintes dados:

Nome: xxxxxx
Número de matrícula:
xxxxx
Curso: xxxxx
Documento solicitado:
xxxxx
Finalidade do documento: xxxxx

O documento é gratuito. Não serão atendidos pedidos sem os dados completos. O documento será enviado, por e-mail, no prazo de 2 (dois) dias úteis.


COMPROVANTE DE MATRÍCULA

O estudante deverá gerar o documento através do Minha UFMG, até a data correspondente a 1/3 do período letivo, em SIGA UFMG: Acesso para alunos de graduação > Meus documentos autenticáveis, podendo ser validado através de um código de autenticação e QR Code. Sugerimos que o documento seja salvo pelo estudante, uma vez que não fica disponível no sistema durante todo o semestre.


HISTÓRICO DA GRADUAÇÃO

O aluno ativo, graduado ou desistente, que tenha ingressado na UFMG a partir do ano 2000, poderá gerar o documento através do link https://sistemas.ufmg.br/aluno-grad/?bkmk=ou em SIGA UFMG: Acesso para alunos de graduação > Meus documentos autenticáveis, limitado a 3 por semestre, podendo ser autenticadoaté 6 meses após a emissão.

Caso não se lembre do login ou senha para acesso ao sistema, entre em contato com a Diretoria de Tecnologia da Informação através do e-mail suporte@dti.ufmg.br e informe que precisa recuperar o acesso ao SIGA para emissão de histórico, escreva seu nome completo e anexe uma foto do seu documento de identidade frente e verso.

Para alunos que possuem mais de um registro na UFMG, sendo um deles ativo, essa função está disponível apenas para esse último. Nesse caso,se precisarem do histórico indisponível, devem enviar um e-mail para a Seção de Registro Escolar solicitando o documento e informar no corpo do e-mail (nome, número de matrícula e curso), assim como quem ingressou anterior a 2000.

Caso necessite do documento físico com assinatura manual é necessário gerar uma Guia de Recolhimento da União – GRU no valor de R$ 5,00, conforme instruções no final da página, realizar o pagamento e enviar, somente no formato PDF, a GRU e o comprovante de pagamento (não aceitamos comprovante de agendamento) para o e-mail sensino@ica.ufmg.br  (é necessário o envio dos dois anexos).


DIPLOMA DA GRADUAÇÃO

Para os alunos que concluíram o curso de graduação até 2022/2, as instruções para requerimento de diploma podem ser acessadas clicando aqui.

Para os alunos que concluíram o curso de graduação a partir de 2023/1,o processo de registro de diploma é iniciado automaticamente após a participação do formando na cerimônia de colação de grau, não sendo necessário outro requerimento pelo graduado. Para isso, no ato da inscrição à colação de grau que acontece no final do semestre letivo, o aluno deverá preencher o formulário de inscrição disponibilizado no Moodle  por esta seção e enviar para o e-mail (sensino@ica.ufmg.br) a documentação abaixo, contendo frente e verso (quando houver). É muito importante ter atenção com a qualidade das cópias, que deverão ser legíveis e sem cortes. Cada documento deverá ser digitalizado como único arquivo PDF. Caso não possua scanner, sugerimos o uso do aplicativo Adobe Scan. Só serão válidas as inscrições que efetuarem os dois passos: preenchimento do formulário e envio da documentação.

* Certidão de nascimento ou casamento;

* CPF (caso o documento esteja ilegível, poderá ser emitido outro através do site da Receita Federal: Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF)

* Documento de identificação que conste o número da cédula de identidade, órgão emissor e estado de nascimento – Carteira de Identidade (preferencialmente) e Passaporte (para aluno estrangeiro);

* Nada consta da biblioteca atualizado.

Sugerimos que façam uma conferência da qualidade da certidão de nascimento com antecedência, pois é preciso que as informações estejam totalmente legíveis, e se necessário for, solicite uma segunda via.

A Certidão de Colação de Grau, que também informa que o diploma está em andamento, é entregue ao formando no ato da colação de grau. Com esse documento é possível fazer o registro provisório no Conselho da Categoria Profissional e se inscrever em Programas de Pós-Graduação.

​O prazo para confecção e registro do diploma é de aproximadamente 4 meses.

O diploma será expedido e registrado apenas no formato digital. A Divisão de Registros de Diplomas da Universidade, enviará as informações de acesso ao diploma diretamente ao e-mail do graduado, após finalização do registro.

Graduados que desejarem, podem a seu critério, imprimir a representação visual do diploma, em qualquer gráfica, e no papel que desejar. E também terão direito de solicitar à UFMG a impressão da Representação Visual do Diploma Digital. A impressão será realizada pela Seção de Ensino, uma única vez, de forma gratuita. Salientamos que a impressão da Representação Visual do Diploma Digital não possui valor oficial.

 

Informações sobre 2ª via de diploma de graduação:

Graduados que tenham extraviado ou danificado a primeira via do diploma, podem requerer 2ª via do documento. Esse pedido de 2ª via deve ser realizado diretamente com a DRD – Divisão de Registros de Diplomas da Universidade, seguindo as instruções do site: https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Registro-de-Diplomas/2a-Via-de-Diploma

 

Retirada do diploma físico (graduados até 2022/1)

A retirada de diploma somente pode ser feita presencialmente, de uma das seguintes maneiras:

– Pessoalmente pelo egresso, apresentando RG original;

– Pessoalmente por terceiro, portando procuração particular original, que pode ser apresentada sem firma reconhecida em cartório, desde que acompanhada   do RG original do egresso (os documentos podem ser enviados via correio ao procurador, não recebemos cópias);

– Pessoalmente por terceiro, portando procuração particular original com firma reconhecida em cartório. Nesse caso é dispensada a apresentação do RG (o documento pode ser enviado via correio ao procurador, não recebemos cópia).

– Pessoalmente por terceiro, portando procuração particular original com assinatura eletrônica, acompanhada de documento digital de identificação do egresso (para facilitar a verificação da autenticidade dos documentos, sugerimos o envio dos documentos para o e-mail sensino@ica.ufmg.br);

​Procuração​ para retirar diploma


Prioridade de registro de diploma​​ (urgência)

Para solicitar prioridade no registro de diploma, o interessado deverá entrar em contato diretamente com a DRD – Divisão de Registro de Diplomas, seguindo as instruções dapáginahttps://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Registro-de-Diplomas/Prioridade-de-Registro. Orientamos que o contato seja realizado com no mínimo trinta dias após a data da colação de grau(para graduados a partir de 2023/1) ou trinta dias após a data da solicitação (para graduados até 2022/2), tempo necessário para realizarmos a conferência da documentação e encaminharmos à DRD.

Lista de diplomas físicos registrados (graduados até 2022/2) 

Clique aqui e confira a lista de diplomas registrados e disponíveis para retirada


CURSOS TÉCNICOS

Os requerimentos dos cursos técnicos poderão ser feitos presencialmente ou enviando a documentação específica, conforme descrito a seguir, para o e-mail sensino@ica.ufmg.br.

DECLARAÇÃO DO CURSO TÉCNICO           

 Para solicitação de declaração do curso técnico é necessário o envio dos seguintes documentos escaneados, somente em formato PDF:

¬ RG

¬ CPF

¬ Formulário de solicitação de documentos do curso técnico preenchido

O documento é gratuito. O documento é enviado por e-mail com assinatura eletrônica do responsável pela Seção de Registro Escolar.

Caso necessite do documento físico com assinatura manual é necessário gerar uma Guia de Recolhimento da União – GRU no valor de R$ 5,00, conforme instruções no final da página, realizar o pagamento e enviar,somente no formato PDF,a GRU e o comprovante de pagamento (não aceitamos comprovante de agendamento) para o e-mail sensino@ica.ufmg.br  (é necessário o envio dos dois anexos).

O prazo para emissão da declaração é de 05 dias uteis, após o envio da documentação completa.


HISTÓRICO DO CURSO TÉCNICO

Para solicitação do histórico do curso técnico é necessário o envio dos seguintes documentos escaneados, somente em formato PDF:

¬ RG

¬ CPF

¬ Formulário de solicitação de documentos do curso técnico preenchido

¬ Guia de recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 5,00, cujas instruções para emissão da GRU estão no final da página

¬ Comprovante de pagamento da GRU

O prazo para emissão do histórico é de 30 dias após o envio da documentação completa.

O histórico deverá ser retirado pessoalmente pelo interessado ou por terceiros, sendo necessário, neste último caso, o envio de autorização prévia através do e-mail do interessado.

Recomendamos que, após passados 30 dias, ligue no telefone 38 2101-7750, confirmando a emissão do histórico e o horário de atendimento do setor, para retirada. 


DIPLOMA DO CURSO TÉCNICO

Para solicitação do diploma do curso técnico é necessário o envio dos seguintes documentos escaneados, somente em formato PDF:

¬ RG

¬ CPF

¬ Formulário de solicitação de documentos do curso técnico preenchido

– A primeira via do diploma é gratuita

Em caso de segunda via do diploma, além da documentação acima, deverá ser realizado o pagamento de uma Guia de Recolhimento da União no valor de R$ 30,00, cujas instruções para emissão da GRU estão no final da página.

O prazo para emissão do diploma é de 30 dias após o envio da documentação completa.

O diploma poderá ser retirado pessoalmente ou por terceiro com procuração particular específica para essa finalidade. A procuração poderá ser com assinatura simples, acompanhada do RG original ou com firma reconhecida em cartório, sem necessidade do RG.

Recomendamos que, após passados 30 dias, ligue no telefone 38 2101-7750, confirmando a emissão do diploma e o horário de atendimento do setor, para retirada.

Procuração para retirar diploma do curso técnico 

 

CERTIDÃO DE TEMPO ESCOLAR DO CURSO TÉCNICO

Para solicitação de Certidão de Tempo Escolar do curso técnico, para aqueles que tenham estudado no Colégio Agrícola Antônio Versiani Athayde até o ano de 1998, é necessário o envio dos seguintes documentos escaneados, somente em formato PDF:

¬ RG

¬ CPF

¬ Pis ou Pasep

¬ Comprovante de endereço

¬ Formulário de solicitação de documentos do curso técnico preenchido

¬ Guia de recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 10,00, cujas instruções para emissão da GRU estão no final da página

¬ Comprovante de pagamento da GRU

 

O prazo para emissão da certidão é de 30 dias após o envio da documentação completa.

A certidão deverá ser retirada pessoalmente pelo interessado ou por terceiros, sendo necessário, neste último caso, o envio de autorização prévia através do e-mail do interessado.

Recomendamos que, após passados 30 dias, ligue no telefone 38 2101-7750, confirmando a emissão da certidão e o horário de atendimento do setor, para retirada.

DOCUMENTO VALOR PRAZO DE ENTREGA
COMPROVANTE DE MATRÍCULA
DECLARAÇÃO COM ASSINATURA DIGITAL (ESTÁGIO, MEIO PASSE ESTUDANTIL, PÓS-GRADUAÇÃO, CONCLUSÃO E OUTROS FINS) GRATUITO 05 DIAS ÚTEIS
DECLARAÇÃO COM ASSINATURA MANUAL (ESTÁGIO, MEIO PASSE ESTUDANTIL, PÓS-GRADUAÇÃO, CONCLUSÃO E OUTROS FINS) R$5,00 05 DIAS ÚTEIS
DECLARAÇÃO DE PREVISÃO DE FORMATURA PARA FUMP GRATUITO 02 DIAS ÚTEIS
HISTÓRICO GRADUAÇÃO COM QR Code GRATUITO 05 DIAS ÚTEIS
HISTÓRICO GRADUAÇÃO COM ASSINATURA MANUAL R$5,00 05 DIAS ÚTEIS
DIPLOMA DE GRADUAÇÃO – 1ª VIA GRATUITO APROXIMADAMENTE 04 MESES
DIPLOMA DE GRADUAÇÃO – 2ª VIA R$80,00 APROXIMADAMENTE 04 MESES
DECLARAÇÃO CURSO TÉCNICO GRATUITO 05 DIAS ÚTEIS
HISTÓRICO CURSO TÉCNICO R$5,00 30 DIAS
CERTIDÃO DE TEMPO ESCOLAR CURSO TÉCNICO R$10,00 30 DIAS
DIPLOMA CURSO TÉCNICO – 1ª VIA GRATUITO 30 DIAS
DIPLOMA CURSO TÉCNICO – 2ª VIA R$30,00 30 DIAS

A Seção de Registro Escolar não se responsabiliza por situações de não solicitação do documento no tempo hábil, como decorrência de imprevistos de natureza tecnológica (queda de rede, inacessibilidade, etc.) ou demais situações que impossibilitem a efetivação do requerimento.

Os documentos não retirados no prazo de 90 (noventa) dias, à exceção de diplomas, serão descartados.

Procedimentos para pagamento da GRU: 

1) Gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) clicando aqui

2) Preencher o formulário informando apenas os campos marcados com asterisco (*), conforme abaixo:

CPF/CNPJ: Digitar o número do CPF do solicitante
Nome do Contribuinte: Nome do solicitante
Competência: Mês da solicitação / Ano da solicitação
Data do Vencimento: Data para efetuar o pagamento
Valor Principal: Valor da taxa de emissão do documento, conforme tabela acima
Valor Total: Repetir o valor da taxa de emissão acima

3) Clicar em GERAR GRU

4) Imprimir ou salvar a guia e realizar o pagamento exclusivamente no Banco do Brasil

A Seção de Registro Escolar divulga a lista de estudantes aptos à colação de grau (alunos que integralizaram 100% da carga horária do curso, estão em situação regular com o Enade e realizaram a inscrição no Moodle).

Lista de alunos aptos à colação de grau em 2023/2

Aviso

Tendo em vista a grande quantidade de pedidos de documentos com urgência e a impossibilidade da Seção de Registro Escolar atender a todos, reforçamos que as declarações, históricos e comprovantes de matrícula deverão ser solicitados com 05 (cinco) dias úteis de antecedência e os atestados de matrícula com 02 dias úteis de antecedência. O setor trabalha com um prazo pequeno, se comparado a outras instituições e até mesmo à legislação, que estabelece o prazo de 15 dias para retirada de certidões. Além disso, o prazo é importante para o atendimento das demais demandas próprias da Seção de Registro Escolar. Para que o atendimento seja padronizado, impessoal e isonômico, pedimos que o prazo para solicitação seja respeitado e reforçamos a orientação para aqueles que tenham a intenção de fazer estágio, processo seletivo de pós-graduação ou requerimento de isenção de taxa, disciplina isolada, inclusão em plano de saúde, autorização para lecionar (CAT), transferência para outra instituição, concurso, emprego, registro no Conselho Regional, passaporte ou visto, ou outra situação que requeira a entrega de documentos expedidos pelo setor, para que sejam proativos e solicitem o documento antecipadamente. Muitos alunos solicitam documentos em cima da hora alegando não saber que o documento seria exigido. Informe-se, evite transtornos e até mesmo a perda de um estágio ou mestrado, solicite seu documento com antecedência!

As instruções para solicitação de documentos estão na aba GRU-Solicitação de documentos.