UFMG | Campos Montes Claros
Home » Páginas ICA » Estágio
Estágio

O Estágio se configura como vivência profissional complementar à formação acadêmica, destinado a propiciar ao graduando a aprendizagem de aspectos essenciais, que contribuam para sua formação profissional. O Estágio poderá ser realizado em instituição pública ou privada, instituição da sociedade civil organizada, ou mesmo em Unidade ou Órgão da própria UFMG.

São admitidos os seguintes tipos de estágio na Universidade – Atividade curricular obrigatória, optativa e como enriquecimento curricular.

Comissão de Estágio Supervisionado
Responsável:  Professor Dr. Theles de Oliveira Costa
Telefone: (38) 2101-7915
Secretário: Helder de Castro Bernardes Barbosa
Telefone: (38) 2101-7741
Atendimento: 8h às 11h30min e 19h30 às 21h30min
Prédio: Sala 03 do CAAD

Passo a Passo

Legislação Federal – Estágio – Lei 11788, de 25.09.08.

“Art. 1º  Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.”

– Cartilha sobre a Lei do Estágio

– Legislação Federal – Estágio – Lei 11788, de 25.09.08 


Passos iniciais para realização do estágio: 

1º Passo: Leia atentamente todas as informações contidas na Cartilha sobre a Lei do Estágio;

2º Passo: Para realizar estágio, o aluno deve estar matriculado na disciplina estágio, no semestre em que irá realiza-lo, mesmo que seja em meses de férias.

# Estágio com início entre os meses de Janeiro à Junho, matrícula no 1º semestre do ano corrente.

# Estágio com início entre os meses de Julho à Dezembro, matrícula no 2º semestre do ano corrente.

3º Passo: O aluno deverá selecionar, dentro das opções de ofertas de estágio do mercado (visite a Central de Oportunidades) , onde irá fazer o estágio, empresas públicas ou privadas ou, ainda, sob a coordenação de profissionais liberais da área, com registros ativos em seus respectivos conselhos profissionais.

 

4º Passo: Após definição do local do estágio, o aluno(a) estagiário(a) deverá preencher os formulários disponíveis no site do ICA/UFMG (https://www.ica.ufmg.br/?ica=estagio).

5º Passo: Após o preenchimento do formulário “Minuta de Termo de Compromisso de Estágio” , o aluno deverá entregar o Termo no setor de RH da empresa responsável pela contratação do estagiário, para assinar e carimbar (CNPJ), bem como, o coordenador do estagiário na empresa, deverá assinar e colocar o número do seu registro do conselho regional profissional.

6º Passo: Após preenchimento e as devidas assinaturas e carimbos no formulário, este deverá ser encaminhado a seção de estágio do ICA/UFMG, para conferência e assinaturas do dirigente da instituição.

7º Passo: Celebrado o compromisso do estágio, o aluno deverá cumprir o contrato firmado e, no decorrer do estágio, deverá elaborar o relatório de estágio (Norma para Elaboração de Relatório) para entrega ao professor responsável pela disciplina de estágio. O relatório deverá ter a assinatura e carimbo do orientador de estágio.

8º Passo: Ao término do estágio, o aluno deverá imprimir a Ficha de Avaliação  e entregá-la para o orientador de estágio preencher e, logo após, encaminhar para o professor responsável pela disciplina de estágio no ICA/UFMG.

9º Passo: O professor responsável pela disciplina Estágio, ao final do semestre, irá avaliar a documentação entregue pelo aluno estagiário e, fará o lançamento dos créditos no sistema Moodle UFMG.

Cadastre uma vaga

Fale com a Comissão