Os Grupos de Estudos do Instituto de Ciências Agrárias têm como objetivo o desenvolvimento de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, seletiva ou cumulativamente, reunindo professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de servidores técnico-administrativos.
Grupo de Estudo em Reprodução Animal – GERA
Grupo de Estudos em Administração – GEA
Grupo de Estudos em Biotecnologia- GEBIO
Grupo de Estudos em Controle Biológico de Insetos- BIOCON
Grupo de Estudos em Experimentação Agrícola- GEEA
Grupo de Estudos em Fitopatologia- GEFIT
Grupo de Estudos em Floricultura e Paisagismo- GEFLOP
Grupo de Estudos em Forragicultura- GEFOR
Grupo de Estudos em Frutíferas Exóticas e Nativas- GEFEN
Grupo de Estudos em Gado de Leite- GREGAL
Grupo de Estudos em Grupo de Estudos em Equideocultura- GEquus
Grupo de Estudos em Nutrição Animal – GENA
Grupo de Estudos em Nutrição de Plantas e Uso de Resíduos na Agricultura- GENURA
Grupo de Estudos em Nutrição e Alimentação de Animais de Estimação- GEPET
Grupo de Estudos em Operações Unitárias- GEOP
Grupo de Estudos em Pecuária de Corte- GEPEC
Grupo de Estudos em Produção Avícola- GEPAvi
Grupo de Estudos em Produção Vegetal- GEPV
Grupo de Estudos em Produtos de Panificação e Massas- GEPPAM
Grupo de Estudos em Projeto de Máquinas e Simulação Numérica em Ciências Agrárias – PRO SINUCA
Grupo de Estudos em Reprodução, Fenologia e Florística de Vegetações Sazonais- REFFLOR
Grupo de Estudos em Sanidade Animal e Qualidade do Leite- SANILEITE
Grupo de Estudos em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta- GESILPF
Grupo de Estudos em Tecnologia da Madeira- GETEM
Grupo de Estudos sobre Requisitos Regulatórios para Alimentos – GERRA
Núcleo de Estudos em Máquinas e Mecanização Agrícola e Produção de Energia- NEMMAP
Núcleo de Estudos em Meio Ambiente e Sustentabilidade- NEMAS
Núcleo de Estudos em Produção e Tecnologia de Cereais- NEPROTEC
Núcleo de Estudos em Produção de Suínos- NEPSUI
Núcleo em Estudo de Parasitologia e Microbiologia Animal- NEPAM
Núcleo de Desenvolvimento em Produção e Tecnologia de Sementes- SEMENTEC
Como criar um Grupo de Estudos (Acesse aqui o formulário de criação)
– Abrir processo no Sistema Eletrônico de Informações da UFMG-SEI/UFMG (não há processo específico para o assunto. Sugestão: “Administração: Criação e atuação de comissão…”);
– Inserir formulário próprio;
– Inserir solicitação de criação à Congregação;
– Enviar o processo para a unidade ICA-DIR;
– Aguardar emissão de Parecer por parte da Congregação da Unidade.
Como atualizar informações de um Grupo de Estudos (Acesse aqui o formulário de atualização)
– No caso de atualização de membros: preencher formulário de atualização e juntá-lo ao processo criado para o seu grupo;
– No caso de eleição de coordenação: realizar eleição e registrar em ata, que deverá ser juntada ao SEI em PDF ou gerada no próprio sistema;
– Após inserir as atualizações, o coordenador deverá notificar a Diretoria, enviando o processo para a unidade ICA-DIR.
Obs: A inclusão de membro externo ocorre mediante apreciação da Congregação da Unidade (o coordenador deverá enviar solicitação no próprio processo, dirigida ao Presidente da Congregação).
Relatório de Gestão (Acesse aqui o modelo de relatório)
O relatório de gestão de grupos de estudos deverá ser submetido à Congregação da Unidade, em até 30 dias após o término do mandato da Coordenação, nos termos da Resolução ICA 02/2017, de 20/06/2017. O documento deverá ser anexado ao processo SEI pertinente ao grupo e remetido para a unidade ICA-DIR.
Como reativar um grupo de estudos (Acesse aqui o modelo de relatório)
Grupos extintos pela Congregação ou encerrados por solicitação dos coordenadores poderão ser reativados mediante submissão de proposta do interessado à Congregação e atendimento das devidas atualizações, nos termos da Resolução 02/2017. A solicitação deverá ser realizada por meio do mesmo processo SEI de criação do grupo. Nesse caso, o interessado deverá:
– Reabrir o processo SEI de origem do grupo;
– Inserir relatório de atividades, conforme modelo;
– Inserir pedido de reativação, destinado ao Presidente da Congregação da Unidade, contendo justificativa;
– Remeter o processo para a unidade ICA-DIR.
Após a aprovação da solicitação por parte da Congregação, o interessado deverá inserir no processo formulário de atualização de membros e ata de realização de eleição de Coordenador e Subcoordenador do grupo.
Como encerrar um grupo de estudos
O interessado deverá enviar comunicado com justificativa via processo SEI (mesmo processo de criação do grupo), destinado ao presidente da Congregação. O processo deverá ser remetido para a unidade ICA-DIR.
Emissão de declarações (Acesse aqui o passo a passo)
– A emissão de declaração para alunos é feita via SEI. O Coordenador gera o documento no processo, assina e solicita a validação da Diretoria. A Diretoria somente valida declarações de alunos cujos nomes constem nos processos dos respectivos Grupos de Estudos registrados na Unidade.
– A emissão de declaração para Coordenadores é feita pela Diretoria, também via processo SEI.
Em caso de dúvidas pertinentes a Grupos de Estudos, gentileza entrar em contato com a Secretaria Geral do ICA (secrgeral@ica.ufmg.br).