UFMG | Campos Montes Claros
Home »
COVID-19

Ações de enfrentamento da COVID-19 no ICA/UFMG

A Comissão de Biossegurança do ICA foi instituída pela Diretoria do ICA através da Portaria 3996/2020, em 29 de julho de 2020, e está trabalhando em consonância com as deliberações da Universidade, com o Protocolo de Biossegurança da UFMG e em observação aos boletins epidemiológicos do município de Montes Claros, com o objetivo de identificar, promover e articular as ações de enfrentamento da COVID-19 e de biossegurança no âmbito do ICA/UFMG.

Dentre os cuidados adicionais adotados pela Universidade nesse período específico da pandemia (Fase 2), foi mantido o controle de acesso determinando ocupação de no máximo 40% da capacidade dos espaços priorizando as atividades de ensino que não se adaptam ao modo remoto, através da assinatura do Termo de Ciência e Responsabilidade (links abaixo), adotado para toda a Comunidade Acadêmica. Para essa fase, através do OFÍCIO CIRCULAR Nº 11/2021/ICA-DIR-UFMG, foram convocados os servidores que estavam em trabalho remoto, através de escalas de revezamento.

Em todos os espaços comuns do ICA/UFMG deve-se manter o distanciamento mínimo recomendado pelas autoridades sanitárias (1,5 metro) e o uso de máscara adequada, junto com a constante higienização das mãos com água e sabão e/ou o uso de álcool em gel. O MonitoraUFMG e o Telecovid-19 (link abaixo) permanecem em atividade para apoio à Comunidade Universitária, para todos os que necessitem acessar o Campus, e, principalmente, para aqueles que apresentem sintomas de COVID-19 ou que tiveram contato direto com pessoas infectadas.

O cuidado e a segurança é um dever de todos, e uma responsabilidade individual! A hesitação em se vacinar representa, principalmente, risco para a própria pessoa, além de não contribuir para o esforço coletivo de controle da pandemia. A UFMG atua e atuará no sentido de sensibilizar toda a comunidade para a importância da vacinação como um esforço coletivo e uma atitude ética.

 

Clique aqui para acessar o MonitoraCovid

Acesse o Plano de Retorno de atividades do ICA – Fase 2

Termo de Responsabilidade (formato editável) – Discentes

Termo de Responsabilidade (formato editável) – Técnicos e Docentes

 

COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DO ICA
Portaria nº 3996, de 29/07/2020

Membros:

Nívea Alves de Almeida – Presidente
Fabiano Gonçalves Cristóvão – Vice-Presidente
Amanda Caroline Rodrigues de Oliveira
Charles Martins Aguilar

Enelisa Vaz da Silva

Islas Batista Guedes
José Gonzaga Lopes Júnior
Patrícia Rodrigues Pinto Barbosa

✉ Contato: biosseguranca@ica.ufmg.br

OBSERVAÇÃO: Os documentos linkados poderão sofrer alterações ou complementações de acordo com as etapas do retorno gradual, com a ampliação ou redução de postos de trabalho liberados para a atividade presencial, sob orientação do monitoramento na UFMG e alteração nos indicadores epidemiológicos da cidade de Montes Claros.