UFMG | Campos Montes Claros
Home » PET » PET Agronomia
PET Agronomia

O Grupo PET-Agronomia da UFMG, começou a se organizar informalmente em 2000, quando da implantação do Horto Medicinal do NCA, uma vez que diversos alunos voluntários se agregaram em torno da atividade.

QUEM SOMOS

O PET-Agronomia da UFMG, começou a se organizar informalmente em 2000, quando da implantação do Horto Medicinal do NCA, uma vez que diversos alunos voluntários se agregaram em torno da atividade. Em 2002 foi oficializada sua criação como parte do Programa de Educação Tutorial da Sesu/MEC sendo presente desde então no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG.

O ingresso é regulamentado por edital, atualmente, o grupo conta com 20 petianos dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Engenharia de Alimentos do ICA-UFMG. Alunos bolsistas e voluntários que, sob a coordenação de um orientador e supervisão do tutor PET integram as atividades realizadas.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Grupo PET-Agronomia tem por objetivo geral, além da melhoria da formação técnica e humana dos alunos diretamente envolvidos, atuar positivamente no curso de Agronomia da UFMG, ampliando as atividades e experiências no ensino, pesquisa e extensão. Propicia a realização de atividades extracurriculares para complementar a formação acadêmica, o desenvolvimento de habilidades, contribuir na formação social e realização profissional do aluno.

 

 

 

 

ENSINO

As atividades de ensino são destinadas aos acadêmicos e constituem no apoio às disciplinas e demais atividades realizadas em âmbito interno na universidade e no curso de Agronomia da UFMG.

Compreendem os grupos de tutoria e monitoria nas diversas disciplinas do ICA, minicursos, divulgação e realização de estágios e eventos relacionados às Ciências Agrárias.

PESQUISA

As atividades de pesquisa são acompanhadas por docentes orientadores e podem compreender diferentes áreas do conhecimento. São realizadas ao longo do percurso do aluno na forma de projetos experimentais e proporcionam a publicação de resumos, boletins técnicos e artigos científicos. Também é uma oportunidade para a participação em eventos científicos como o Congresso Brasileiro de Agronomia, Congresso Brasileiro de Olericultura e a Semana do Conhecimento da UFMG onde sempre estamos presentes.

O PET-Agronomia destaca-se em pesquisas nas áreas de: Solos e nutrição de plantas, grandes culturas (trigo, milho, sorgo, triticale, mandioca, entre outras), Fitotecnia, Produção e Análise de sementes, Recursos genéticos de plantas medicinais e Forragicultura.

EXTENSÃO

A Extensão Universitária é a ação da universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. É voltada às necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.

Atividades: Implantação de hortas e hortos medicinais em escolas e espaços públicos, minicursos abertos a comunidade, eventos (Dia de campo, Workshops, entre outros).

CONTATO

Atendimento na sala do PET-Agronomia, localizada no Bloco A do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Telefone: (38) 2101-7718

Página no Facebook: https://www.facebook.com/petagroufmg/