UFMG | Campos Montes Claros
Home » O ICA
O ICA

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFMG), então Colégio Agrícola “Antônio Versiani Athayde”, foi criado pelo Ministério da Agricultura em 1964 e incorporado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 11 de outubro de 1968, por meio do Decreto nº63.416, com o objetivo de formar técnicos em Agropecuária. Em 1975, foi instituído o Núcleo de Tecnologia em Ciências Agrárias, visando a implantação de cursos superiores de curta duração em Bovinocultura e Administração Rural (1975 a 1981).

O Campus Regional Montes Claros foi instituído pelo Conselho Universitário da UFMG, por meio da Resolução nº 03/76, em 15 de outubro de 1976. Em 02 de abril de 1987, o Núcleo de Tecnologia em Ciências Agrárias passou a se denominar Núcleo de Ciências Agrárias (NCA) e foi incluído no Estatuto da UFMG como Unidade Especial vinculada à Reitoria, com a Resolução nº 21-A, de 17 de dezembro de 1987, publicada no Diário Oficial da União de 06 de junho de 1989.

Em 2008, com o nome de Instituto de Ciências Agrárias, deixou de ser uma Unidade Especial da UFMG, vinculada à Reitoria, e passou ao status de Unidade Acadêmica. O foco nas peculiaridades, vocações e necessidades do semiárido norte-mineiro é o principal direcionamento de todo o trabalho de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido no ICA.

Na unidade funcionam os cursos de Graduação em Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia – juntos, eles ofertam um total de 240 vagas anuais. O ICA também oferece Mestrado em Produção Animal, Produção Vegetal e Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território, além de Especialização em Recursos Hídricos e Ambientais e em Residência Agrária, bem como Doutorado em Produção Vegetal. Além das atividades de ensino e pesquisa, o Instituto destaca-se pelo trabalho de extensão universitária, em grande parte, responsável pela integração entre a UFMG e o Norte de Minas Gerais.

Veja aqui arquivos que fazem parte da história do ICA.

Localização:

Instituto de Ciências Agrárias (ICA)
Campus Regional Montes Claros
Avenida Univeristária, 1.000 – Bairro Universitário
Montes Claros – MG – 39.404-547