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APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

O Requerimento de Aproveitamento de Estudos é destinado aos calouros dos cursos de graduação da UFMG para a solicitação de dispensa de disciplinas obrigatórias ou optativas constantes na grade do curso, concedida ao estudante que já cursou o conteúdo com aprovação, anteriormente ao ingresso na UFMG, em outro curso ou instituição do país ou do exterior, conforme análise da equivalência realizada pelo(a) Coordenador(a) do curso e de acordo com a Resolução CEPE/UFMG nº 06/2019

Dispensa de formação livre é a dispensa de disciplinas que deveriam ser cursadas em outros cursos e/ou unidades acadêmicas da UFMG, à escolha do aluno, tendo como origem da dispensa uma disciplina cursada anteriormente ao ingresso na UFMG, conforme análise da equivalência realizada pelo(a) Coordenador(a) do curso.

O pedido será analisado pela Coordenação do curso e o resultado será encaminhado para o e-mail do(a) requerente.

 

Requisitos:

I – protocolizar o requerimento de aproveitamento de estudos, no máximo, até o segundo período letivo de vínculo do estudante no curso ou na estrutura formativa de tronco comum da UFMG. O Calendário Escolar da UFMG estabelecerá, em cada período letivo, prazo para o (a) estudante protocolizar o requerimento de aproveitamento de estudos;

II – haver correspondência entre a(s) atividade(s) cursada(s) em outra instituição de ensino superior e a atividade acadêmica curricular constante do percurso curricular a que se vincula o(a) requerente e para a qual se solicita o aproveitamento;

III – ter concluído a atividade antes da data de ingresso do(a) requerente no curso ou estrutura formativa de tronco comum da UFMG;

IV – não ter sido o(a) requerente reprovado(a) na atividade acadêmica curricular ofertada pela UFMG para a qual requer aproveitamento de estudos.

 

Documentação:

a) Cópia do Histórico escolar assinado;

b) Formulário de Requerimento de Aproveitamento de Estudos e/ou Requerimento de dispensa de carga horária de Formação Livre preenchido e assinado;

c) Ementas das matérias cursadas (com o conteúdo programático completo e bibliografia) devidamente autenticadas pela instituição de origem.

Os requerimentos deverão ser encaminhados somente no formato digital, por e-mail, seguindo as orientações a seguir:

 I) Acessar a grade curricular do curso de vínculo e verificar as disciplinas ofertadas pelo curso atual da UFMG, identificando as que já foram cursadas anteriormente em outro curso ou instituição, ou disciplinas compatíveis que eventualmente possam ter sua dispensa deferida. Em caso de dúvida, sugerimos acessar os planos de ensino do curso de graduação de referência;

II) Baixar o Requerimento de Aproveitamento de Estudos ou Requerimento de dispensa de carga horária de Formação Livre, preencher e assinar um formulário para cada disciplina para a qual deseja solicitar aproveitamento.

O formulário deverá ser preenchido observando as seguintes orientações:

– Cabeçalho: Todos os campos do cabeçalho devem ser preenchidos corretamente, inclusive o número de matrícula.

No caso de dispensa por aproveitamento de estudos:

– Requer dispensa da atividade: nome correto, completo e código da disciplina ofertada pela UFMG, exatamente conforme constar na grade curricular do curso de referência;

– Por ter cursado a(s) seguinte(s) atividade(s): nome completo e correto da disciplina que cursou com aprovação em outro curso ou Instituição de Ensino Superior e ano/semestre em que foi cursada, exatamente conforme constar no histórico escolar da instituição de origem.

No caso de dispensa de formação livre

– Requer dispensa de carga horária de formação livre por ter cursado a(s) seguinte(s) disciplina(s): nome correto e completo da disciplina que cursou com aprovação em outro curso ou Instituição de Ensino Superior, ano/semestre em que foi cursada, nota obtida e carga horária, exatamente conforme constar no histórico escolar da instituição de origem.

– Estabelecimento: nome da instituição em que a disciplina foi cursada.

III) Organizar os documentos na seguinte ordem, conforme a quantidade de pedidos, em ordem crescente dos códigos de disciplinas (Ex.: ICA001, ICA005, ICA020, Formação Livre…):

– Histórico escolar da instituição de origem;

– Requerimento de Aproveitamento de Estudos da disciplina A

– Plano de Ensino da disciplina A

– Requerimento de Aproveitamento de Estudos da disciplina B

– Plano de Ensino da disciplina B

– Requerimento de dispensa de Formação Livre (conforme a carga horária)

– Plano de Ensino da disciplina C

Caso o documento não seja originalmente digital, havendo a necessidade de escaneamento, sugerimos o uso de um scaner ou de um smartphone com aplicativo com essa função, como o Adobe Scan. Não é recomendável o envio de foto dos documentos, devido à baixa legibilidade dos arquivos. Documentos apagados ou cortados não serão aceitos.

IV) Após preencher, salvar, conferir e organizar os arquivos na ordem informada, combinar os documentos em um único arquivo PDF para envio por e-mail (sugerimos o uso do site https://www.ilovepdf.com/pt/juntar_pdf ou outro de sua preferência).

V) Enviar o requerimento para o e-mail do Colegiado do curso de graduação de vínculo com as seguintes informações:

Assunto do e-mail: Requerimento de aproveitamento de estudos – Seu nome completo

Texto do e-mail: Solicito aproveitamento de estudos das disciplinas cursadas com aprovação antes do ingresso na UFMG, conforme dados abaixo:

Nome completo:

Número de matrícula:

Telefone para contato: 

Informamos que os pedidos que não atenderem às orientações descritas anteriormente serão recusados.

**Sugerimos aos estudantes que realizem o cadastro para acesso à assinatura digital de documentos em PDF. A certificação individual pode ser solicitada por todos os usuários do ambiente MinhaUFMG. Para o cadastro, acesse https://www.ufmg.br/dti/pagina-inicial/servicos/certificado-digital-pessoal-icpedu/

Para assinar o documento em arquivo PDF acesse https://www.ufmg.br/dti/faq/icpedu-assinar/