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REQUERIMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR (AGRONOMIA)

Curso de Agronomia

O Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia prevê que parte da carga horária didática total possa ser desenvolvida através de atividades complementares. Atualmente, as atividades acadêmicas complementares do curso de Agronomia são: Iniciação à pesquisa; Iniciação à docência; Iniciação à extensão; Participação em Eventos e Atividades acadêmicas à distância. Os requisitos para a integralização de carga horária em cada atividade são:

Iniciação à pesquisa, à docência e à extensão

 Serão atribuídos no máximo 06 (seis) créditos, que poderão ser assim distribuídos:

Iniciação à Pesquisa: participação em projeto de Iniciação Científica (com ou sem bolsa); 01 (um) ano de atividades em um mesmo projeto, com dedicação semanal de 12 (doze) horas para o aluno e com apresentação de resultados parciais e/ou finais em evento científico, equivalendo a 03 (três) créditos;

Iniciação à docência: participação em projeto de monitoria (com ou sem bolsa); 01 (um) semestre de exercício de monitoria em disciplinas vinculadas ao Curso de Agronomia, com dedicação semanal de 12 (doze) horas, equivalendo a 03 (três) créditos;

Iniciação à extensão (com ou sem bolsa): independe da duração e da dedicação semanal do aluno. O professor orientador do projeto poderáatribuir de 01 (um) a 03 (três) créditos, mediante aprovação de relatório.

Como requisitos para obtenção de créditos em atividades de Iniciação à pesquisa, à docência e à extensão serão exigidos, adicionalmente: Apresentação prévia para aprovação do Colegiado de plano de trabalho detalhado, incluindo cronograma de atividades; apresentação de relatório final avaliado e aprovado pelo orientador com indicação da nota obtida pelo(a) aluno(a); preenchimento de formulário específico pelo(a) aluno(a).

 

Participação em eventos

Serão atribuídos no máximo 3 (três) créditos para participação em eventos diretamente relacionados às atividades acadêmicas e profissionais da área da Agronomia. A participação do aluno como ouvinte integraliza 1 (um) crédito e com apresentação de trabalho 2 (dois) créditos, independente da duração do evento, cumprido os seguintes requisitos:

Requisitos: Apresentação ao Colegiado de proposta de participação no evento com antecedência de até 15 (quinze) dias, com cópia do trabalho a ser apresentado, quando for o caso; apresentação posterior do certificado de participação no evento; preenchimento de formulário específico pelo(a) aluno(a).

Atividades acadêmicas à distância

Serão atribuídos no máximo 3 (três) créditos, independente da duração da atividade, sob os seguintes requisitos: apresentação prévia junto ao Colegiado da proposta de ensino à distância contendo: tema, justificativa, cronograma, instituição responsável e forma de avaliação; indicação pelo Colegiado do número de créditos da atividade aprovada e de professor-tutor responsável pelo acompanhamento e avaliação final do aluno.

 

Instruções complementares

– O formulário de requerimento e demais documentos deverão ser encaminhados para o email: colgradagro@ica.ufmg.br

– Os anexos deverão ser enviados no formato PDF.

–  Baixe aqui o formulário para requerimento