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REQUERIMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR (ENGENHARIA DE ALIMENTOS)

Requerimento de integralização de carga horária de atividade acadêmica complementar (Engenharia de Alimentos)

Curso de graduação em Engenharia de Alimentos

O Projeto Pedagógico do Curso de graduação em Engenharia de Alimentos prevê que parte da carga horária didática total possa ser desenvolvida através de atividades complementares. Atualmente, as atividades acadêmicas complementares do curso de graduação em Engenharia de Alimentos são: Iniciação à pesquisa; Iniciação à docência; Iniciação à extensão; Participação em Eventos, Grupo de Estudos, Seminário de Avaliação Pedagógica e Estágio Curricular Optativo. Os requisitos para a integralização de carga horária em cada atividade são:

Iniciação à Pesquisa (máximo de 3 (três) créditos no total): projetos de Iniciação Científica (participantes de programas PROBIC, PIBIC ou PET com ou sem bolsa) 01 (um) ano de atividades em um mesmo projeto, com dedicação semanal de 12 (doze) horas para o aluno e com apresentação de resultados parciais equivalendo a 1 (um) crédito/ano; a 2 (dois) créditos com resultados finais (os créditos obtidos pelos resultados parciais não podem ser somados aos obtidos com os resultados finais). Trabalhos com comprovação de aceite em revistas científicas terão validade de 3 (três) créditos sendo válidos como atividade “Publicação”.

 

Iniciação à docência (máximo de 3 (três) créditos no total): monitoria (participantes do programa PMG da PROGRAD ou sem bolsa) 01 (um) semestre de exercício de monitoria em disciplinas vinculadas ao Curso de Engenharia de Alimentos, com dedicação semanal de 12 (doze) horas, equivalendo a 03 (três) créditos;

 

Iniciação à extensão (participantes de programas da PROEX com ou sem bolsa) (máximo de 3 (três) créditos no total): independe da duração e da dedicação semanal do aluno. O professor orientador do projeto pode atribuir de 01 (um) a 03 (três) créditos, mediante aprovação de relatório.

 

Como requisitos para obtenção destes créditos são exigidos: Apresentação prévia para aprovação do Colegiado de plano de trabalho detalhado, incluindo cronograma de atividades; Apresentação de relatório final, avaliado e aprovado pelo orientador.

Participação em eventos: São atribuídos no máximo 3 (três) créditos, para participação em eventos diretamente relacionados às atividades acadêmicas e profissionais da área do curso. A participação do aluno como ouvinte integraliza 1 (um) crédito e com apresentação de trabalho 2 (dois) créditos, independente da duração do evento, cumprido os seguintes requisitos:

Como requisitos para obtenção destes créditos são exigidos: Apresentação ao Colegiado de proposta de participação no evento com antecedência de até 15 (quinze) dias, com cópia do trabalho a ser apresentado, quando for o caso; Apresentação posterior do certificado de participação no evento.

 

Grupo de estudos: São atribuídos 3 (três) créditos para atividades desenvolvidas em grupos de estudo durante um semestre letivo, sob orientação de um professor.

 

Como requisitos para obtenção destes créditos são exigidos: Apresentação prévia para aprovação do Colegiado de plano de trabalho detalhado, incluindo cronograma de atividades; Apresentação de relatório final, avaliado e aprovado pelo orientador.

 

Seminário de Avaliação Pedagógica: O aluno que participar como representante de turma ou de diretório acadêmico e que atuar durante um ano em processos avaliativos do curso de Ciências Agrárias poderá integrar um crédito, totalizando no máximo dois durante todo o curso. No início e no fim de cada semestre o aluno deverá participar de reuniões com todos os professores do semestre propondo melhorias para os semestres seguintes.

Como requisitos para obtenção destes créditos são exigidos: Apresentação de relatório assinado pelo professor responsável.

OBS: Poderão solicitar alunos que atuaram ou atuam na Atica – Empresa Junior, mediante apresentação de relatório de atividades assinado pelo professor orientador.

 

Estágio Curricular optativo: Serão atribuídos no máximo 06 (seis) créditos para esta atividade, sendo cada crédito equivalente a 80 (oitenta) horas de estágio comprovado. O aluno poderá optar por fazer estágios em empresas de Agroindústrias a partir do terceiro período do curso. Essas atividades terão por objetivo colocar o aluno em contato com a realidade da profissão desde o início do curso sendo realizados sob a orientação de um docente do curso e um profissional com formação superior atuante em Indústrias de Alimentos.

Este estágio poderá ser realizado dentro de departamentos da própria UFMG ou em outras instituições. Também serão computadas como estágio extracurricular atividades profissionalizantes relacionadas ao curso e será atribuído um crédito por ano de trabalho comprovado.

Como requisitos para obtenção destes créditos, são exigidos:

  • Apresentação prévia para aprovação do Colegiado de plano de trabalho detalhado, incluindo cronograma de atividades;
  • Apresentação de relatório final, avaliado e aprovado pelo orientador docente e profissional superior relacionado à indústria de alimentos.

 

Instruções complementares

– O formulário de requerimento e demais documentos deverão ser encaminhados para o e-mail: colgradcal@ica.ufmg.br

– Os anexos deverão ser enviados em arquivo único e no formato PDF.

Baixe aqui o formulário para requerimento

Prazos:

No 2º/2023 estaremos recebendo os requerimentos de dispensa de carga horária de atividades acadêmicas complementares de 06 a 10 de novembro de 2023.