UFMG | Campos Montes Claros
Home » Webradio » UFMG apoia empreendimentos da cadeia produtiva de frutos do Cerrado

02 / mar / 2020

UFMG apoia empreendimentos da cadeia produtiva de frutos do Cerrado

Projeto alia pesquisa e extensão para avaliar dificuldades e soluções para empreendimentos de agricultura familiar ou extrativismo

Produtos como polpas, óleos e doces com frutos do Cerrado serão analisados no trabalho. Foto: Victor Maurício/UFMG

Empreendimentos de agricultura familiar e extrativismo envolvidos com a cadeia produtiva de frutos do Cerrado encontram dificuldades na adequação às recomendações técnicas para as boas práticas de manejo e de produção. Esse foi o resultado preliminar de um diagnóstico realizado por projeto do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG.

O projeto, que alia pesquisa e extensão, visa oferecer soluções para o sistema de gestão para empreendimentos do Norte de Minas. Atualmente, são seis empreendimentos – dos municípios de Januária, Mirabela e Montes Claros – contemplados pelo trabalho.

Nas próximas etapas serão realizados estudos de indicadores de sustentabilidade, pesquisas de qualidade dos produtos nas unidades de processamento, além de oficinas e encontros com foco na gestão e planejamento estratégico junto aos grupos.

Em entrevista, o técnico de laboratório Teddy Marques de Faria falou sobre a iniciativa que visa entender e organizar a cadeia produtiva dos frutos do Cerrado, em quatro eixos: pessoas, território, qualidade e empreendedorismo. A produção e a reportagem são de Amanda Lelis.