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Mestrado Associado UFMG-Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território

O objetivo do Mestrado Associado UFMG-Unimontes é formar profissionais para compreender e analisar a relação entre Sociedade, Ambiente e Território utilizando metodologias interdisciplinares. Visa articular a variedade de conhecimentos das diversas áreas das humanidades e ciências sociais aplicadas para fornecer ao mestrando habilidades para analisar dinâmicas sociais, ambientais e espaciais nas suas interfaces com o desenvolvimento, os territórios, os programas públicos, as transformações demográficas e as populações rurais.
As duas instituições – UFMG e Unimontes – criaram este Mestrado ponderando questões emergentes formuladas pela sociedade, pela política pública e por profissionais que atuam em movimentos sociais. Essas questões representam importantes desafios analíticos, que devem ser enfrentados com a interdisciplinaridade, que tem as condições para criar no desaguadouro desses temas novas fronteiras para o conhecimento, o desenvolvimento e a inovação.

O perfil do profissional a ser formado está disponível aqui.

Secretaria

Responsável: Maria Clara Gonçalves Madureira
Telefone: (38) 2101-7748
Email: secpg@ica.ufmg.br
Atendimento: 8h às 11h e 14h às 16h

ESTRUTURA CURRICULAR

O mestrado tem uma única área de concentração denominada Sociedade, Ambiente e Território que foca inter-relações entre esses três grandes temas. Visa articular a diversidade de conhecimento das variadas áreas das humanidades e ciências sociais aplicadas para criar habilidades para analisar processos sociais, ambientais e espaciais em suas interfaces com desenvolvimento, territórios, programas públicos e dinâmicas demográficas.

O programa tem duas linhas de pesquisas:

Linha 1. Sociedade e ambiente

Esta linha tem como objetivos pesquisar as relações entre as sociedades e os recursos naturais, investigando os grupos humanos na sua interação com os ambientes naturais e construídos nas suas diversas situações. Compreende o estudo da criação de mecanismos de gestão de recursos, as ações coletivas e públicas de mediação, os conflitos e acordos em torno de fluxos e estoques de recursos da natureza. Igualmente, procura compreender as dinâmicas históricas de uso e distribuição de recursos naturais, identificando culturas e costumes associados a grupos humanos, transformações induzidas nas relações entre as sociedades humanas e a natureza. Inclui estudos sobre povos tradicionais e seus costumes relacionados a determinados biomas, as tensões originadas dos confrontos entre população e recursos, os programas e políticas associados aos recursos e à sua conservação. Configurando-se os seguintes eixos temáticos de pesquisa: (i) conflitos, (ii) cultura e recursos e (iii) população e natureza. Docentes alocados nesta linha: Andréa Zhouri, Andréa M. Narciso Rocha de Paula, Daniel Coelho de Oliveira, Flávia Maria Galizoni, Felisa Cançado Anaya, Heloísa Soares de Moura Costa, Isabel Cristina B. Brito, Rômulo Soares Barbosa,. 

Linha 2. Território e desenvolvimento

Com o propósito de pesquisar e desenvolver conhecimentos sobre as diversas interações entre os espaços, as ações humanas e o desenvolvimento, analisando as características sócio/econômicas/culturais de espaços determinados para compreender potencialidades e limites do crescimento. Compreende estudos sobre territorialidades, programas de desenvolvimento, interação rural/urbano, climas e técnicas de espaços subnacionais que configuram especificidades. Para tanto, concebe-se o território como uma categoria polissêmica que encerra processos dinâmicos, múltiplos, diversos e contraditórios nas formas de apropriação e uso da natureza. Estado e sujeitos sociais assumem assim importância pela sua ação política como gestores, mas também como produtores do território. Esta linha de pesquisa contemplará investigações sobre o processo contínuo de produção de territórios e a construção de políticas públicas de desenvolvimento territorial, com um foco articulado desta temática no semiárido e na sua relação com outras dinâmicas da sociedade brasileira, configurando-se os seguintes eixos temáticos de pesquisa: (i) programas públicos; (ii) território; (iii) semiárido. Docentes alocados nesta linha: Aureo Eduardo Magalhães Ribeiro, Fausto Makishi, Giovanni Fonseca Campos, Iara Sores, Hélder dos Anjos Augusto, França, Luiz Paulo Fontes Rezende, Roberto L. Monte-Mór,  Roberto Nascimento Rodrigues, e Vanessa Marzano. 

O curso de Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território terá dois anos de funcionamento e uma entrada anual de estudantes.

Terá direito ao título de mestre o(a) estudante que completar um mínimo de 18 (dezoito) créditos. Contará com 4 disciplinas obrigatórias que darão base teórica interdisciplinar aos estudantes. São elas: “Metodologia de pesquisa interdisciplinar”, “Fundamentos teóricos em território, ambiente e sociedade” e Seminários de dissertação I e II. E serão 10 as disciplinas optativas: Cultura, população e natureza; Sujeitos sociais, identidades e territorializações; Programas públicos, desenvolvimento e gestão territorial; Semiárido: sociedade e natureza; Ecologia política; Licenciamento ambiental; Agricultura familiar, território e desenvolvimento; Urbanização e meio ambiente; Tópicos Especiais I e II.

Desta forma, espera-se num primeiro momento fortalecer nos estudantes enfoque teórico e metodológico interdisciplinar e, em momento posterior, solidificar base teórica, massa crítica e consolidar o projeto de pesquisa. As disciplinas serão conduzidas por dois ou mais professores de modo a gerar sinergias e práticas constantes de exercitar olhares múltiplos, diversos e interdisciplinares sobre os temas abordados.  O quadro abaixo explicita as disciplinas, sua relação com a linha de pesquisa e o semestre que será ofertada.

 

Organização curricular do curso.

Linha Disciplina Semestre
1 e 2 Metodologia de pesquisa interdisciplinar 1
1 e 2 Fundamentos teóricos em território, ambiente e sociedade 1
1 e 2 Seminário de dissertação I 1
1 e 2 Ecologia Política 1
1 e 2 Agricultura familiar, território e desenvolvimento 1
1 e 2 Licenciamento Ambiental 2
1 e 2 Urbanização e Meio Ambiente 2
1 e 2 Seminário de dissertação II 2
1 e 2 Tópicos especiais I 2
1 e 2 Tópicos especiais II 2
1 Cultura, população e natureza 1
1 Sujeitos sociais, identidades e territorializações 2
2 Programas públicos, desenvolvimento e gestão territorial 1
2 Semiárido: sociedade e natureza 2

 

O estudante realizará um exame de qualificação impreterivelmente no início do terceiro semestre. Os exames de qualificação ocorrerão com a participação de dois docentes, além do orientador.  A defesa da dissertação deverá ocorre até o final dos 24 meses do ingresso.

 

Gru (Guia de Recolhimento da União)

Instruções para emissão de GRU (Processo Seletivo)

Taxas para emissão de documentos


FORMULÁRIOS

Processo Seletivo: 

Homologação das Inscrições 2019

Declaração de não impedimento 2019

Formulário de Inscrição

Carta de Recomendação

Formulário de Autodeclaração Étnico-Racial

Formulário de Solicitação de Condições Especiais para Realização da Prova

Processo Seletivo – Edital Suplementar

Autodeclaração de pessoa com deficiência

Formulário de Solicitação de Condições Especiais para Realização da Prova

Modelo de Relatório do Médico Assistente

Declaração de Autorreconhecimento Indígena

Declaração de Liderança Indígena

Declaração de Residência Indígena

 

Matrícula/disciplinas:

Formulário para acerto de matrícula

Formulário de Aproveitamento de Créditos

Providências para Defesa de dissertação e entrega da dissertação: 

Modelo Dissertação

Providências para defesa e orientações para entrega da dissertação

Oficio do Orientador para defesa de dissertação

Formulário para cadastro – Professor Visitante (Membro externo da Banca de defesa dissertação)

Formulário de prorrogação de prazo/entrega documentação final de dissertação

Declaração de originalidade

Declaração da Biblioteca do ICA de comprovação de conferência da Ficha Catalográfica

Formulário da Biblioteca Digital

Orientações para lançamento da dissertação / tese na plataforma da biblioteca digital da UFMG

Vídeo – Orientações para lançamento da dissertação / tese na plataforma da biblioteca digital da UFMG


Expedição de diplomas: 

Documentos necessários para expedição de diplomas

Requerimento de registro de diploma em caráter prioritário


Legislação:

Legislação específica – CNE

Legislação específica – UFMG

Regulamento do Mestrado

 

O ICA/UFMG conta com dois grandes laboratórios de informática, que com os demais recursos tecnológicos disponíveis, contribuem para a capacitação e atualização da comunidade acadêmica. Além de apoiar as atividades de ensino-aprendizagem realizadas, por meio da disponibilização de infraestrutura para realização de aulas e trabalhos acadêmicos, os laboratórios dão suporte também à execução de trabalhos institucionais; à promoção de cursos de informática (treinamentos); e ao desenvolvimento de ações de extensão.

O laboratório 1, localizado no Bloco B, conta com 30 computadores instalados em bancadas individuais distribuídas em uma área de 52m2, climatizada e com iluminação natural e artificial adequadas à realização das atividades. O laboratório 2, localizado no Bloco D, conta com 40 computadores instalados em bancadas. individuais distribuídas em uma área de 96 m2, com ventilação e iluminação natural e artificial adequadas à realização das atividades. Os laboratórios de informática contam com monitores (alunos bolsistas) para controle do acesso aos equipamentos e para apoio técnico à utilização da infraestrutura disponível. O acesso aos equipamentos dos laboratórios é permitido a toda a comunidade acadêmica em horários em que não estejam sendo utilizados para aulas (que são previamente agendada).

A universidade parceira – Unimontes – também dispõe de instalações próprias para o uso deste Mestrado. Tem um prédio com três pavimentos, sendo o primeiro dividido em um auditório com 103,76 m2, um laboratório de informática com 47,75 m2 com 15 computadores, e disponibiliza uma sala com gabinetes para professores, espaço para reunião e apoio de pesquisa para os discentes.

A infraestrutura do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG sofreu grandes modificações com a aprovação de projetos junto à FINEP, através dos seguintes editais: EDITAL FINEP CAMPI REGIONAIS 03/2007, para implantação do Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias, e EDITAL CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/CT-INFRA-NOVOS CAMPI 02/2008, que permitiu a expansão do Centro de Pesquisas com construção de laboratórios e aquisição de equipamentos. Com estes recursos, foi construído uma área total do complexo de 1520 m2, contemplando um laboratório de ciências sociais aplicadas que é gerido pela equipe proponente deste mestrado.

Além dos laboratórios de informática na UFMG e na Unimontes, outros recursos disponíveis para apoio à realização de atividades acadêmicas no Campus UFMG/Montes Claros são 20 notebooks, 16 máquinas fotográficas digitais, 2 equipamentos de som e 30 projetores multimídia (data show), distribuídos entre aqueles fixos em salas de aula, nos laboratórios de informática e nos auditórios, além de aparelhos móveis para serem utilizados em outros espaços do Campus.

Os laboratórios funcionam como salas de aula informatizadas, nas quais alunos e professores desenvolvem atividades acadêmicas relacionadas aos diversos conteúdos, apoiados por programas (softwares) de gerenciamento e recursos de multimídia. Os principais softwares disponibilizados são Windows Professional, Linux Ubuntu, Br Office, Solid Works (desenho técnico), Saeg (análise estatística) e Octave (programação e matemática). Vale destacar a disponibilização de acesso à Plataforma Moodle: um aplicativo para internet, gratuito, também conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizado para criação de sítios de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Os computadores destes dois locais tem acesso a rede de comunicação científica (internet) e softwares do windows. Em relação ao acesso à Internet, a estrutura dos laboratórios de informática possibilita à comunidade acadêmica acesso livre on-line.

A Biblioteca do ICA, Campus Regional da UFMG tem acervo adequado para atender às demandas informacionais dos seus usuários (alunos, técnico-administrativos, professores e pesquisadores). Os serviços prestados garantem aos seus usuários o acesso às obras do acervo nas estantes e empréstimo domiciliar de materiais impressos, audiovisuais e eletrônicos, bem como o acesso a periódicos locais e via Capes e outras informações. O Sistema de Bibliotecas da UFMG (www.bu.ufmg.br) é composto por 25 Bibliotecas nas diversas áreas do conhecimento. O acervo patrimonial é formado por itens nas diversas áreas do conhecimento, e o usuário UFMG tem o livre acesso a todo o acervo bibliográfico do Sistema, respeitadas as peculiaridades das coleções. O acervo do Sistema de Bibliotecas da UFMG é composto por mais de 1 milhão de itens (livros, cds, dvds, periódicos e outros). A comunidade, por meio do cartão da Biblioteca, tem acesso a qualquer obra no âmbito da UFMG. O usuário pode realizar o empréstimo e a devolução de livros em qualquer Biblioteca do Sistema. O intercâmbio de obras entre Montes Claros e Belo Horizonte pode ser realizado pelo Serviço de Malote que funciona 2 vezes por semana. Os livros não localizados no Sistema de Bibliotecas, existentes em outras Bibliotecas Universitárias podem ser solicitados pelo serviço de Empréstimo Entre Bibliotecas em âmbito nacional. Da mesma forma funciona o serviço comutação de artigos científicos. O usuário tem acesso ao acervo local, ao acervo do SB, via e-mail e o que não consta na UFMG é comutado via Serviço Comut. Os artigos solicitados são recebidos entre 12 a 48 horas da solicitação, pelo e-mail do usuário.

O acervo do ICA é composto por cerca de 9.000 títulos e 18.000 exemplares de livros nas mais diversas áreas e por 1.100 títulos de periódicos especializados em 11.000 fascículos e 350 volumes de fitas, vídeos e CD-ROM. Todos os itens encontram-se devidamente catalogados e disponibilizados para os usuários para consulta e/ou empréstimo. Através do site www.bu.ufmg.br é possível visualizar o acervo da Biblioteca, número de títulos e de exemplares disponíveis em base de dados local (Campus Regional da UFMG em Montes Claros) e online (SB@net).

A Unimontes tem a Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, instalada no Campus Universitário “Prof. Darcy Ribeiro”, é informatizada e ocupa uma área de 2.748,04 m, sendo 762, 44 desse espaço destinado ao acervo. A Biblioteca Central Professor Antônio Jorge integra o Sistema de Bibliotecas Universitárias sendo constituída por:

  • Biblioteca Central Professor Antônio Jorge – Montes Claros.
  • Bibliotecas Setoriais de Montes Claros: Biblioteca Setorial do Centro de Educação Profissional eTecnológico (CEPT) e Biblioteca Setorial do Hospital Universitário Clemente de Faria.
  • Bibliotecas Setoriais fora da sede: Almenara, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco, Unaí e Núcleo de Joaíma.

Além do atendimento à comunidade acadêmica por meio de empréstimo bibliográfico, há empréstimo bibliográfico entre bibliotecas da Unimontes, renovação on-line: reserva on-line e infopesquisa, a Biblioeteca integra o Sistema Comutação Bibliográfica. Este serviço permite a solicitação de cópias de documentos e a realização de levantamentos bibliográficos que não constam do acervo da Biblioteca Central da Unimontes buscando-se então, em outras instituições no Brasil ou no exterior. Esses serviços são realizados através dos convênios: Comut, Bireme e Portal CAPES. Sobre os periódicos, a Biblioteca possui uma coleção de periódicos científicos e de conhecimentos gerais, nacionais e estrangeiros.