UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Segundo dia da Semana do Conhecimento no ICA tem minicursos, palestra e Workshop
18 / out / 2022
Segundo dia da Semana do Conhecimento no ICA tem minicursos, palestra e Workshop

Programação segue até o dia 19 de outubro em Montes Claros

A 31ª Semana do Conhecimento começou com muitas atividades no Instituto de Ciências Agrárias. Pela manhã, foram realizados minicursos. Um deles foi sobre contaminantes químicos em alimentos e impacto na saúde humana. Os participantes conheceram um pouco sobre contaminantes químicos de origem animal e vegetal e a história de contaminantes químicos clássicos. O curso foi ministrado pela professora Gevany Paulino de Pinho.

Turma do minicurso sobre contaminantes químicos em alimentos e impacto na saúde humana. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

1º Workshop da Pós-Graduação

Evento reuniu professores e discentes da pós-graduação do ICA. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

À tarde, além de minicursos e palestras, foi realizado o 1º Workshop da Pós-Graduação do ICA. O evento reuniu professores e discentes num intercâmbio de trabalhos produzidos no mestrado e doutorado da Unidade Acadêmica. “O objetivo é resgatarmos a história da pós-graduação no Instituto de Ciências Agrárias e reunirmos os estudantes dos diferentes cursos para se conhecerem e compartilhar os trabalhos que cada um está fazendo. É um apanhado do que está sendo produzido no Instituto”, explicou o coordenador do Núcleo de Assessoramento à Pós-Graduação (NAPG), professor Eduardo Robson Duarte.

Para o coordenador do NAPG, o workshop é uma importante ferramenta para a troca de conhecimento. (Foto: Ana Cláudia Mendes?UFMG)

Na abertura do evento, o diretor do ICA, Leonardo Tuffi falou sobre a importância de momentos de troca de conhecimento como o proporcionado pelo Workshop. “Quando se pensa em integrar os cursos de pós-graduação, se pensa em uma oportunidade de se conhecer não só pessoas, mas aquilo que os grupos de pesquisa estão fazendo. Muitas das vezes, dentro dos laboratórios, dos grupos de estudos, a gente fica recluso, voltado para nossas pesquisas e se esquece do que está no entorno. E nosso entorno no ICA é muito rico. É rico em diversidade de pesquisas. É muito rico em relação às pessoas que aqui estão. E também é muito importante olhar para as diferentes tecnologias, os diferentes métodos, diferentes equipamentos que cada grupo trabalha. Eu lanço um desafio para os estudantes de pós-graduação para que se permitam uma maior integração com os seus pares. Não só dentro de cada curso, mas principalmente entre os cursos”, afirmou.

O diretor do ICA, Leonardo Tuffi, convidou os discentes para ampliarem a integração entre os cursos. (Foto: Ana Cláudia Mendes?UFMG)

Para a subcoordenadora do NAPG, professora Leidivan Frazão, o workshop marca a história da pós-graduação na Unidade Acadêmica. “Este evento é um marco para a nossa pós-graduação. É a primeira vez que conseguimos reunir em um mesmo espaço todos os cursos de pós-graduação do ICA para trocarmos ideias de forma conjunta, sabermos um pouco mais sobre o que está sendo produzido em todos os programas de pós-graduação. E este é apenas um primeiro momento. Quem sabe, posteriormente a gente consiga envolver outros programas de pós-graduação da região em um encontro como este”.

A subcoordenadora do NAPG vê o workshop como um marco na história da pós-graduação do ICA. (Foto: Ana Cláudia Mendes?UFMG)

História da Pós-Graduação no ICA

O professor Regynaldo Arruda Sampaio apresentou dados da pós-graduação no ICA. (Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG)

Após a abertura, o professor Regynaldo Arruda Sampaio, um dos professores responsáveis pela criação da pós-graduação no ICA, apresentou um histórico deste trabalho. Tudo começou com a Especialização em Recursos Hídricos, criada em 2004. Dois anos depois, foi criado o Mestrado em Ciências Agrárias com ênfase em Agroecologia. Em 2013, foi implantado o Mestrado em Produção Vegetal. Em 2014, foi a vez do Mestrado em Produção Animal. Em 2015, veio o Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território. Em 2016, foi criado o Programa de Produção Vegetal, com a oferta do Doutorado na área. E em 2019, o ICA passou a oferecer os Mestrados em Alimentos e Saúde e Ciências Florestais. Ao longo destes 18 anos, o ICA formou 439 mestres e 29 doutores.

Troca de Conhecimento

Foram apresentados 14 trabalhos da pós-graduação do ICA. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Em seguida, os discentes apresentaram um breve resumo dos trabalhos que vêm desenvolvendo. Ao todo, foram apresentadas 14 pesquisas. Junaí Carvalho é professora do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e faz doutorado em Produção Vegetal no ICA. Ela desenvolve estuda a determinação de metodologias de agrotóxicos e vê o workshop como uma grande contribuição para o que vem realizando no Instituto de Ciências Agrárias. “É uma oportunidade para interagir com outros campos, outros tipos de trabalho e mostrar o que a gente tem feito na universidade. Nós temos universidade federal dentro de Montes Claros. E aqui se tem geração de conhecimento que muito tem a contribuir com o Norte de Minas”, disse.

Junaí Carvalho é professora do IFNMG e faz doutorado no ICA. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Matheus Almeida Alves, é estudante do ICA desde a graduação. Formado em Agronomia, ele fez mestrado em Produção Vegetal e agora é acadêmico do doutorado. A pós-graduação não estava nos planos do discente, que descobriu o universo das pesquisas e se decidiu de dedicar a ele. O workshop, vem como uma chance de diversificar o olhar sobre a produção científica. “Quando a gente faz um curso de pós-graduação, fica muito focado em nossa linha de pesquisa, com nosso professor-orientador e mais alguns colegas de trabalho. Um workshop como este, em que a gente tem contato com outros pós-graduandos, a gente acaba ampliando nossa visão vendo pensamentos diferentes sobre outros assuntos”, explicou.

Para Matheus, o workshop ampliou o olhar sobre as pesquisas desenvolvidas no ICA. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

A programação da Semana do Conhecimento do ICA segue até esta quarta-feira, dia 19. Em Belho Horizonte as atividades se estendem até a sexta-feira, dia 21.
Confira aqui a programação da 31ª Semana do Conhecimento do ICA.

( Ana Cláudia Mendes/UFMG)