UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Aedes Aegypti: chegada do período de chuvas pede atenção dobrada
30 / set / 2022
Aedes Aegypti: chegada do período de chuvas pede atenção dobrada

No ICA, medidas devem ser reforçadas para evitar proliferação do mosquito

Mosquito transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. (Foto: Fiocruz)

Calor e uma pequena quantidade de água parada. Combinação perfeita para proliferação do Aedes Aegypti. Com o início do período de chuvas no Norte de Minas, a atenção deve ser dobrada para evitar a transmissão da dengue, zika e chikungunya.  O mosquito se reproduz depositando seus ovos em locais e recipiente que acumule água parada e postura também pode ocorrer em locais secos, que em um futuro possam vir a acumular água. Em um prazo de dois a três dias, os ovos eclodem e nascem as larvas do mosquito. Após nove a doze dias a larva se transforma em mosquito adulto e a partir daí a fêmea reinicia o ciclo de reprodução.

No Instituto de Ciências Agrárias, algumas medidas são adotadas com a finalidade de diminuir os riscos de disseminação do mosquito.

  • Solicitar ao Técnico  Ambiental do ICA-UFMG (servidor Dênniel Pinheiro – ramal 7952) a soltura de pequenos peixes predadores da larva em locais onde não é possível eliminar a água parada;
  • Não deixar água acumulada;
  • Lavar frequentemente, com água e sabão, tambores e outros recipientes utilizados para acumular água;
  • Lavar constantemente bebedouros de animais;
  • Manter os locais devidamente tapados para situações em que haja a necessidade de acumular água;
  • Jogar lixo nos devidos locais;
  • Tampar ralos corretamente;
  • Se houver necessidade de armazenar garrafas, mantê-las de cabeça para baixo;
  • Colocar areia nos pratinhos de plantas.

Caso identifiquem locais que contenham material ou condições propícias para o desenvolvimento e proliferação do mosquito, solicitamos que informem no Ramal 7952  ou 7760 ou e-mail: infraestrutura@ica.ufmg.br, para que sejam tomadas as devidas providências.

Se for constatada a presença de materiais que estejam acumulando água parada, a equipe irá notificar oficialmente (por meio do formulário de notificação de foco do Aedes Aegypti, CLIQUE AQUI) os responsáveis para tomarem as devidas providências, caso haja reincidência ou omissão a equipe de Infraestrutura desta Unidade estará autorizada a retirá-los para dar a destinação correta, além de comunicar aos órgãos competentes para inibir as infrações.

Contamos com a colaboração de todos neste combate e agradecemos a compreensão, ressaltando que estamos sempre buscando melhorar a infraestrutura fornecida pelo ICA-UFMG aos acadêmicos, servidores docentes e técnico-administrativos, colaboradores e comunidade em geral.