UFMG | Campos Montes Claros
Home »
O que são os exames médicos periódicos?

O Programa de Acompanhamento de Saúde do Servidor UFMG é uma iniciativa da Coordenadoria de Recursos Humanos do Instituto de Ciências Agrárias visando proteger e preservar a saúde dos servidores em relação aos riscos ocupacionais, conforme mapeamento de riscos ambientais da instituição.

Propõe-se a realização de um projeto piloto em que serão convocados os docentes e técnicos administrativos em educação do Instituto de Ciências Agrárias.

O projeto inclui ações de vigilância ativa da saúde ocupacional, por meio de exames médicos dirigidos.

Ressalta-se que este projeto piloto compreenderá o desenvolvimento e a implementação dos exames médicos periódicos. Contudo, para o Programa Permanente de Acompanhamento de Saúde do Servidor UFMG, será avaliado o planejamento e a execução dos demais exames médicos ocupacionais, considerando as normas regulamentadoras pertinentes, bem como sua aplicação no serviço público federal.

A proposta inicial é a realização de Exames Médicos Periódicos por meio de avaliações clínicas realizadas por equipe médica da Seção da Saúde do Trabalhador do ICA, com possibilidade de aproveitamento de exames recentes (até 180 dias) realizados pelos servidores, se houver. Tais avaliações já possibilitariam o acompanhamento do estado de saúde dos servidores e a detecção precoce do surgimento e/ou agravamento de doenças relacionadas ao trabalho (ou não), bem como a promoção de saúde.

Paralelamente à execução do projeto piloto em questão, estão sendo providenciadas as condições necessárias ao desenvolvimento e implementação do Programa Permanente de Acompanhamento de Saúde do Servidor UFMG, a saber: mapeamento de riscos de cada unidade, elaboração do programa de acompanhamento de saúde e outras ações pertinentes.

O exame médico periódico compreende avaliação clínica e eventuais exames complementares (laboratoriais e/ou de imagem),conformeo graude exposição do servidor a fatores de riscos nos ambientes de trabalho físicos,químicos e biológicos).Constitui-se,portanto,ferramenta imprescindível para promoção de saúde e bem estar,prevenção de acidentes e melhoria contínua da qualidade de vida no trabalho, pois possibilita:

  • rastrear e detectar precocemente agravos saúde relacionados ao trabalho;
  • detectar possíveis exposições excessivas a agentes nocivos ocupacionais;
  • definir a aptidão de cada servidor para exercer suas funções ou tarefas determinadas;
  • subsidiar a implantação e o monitoramento daeficácia das medidas de prevenção adotadas na UFMG;
  • subsidiar análises epidemiológicas estatísticas sobre os agravos à saúde e sua relação como riscos ocupacionais;
  • subsidiar decisões sobre o afastamento de servidores de situações de trabalho que possam comprometer sua saúde;
  • subsidiar a emissão de notificações de agravos relacionados trabalho,de acordo com regulamentação pertinente;
  • subsidiar o encaminhamento de servidores à Perícia Oficial em Saúde;
  • acompanhar de forma diferenciada o servidor cujo estado de saúde possa ser especialmente afetado pelos riscos ocupacionais;
  • subsidiar a Perícia Oficial em Saúde nas ações de reabilitação profissional;
  • subsidiar ações de readaptação funcional;
  • controle da imunização ativa dos servidores, relacionada a riscos ocupacionais, sempre que houver recomendação do Ministério da Saúde;
  • promover saúde e bem-estar dos servidores da UFMG.

 

Por que é importante realizar os exames?

As informações obtidas em função do acompanhamento da saúde do servidor comporão o perfil epidemiológico dos servidores do ICA- UFMG que constitui-se em subsídio para o desenvolvimento de iniciativas de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância aos ambientes e processos de trabalho, bem como ações educativas em saúde.

A proposta inicial é a realização de Exames Médicos Periódicos por meio de avaliações clínicas realizadas por equipe médica da Seção da Saúde do Trabalhador do ICA com possibilidade de aproveitamento de exames recentes (até 180 dias) realizados pelos servidores, se houver. Acredita-se que tais avaliações possibilitarão o acompanhamento  do estado de saúde dos servidores e a detecção precoce do surgimento e/ou agravamento de doenças relacionadas ao trabalho (ou não), bem como a promoção de saúde.

PÚBLICO-ALVO

  • Servidores efetivos lotados no ICA,  docentes e técnicos administrativos.
  • A participação do servidor é facultativa, mas aqueles que recusarem a participar, deverão assinar termo de recusa
  • Os exame periódicos serão agendados pela equipe da Seção de Saúde do trabalhador
  • Os servidores serão convocados via SEI pela equipe da Seção de Saúde do trabalhador para realizar o agendamento da avaliação médica periódica.