UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » UFMG sediará Seminário Estadual de Elaboração do 2º Plano de Ação de Combate à Desertificação e Combate aos Efeitos da Seca
07 / maio / 2024
UFMG sediará Seminário Estadual de Elaboração do 2º Plano de Ação de Combate à Desertificação e Combate aos Efeitos da Seca

Este é o 9º, de 10 encontros estaduais previstos na programação do PAB Brasil

O evento terá início às 9h da manhã no auditório do bloco C
Foto: Lucas Braga I UFMG

Nesta quarta e quinta-feira, 8 e 9 de maio, serão realizados dois encontros do Programa de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB) no campus da UFMG em Montes Claros. O evento, que é o 9º de 10 previstos na programação do PAB Brasil, terá início às 9h da manhã no auditório do bloco C. O primeiro encontro foi realizado no dia 6 de março na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. O objetivo principal é reunir integrantes da sociedade para analisar e discutir sobre o combate à desertificação, mitigação dos efeitos da seca e convivência com o semiárido. Pontos que serão levados em consideração na elaboração do PAB. Podem participar membros da sociedade civil, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, pesquisadores, representantes dos setores privado e governos estaduais e municipais.

Sobre o PAB Brasil

O Programa de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB), tem como objetivo propor e planejar ações estratégicas concretas de curto, médio e longo prazos para combater a desertificação, mitigar os efeitos das secas e prevenir e reverter os quadros de degradação da terra.

Em sua primeira edição, o Programa fez levantamentos de áreas suscetíveis à desertificação, prioridades de ação e as providências que deveriam ser tomadas na região do Semiárido brasileiro, que abrange nove estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.
Em 2024, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) busca atualizar o Programa, que agora ganha caráter nacional. Apesar da região prioritária continuar sendo o Nordeste e o Semiárido, em outras regiões brasileiras encontramos processos semelhantes de desertificação e aridização. Além dos seminários estaduais, está prevista a realização de eventos regionais em São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas.

O 2° PAB é uma iniciativa conjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), através do Departamento de Combate à Desertificação, da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT), em colaboração em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e o apoio Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Ministério da Educação.

A Iniciativa também conta com parceiros locais e regionais que estão apoiando a realização nos estados, dentre eles a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Piauí (UFPI), os Governos dos Estados do Nordeste e Minas Gerais, universidades, institutos federais e a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).

(Com informações do Instituto Nacional do Semiárido – INSA)