UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » UFMG passa a integrar rede de mestrado profissional em Administração Pública (Profiap)
15 / fev / 2024
UFMG passa a integrar rede de mestrado profissional em Administração Pública (Profiap)

Três docentes do curso de Administração do campus Montes Claros irão ministrar aulas no curso ofertado nacionalmente na modalidade semipresencial

Imagem aérea de parte do campus da UFMG em Montes Claros
Foto: TV UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais foi credenciada para integrar o mestrado profissional em Administração Pública (Profiap). O curso é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Cada Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) que integra a Rede Nacional, é denominada Instituição Associada. A mesma disponibiliza corpo docente e infraestrutura, além de emitir o diploma de Mestre.
Com o credenciamento da UFMG na rede, professores da instituição irão integrar o corpo docente. Ao todo, oito profissionais da Universidade irão compor a lista, sendo três deles do Instituto de Ciências Agrárias, campus Montes Claros: André Luiz Athayde, Cledinaldo Dias e Fausto Makishi.
Para o diretor do campus Montes Claros, professor Hélder dos Anjos Augusto, a participação do ICA no mestrado representa um salto qualitativo na qualificação de profissionais, principalmente para os que exercem atividades nas organizações públicas. “Sabemos que as demandas públicas são de natureza diversas, com isso, a irradiação do conhecimento, via Profiap, constitui uma arma poderosa para a eficiência das práticas administrativas e consequentemente a melhoria das demandas da sociedade brasileira”.
Hélder dos Anjos Augusto falou ainda sobre a participação de professores do Instituto no Profiap. “Estamos honrados com a participação e envolvimento dos nossos docentes. Temos ciência que os nossos docentes irão contribuir, em grande medida, nesta janela de oportunidade, para a imensidão de técnicos administrativos das diversas entidades públicas do Brasil e especificamente de Minas Gerais.” destacou.

Currículo dos docentes do ICA

Os docentes do campus Montes Claros que irão compor a rede Profiap possuem doutorado com atuação em diferentes vertentes da Administração.

André Luiz Athayde

Foto: Somos UFMG

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) com Estágio Doutoral na University of Tampa (UT), em Tampa-FL, Estados Unidos (Bolsista Capes – PDSE), tendo recebido o prêmio de Titulado Doutor Destaque pelo PPGA/UnB; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Graduado em Administração pelo Instituto Santo Agostinho; Graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Formação complementar em Inglês Avançado na Middle Tennessee State University (MTSU) em Nashville-TN, Estados Unidos. Formação complementar em Supply Chain Management na NN/AS em Copenhagen, Dinamarca. Já apresentou trabalhos científicos na Universidade de Oxford, Inglaterra (St Anne’s College – University of Oxford) e na Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Costa Rica, San Jose, Costa Rica. Possui trabalho científico publicado pela Academy of Management (AoM) e já recebeu prêmio de melhor artigo da área de Estudos Organizacionais em evento nacional promovido pela Universidade de São Paulo (SemeAd – USP). Atuou como Coordenador do Tema Educação Superior e Internacionalização da Divisão EnEPQ/ANPAD. Atuou como Coordenador de Transportes e Exportação em indústria farmacêutica multinacional; Atuou como Coordenador de Planejamento e Infraestrutura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente da UFMG (CPPD/UFMG). Atualmente, é Professor Adjunto do Magistério Superior lotado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Campus Montes Claros; Coordenador do Curso de Administração (UFMG); Docente do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV/UFMG – Mestrado e Doutorado); Membro do Comitê de Coordenação do Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG); Membro da Associação Internacional de Psicologia Transcultural (IACCP); Coordenador do Grupo de Estudos em Administração (GEA/ICA/UFMG); Coordenador do Projeto de Extensão “Internacionalização em Casa – IeC”; e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração da UFMG. Temas de Interesse: Culturas nacionais; Pesquisas transculturais; Internacionalização; Estudos organizacionais; Comportamento organizacional; Felicidade no trabalho; Tomada de decisão; Estilos de liderança; Comportamento proativo; Valores pessoais; Traços de personalidade; Fontes de orientação no trabalho; Culturas organizacionais; Língua Inglesa.

Cledinaldo Dias

Foto: Somos UFMG

Psicólogo e Administrador. Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA/UnB). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Especialista em Gestão Estratégica em Marketing pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e também especialista em Educação à Distância pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Graduação em Psicologia pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros. É professor Adjunto do Magistério Superior na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Atualmente atua em dois projetos de pesquisa relacionados à “Economia Criativa, Vulnerabilidade de Negócios e Governança de Políticas Públicas para o Turismo” (Resolução CEPEx/UNIMONTES n 048/2023) e “Saúde mental e trabalho” (Resolução CEPEx/UNIMONTES n 191/2021. Tem experiência na área de Administração Pública e Privada. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração da Unimontes (GEPAD/Unimontes) e pesquisador membro do Núcleo de Diversidade e Crítica Organizacional da Universidade de Brasília (NUDICO/UnB) e do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e Inovação da Unimontes. Foi delegado do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. Atuou com chefe de Departamento de Ensino Superior, coordenador de cursos de graduação e especialização em instituições de Ensino Superior. Sua atuação volta-se para temáticas sobre Economia Criativa e Negócios; Saúde Mental e Trabalho, Comportamento Organizacional, Afetos e emoções na Sociedade Pós-Moderna.

Fausto Makishi

Foto: Somos UFMG

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Engenharia de Alimentos (2012) com ênfase em transferência de tecnologia, aproveitamento de resíduos e geração de renda pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia de Alimentos pela mesma instituição com foco em estratégia e desenvolvimento local sustentável na produção de alimentos e produtos da sociobiodiversidade. Atualmente é professor no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Orientador no programa de pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Território. Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Tecnologia e Humanidades – NIPTECH no Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias da CPCA/UFMG. Coordenador da Fazenda Experimental Hamilton de Abreu Navarro – FEHAN. Desenvolve pesquisas na linha de cadeias de valor e transferência de conhecimento e tecnologia, com destaque para governança e desenvolvimento regional. Tem experiência nas áreas de Estratégia e Economia das Organizações, com foco em geração de renda, segurança alimentar (food security) e políticas públicas.

 

Sobre o Profiap
O Profiap é um curso de mestrado profissional em Administração Pública ofertado nacionalmente. O programa é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), associadas em rede nacional.
O curso destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupado com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade. Neste contexto, este profissional reunirá as condições cientificas e técnicas para promover melhorias na gestão pública.
A admissão de discentes ao PROFIAP será feita por meio do teste da ANPAD.
Mais informações sobre o mestrado no site do Profiap.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros – com informações do Profiap)