UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Setembro Amarelo: Comissão de Saúde Mental realiza atividades no campus
22 / set / 2023
Setembro Amarelo: Comissão de Saúde Mental realiza atividades no campus

Apresentação do coral ICAnto, distribuição de mensagens e roda de conversa fizeram parte da programação

Coral ICAnto fez uma apresentação especial no restaurante universitário
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

O almoço no Restaurante Universitário teve um sabor diferente nesta quinta-feira, dia 21. Quem passou pelo local foi presenteado com mudas de suculentas distribuídas pelo Grupo de Estudos em Floricultura e Paisagismo do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. O coral universitário ICAnto também surpreendeu os frequentadores do R.U. com uma apresentação especial. “Gostei muito da ação como um todo. É um tema muito importante de ser abordado. O repertório musical foi muito bom”, afirmou a servidora técnico-administrativa Joycemara Tófani.

Plantas com mensagens de conscientização foram distribuídas pelo GEFLOP
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Roda de conversa com a comunidade acadêmica

A comunidade acadêmica participou de uma roda de conversa com represente da Coordenadoria de Saúde Mental do município
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Na sexta-feira, foi realizada uma roda de conversa com a Coordenadoria de Saúde Mental do Município de Montes Claros. O encontro, que teve como tema “Se precisar, peça ajuda” foi conduzido pela médica da Casa da Saúde do campus, Graziela Morais de Oliveira. A médica da UFMG, Graziela Morais de Oliveira falou sobre dados relacionados à saúde mental no Brasil. “De acordo com a Sociedade Brasileira de Psiquiatria (ABP), no mundo existem 70 milhões de pessoas com transtornos mentais. O Brasil é campeão mundial de transtorno de ansiedade. Em se tratando de depressão, antes da pandemia, o país tinha um índice de 5,8% de pessoas portadoras de depressão. Após a pandemia, este índice subiu para 11,3%. Cuidar destes transtornos é prevenção”, afirma a médica. Em seguida, a representante da Coordenadoria de Saúde Mental do município de Montes Claros falou sobre o funcionamento da rede de saúde mental em Montes Claros e forma de atender à população.
Todas as ações foram desenvolvidas em parceria com a Fundação Universitária Mendes Pimentel, que faz parte da Comissão de Saúde Mental. “Desde 2017, a Comissão de Saúde Mental do campus busca promover espaços de escuta e acolhimento na comunidade. A ideia é propor ações que visem a discussão de questões que envolvem a saúde mental e também acolher as pessoas que em algum momento estejam em alguma situação de vulnerabilidade emocional. Este evento busca promover o diálago em torno do Setembro Amarelo”, explica a gerente a Fump em Montes Claros, Andrea Silva.

Para mais informações a respeito da assistência de saúde mental oferecida pela UFMG acesse o portal da Saúde Mental UFMG.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)