UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Semana da Graduação e de Iniciação Científica valorizam experiências compartilhadas
18 / out / 2019
Semana da Graduação e de Iniciação Científica valorizam experiências compartilhadas
Quatro estudantes do ICA, que inscreveram projetos nas categorias de ensino e pesquisa, serão premiados nesta sexta, 18

Aberta na manhã de quarta, 16, a 23ª Semana da Graduação veio com novidades que visam ampliar a participação da comunidade acadêmica. A principal mudança é que os projetos passam a ser em auditórios, e não mais na forma de pôsteres, como acontecia até a última edição. Isso criou mais possibilidades de debate, troca de experiências, e aumentou também a participação dos envolvidos nas iniciativas. São avaliados os resumos e a apresentação oral.

“Nossa intenção é valorizar a integração entre os projetos e programas e acompanhar mais de perto o desenvolvimento dos programas de bolsas da Pró-reitoria de Graduação. A proposta é fazer avaliação formativa, apreciativa e processual, com o objetivo de explorar melhor o potencial dos programas de bolsas” explica João Henrique Amaral, diretor de Mobilidade, Estágios e Bolsas. Segundo ele, professores e estudantes vinculados aos programas insistiram na necessidade desse acompanhamento.

A pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, destaca que as atividades da Semana integram, além dos estudantes e dos orientadores dos projetos, os servidores da Prograd que estão participando das bancas. “Isso aproxima a gestão das equipes que conduzem os trabalhos. Outro ponto importante é que as apresentações integram trabalhos de diferentes áreas, o que permite o diálogo entre eles e fomenta a inter e a transdisciplinaridade.”

Os 154 trabalhos foram apresentados até quinta, dia 17, em auditórios do CAD 3. Nove trabalhos serão premiados na cerimônia de encerramento da Semana do Conhecimento, nesta sexta, 18. Dos nove premiados, dois são do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Os estudantes premiados são Wesley Aquino e Maria Izabel Nobre que apresentaram o Programa de Educação Tutorial – PET Agronomia, que realizam com a orientação do professor Ernane Ronie Martins. Essa é a sexta premiação que o PET Agronomia recebe na Semana do Conhecimento da UFMG, já recebeu a premiação também em 2007, 2012, 2015, 2016 e 2017.

Os estudantes do PET Agronomia Maria Izabel e Wesley, premiados como destaque na Semana do Conhecimento da UFMG. Foto: acervo pessoal

Iniciação Científica

Dois projetos do ICA também estão entre os contemplados como destaque na XXVIII Semana de Iniciação Científica. O estudante Ítalo Magno Matos de Freitas recebe a premiação pelo projeto “Bioprocesso inovador para redução de lactose no leite e produção de prebióticos”, que realiza sob a orientação do professor Junio Cota Silva. E o estudante Gabriel Correa Souza recebe a premiação pela apresentação do projeto “Estoques de Carbono, nitrogênio do solo e contribuição isotópica de uma cronossequência de mudança de uso da terra no cerrado”, realizado com a orientação da professora Leidivan Almeida Frazão.

Na imagem, da esquerda para a direita, a professora Janaína Teles, o estudante Gabriel Correa Souza ao lado da professora Leidivan Frazão e o professor Maximiliano Pinto. Foto: Amanda Lelis/UFMG