UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Samba de Coco marca retorno do Intervalo Cultural no ICA
30 / maio / 2023
Samba de Coco marca retorno do Intervalo Cultural no ICA

Apresentação do grupo Coco Arretado animou o horário de almoço no gramado central

Apresentação musical reuniu a comunidade acadêmica
Foto: Ingrid Stéfany I UFMG

Foi com muita animação que o grupo Coco Arretado abriu as apresentações do Intervalo Cultural do Instituto de Ciências Agrárias em 2023. Com origem em Montes Claros, o grupo leva o som dos quilombos do sertão de Pernambuco por onde passa. “O Coco Arretado surgiu há mais ou menos um ano. Nós começamos a ensaiar, fazer os encontros. Todos nós já conhecíamos o samba de coco e em Montes Claros essa cultura ainda não era conhecida. Então, tivemos a ideia de mostrar as danças e o som do samba de coco”, conta Daniel Martins, integrante do grupo.
A apresentação na cantina do gramado central reuniu docentes, servidores técnico-administrativos e acadêmicos. Em pouco tempo, todos se envolveram com as músicas e danças apresentadas. Alguns, até arriscaram alguns passos junto aos integrantes do grupo. Foi o caso da servidora técnico-administrativa Ivone Margareth Teixeira. “Dancei, cantei. Eu achei excelente. É muito bom para a gente ter uma atividade diferente, para quebrar a rotina. Estão todos de parabéns”, afirma.

O público interagiu com o grupo musical em algumas danças
Foto: Ingrid Stéfany I UFMG

Para os acadêmicos, a atração também foi muito bem-vinda. A estudante do sétimo período de Engenharia Florestal, Áurea Torres, assistiu a tudo atenta e também aproveitou para dançar e cantar. “Adorei este retorno. É bom ver as pessoas se divertindo aqui dentro, envolvidas além de trabalhos e provas. Ter esse momento de descontração é extremamente importante”, diz a aluna.

Novas Apresentações

Novas apresentações devem ser realizadas ao longo no ano no ICA
Foto: Ingrid Stéfany I UFMG

De acordo com o presidente da Comissão de Assuntos Culturais do ICA, o professor Sidney Pereira, outras apresentações devem ser realizadas ao longo do ano. “”Este ano, organizamos uma programação mensal para trazer muitas manifestações artísticas do Norte de Minas para dentro da Universidade”, explica o docente.
O professor explicou ainda que quem tiver alguma proposta pode entrar em contato com a Comissão de Assuntos Culturais pelo telefone: (38) 2101-7762. O Intervalo Cultural faz parte do Circuito Cultural promovido pela Procult (Pró-reitoria de Cultura da UFMG).

(Ana Cláudia Mendes/Cedecom UFMG Montes Claros)