UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Projeto que integra ações formativas on-line na UFMG será lançado em evento nesta sexta
28 / Maio / 2020
Projeto que integra ações formativas on-line na UFMG será lançado em evento nesta sexta

Fórum discutirá os desafios do ensino superior em tempos de pandemia

Ações formativas a distância serão ampliadas pelo projeto. Foto: Raphaella Dias / UFMG

A pandemia de Covid-19 trouxe desafios profundos para a educação superior no Brasil, e uma das estratégias para enfrentá-los passa pela ampliação da oferta de iniciativa de formação on-line (minicursos, oficinas e webinars) a professores e estudantes. Esse é o propósito do projeto Integração docente – ações formativas para as práticas pedagógicas, que será lançado nesta sexta-feira, dia 29, durante o Fórum on-line: impactos da pandemia na educação superior.

O projeto aglutina esforços da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ), do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e da Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI).

Neste mês de maio, foram oferecidos pelo GIZ a oficina Organização do tempo, para discentes, e MoodleComo os estudantes aprendem e Recursos educacionais, para docentes. O Caed também programou cursos autoinstrucionais e webinars e disponibilizou materiais sobre EaD.

Também está acessível para os docentes o ambiente EspaçoUFMGVirtual, que reúne tutoriais e espaço para feedback sobre o uso do ambiente Moodle.

As ações ficarão concentradas em um site que será lançado em breve. Mais informações estão disponíveis nas páginas da Prograd, do GIZ, do Caed e da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG).

O evento
Fórum online: Impactos da pandemia na educação superior começa às 9h30, e será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube. O link será disponibilizado no horário do evento, que terá tradução em Libras.

Participarão do evento a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a pró-reitoria de Graduação, Benigna de Oliveira, a professora Cristina Alvim, presidente do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFMG, e os professores Carlos Roberto Jamil Cury e Bernardo Jefferson de Oliveira, ambos da Faculdade de Educação.