UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Professor do ICA recebe homenagem da Câmara Municipal de Montes Claros
12 / dez / 2022
Professor do ICA recebe homenagem da Câmara Municipal de Montes Claros

Délcio César Cordeiro Rocha recebeu o diploma de mérito educacional professora Yvonne de Oliveira Silveira

A solenidade de homenagens faz parte das comemorações de 190 anos da Câmara Municipal de Montes Claros. (Foto: Délcio Rocha/UFMG)

Na última sexta-feira, dia 09 de dezembro, o professor do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, Délcio César Cordeiro Rocha foi homenageado pela Câmara Municipal de Montes Claros. O docente recebeu o diploma de mérito educacional professora Yvonne de Oliveira Silveira, honraria concedida a educadores do município dentro das comemorações de 190 anos do legislativo na cidade.
Vinte e três profissionais da educação do município receberam a homenagem por indicação de cada vereador. A vereadora do Partido Progressistas (PP), Cecília Meireles foi a responsável pela indicação do professor do ICA.

Na foto, o professor Délcio Rocha recebe a homenagem das mãos da vereadora do PP, Cecília Meireles e da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso. (Foto: Reprodução Tv Câmara)

A vereadora e também professora Iara Pimentel (PT), falou sobre a honraria concedida aos professores. “A homenagem desta Câmara, que está sendo ofertada a cada um e a cada uma de vocês representa o sentimento desta casa, de respeito e de consideração ao que a Educação tem feito no nosso município. A nossa proposta é lembrar a vocês que professores e professoras são aqueles e aquelas que muitas vezes trilham caminhos árduos para poder tocar em corações, em mentes e em vidas”.

O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Rodrigues (Cidadania) encerrou a cerimônia falando sobre a importância dos educadores para o município. “É sempre uma honra para esta casa celebrar a Educação. Através do trabalho essencial e inspirador da professora e do professor. E neste momento em que a Câmara Municipal de Montes Claros completa 190 anos, essa homenagem se torna ainda mais especial. Foram inúmeros vereadores que também eram professores que passaram por esta casa contribuindo para escrever a história do legislativo municipal ao longo destes 190. Em nome das vereadoras professora Iara Pimentel e professora Maria Helena (Lopes) registro o agradecimento e reconhecimento a todos os educadores que cumpriram e ainda cumprem a nobre missão de legislar ao longo destes anos”.

O docente agradeceu a homenagem. “Agradeço pelo diploma concedido numa data tão significativa dos 190 anos da Câmara de Vereadores de Montes Claros -MG . É uma honra poder compartilhar conhecimentos e trocar saberes com o Norte de Minas, pois a cada dia é um novo aprendizado… e principalmente de ser lembrado diante de tantos e excelentes profissionais… Uma premiação não nos faz melhor ou mais importante, mas renovam as energias para continuar trabalhando e lutando em projetos socioambientais e humanitários que façam a diferença nas pautas de políticas públicas conscientes em prol de qualidade de vida e bem estar. Enquanto e homem não aprender a respeitar e amar todas as formas de vida como a si próprio, estaremos apenas engatinhando em prol da conservação e preservação da fauna, flora e dos recursos ambientais”, afirmou.

Yvonne de Oliveira Silveira

Yvone Silveira foi fundadora e presidente da Academia Feminina de Letras de Montes Claros. E também era integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco. A escritora e professora faleceu em 2015 com 100 anos de idade.

Sobre o professor Délcio César Cordeiro Rocha

O professor Délcio Rocha é docente da UFMG desde 2008. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)



O professor Délcio César Cordeiro Rocja possui graduação em Zootecnia pela Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde- ESUCARV- GO (1997). É especialista em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-oeste UNIOESTE-PR (2001), mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS-RS (2003). Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa – UFV-MG (2008). Professor das Disciplinas: Manejo e Conservação de Fauna, Zoologia, Etologia e Bem Estar Animal, Animais Silvestres, Criação e exploração de Animais Domésticos, Extensão Rural, Educação e Interpretação Ambiental – na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG / Montes Claros. Tem experiência na área de Zootecnia (produção animal) e Agronegócios, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas agrosssilvipastoris,impactos ambientais, silvipastoris, manejo de fauna, comportamento e bem-estar animal, pecuária alternativa (criação e manejo de animais silvestres, exóticos e ornamentais). É vice-Presidente do Instituto Vida Animal – IVA www.institutovidaanimal.com.br. Coordenador do Grupo de Estudos em Etologia e Bem-estar Animal – GEBEA. Coordenador do Grupo de Estudos em Resíduos Sólidos e Ações Socioambientais- GERações Coordenador do Grupo de estudos em Animais Silvestres – GAS – do ICA/UFMG. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais – GEPAM Coordenador do Grupo de Estudos em Zooterapia e Terapias Ocupacionais – GEZTO. Coordenador do grupo Jovens Educadores Ambientais – JEA PROGRAMAS. Coordenador do Programa Ambiente em Foco/ “Meio- ambiente e Cidadania” Coordenador do Programa “ICA Universidade Solidária” Coordenador do Programa : Carroceiros/Catadores Conscientes, Coordenador do Programa ” Centro de Referência em Educação Ambiental – CASA VERDE”; Zooterapia- A Arte de Viver; Educação Ambiental no Zoo, e participação nas Campanhas: Contra o tráfico ilegal de animais silvestres (com IBAMA e IVA); Natal Solidário (ICA/UFMG), Posse responsável, Controle populacional de cães e gatos (com o CZZ, Prefeitura Municipal de Montes Claros ,IVA e ICA/UFMG). Membro dos Conselhos Gestores Municipais: a) de Resíduos Sólidos de Montes Claros-MG – CRMS b) Proteção a Vida e Bem Estar Animal- COBEA c) Parque estadual da Lapa Grande – PELG, d) CODEMA, e) CODEC.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)