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15 / dez / 2023
Primeiros acadêmicos a ingressar no ICA pelo sistema de cotas para pessoas com deficiência concluem cursos de graduação

Estudantes dos cursos de Administração e Engenharia Agrícola e Ambiental tiveram apoio do Programa de Inclusão, Convívio e Acolhimento (PRO-ICA) durante a graduação

Os dois primeiros acadêmicos a ingressar pelo sistema de cotas para pessoas com deficiência no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, foram aprovados na defesa dos trabalhos de conclusão de curso. Os alunos receberam auxílio do Programa de Inclusão, Convívio e Acolhimento (PRO-ICA).
No dia 07 de dezembro, o aluno Deraldo Vinicius Lopes do Curso de Administração, ingresso na primeira entrada de cotas para pessoas com deficiência da UFMG em 2018, defendeu seu TCC sob o tema: “INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PCD) NO MERCADO DE TRABALHO EM MONTES CLAROS-MG: cenário e perspectiva”. O acadêmico teve como orientador o professor André Luiz Mendes Athayde. Participaram da banca, o professor Fernando Colen e a professora Claudia Regina Vieira, que coordena o Programa de Inclusão, Convívio e Acolhimento do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, o PRO-ICA. O aluno foi aprovado com conceito A.

Da esquerda para a direita: o professor Fernando Cólen, professor André Athayde, acadêmico Deraldo Vinicius Lopes e a professora Cláudia Regina Vieira
Foto: Acervo Pessoal

No dia 12 de dezembro, foi a vez da acadêmica Josilaine Cristina da Cruz, do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, apresentar seu trabalho. A aluna que ingressou na segunda entrada de cotas para pessoas com deficiência da UFMG em 2019, defendeu TCC sob o tema: “AVALIAÇÃO DO BIOFERTILIZANTE ORGÂNICO PRODUZIDO NACOMPOSTAGEM DOMÉSTICA”. O trabalho teve a orientação da professora Júlia Ferreira da Silva. Participaram da banca, o professor Charles Martins Aguilar e o técnico administrativo Márcio Neves Rodrigues. A aluna foi aprovada com conceito A.

A acadêmica Josilaine Cristina da Cruz, defendeu o TCC de forma remota
Foto: Print de tela

Durante a graduação, Josilaine Cristina da Cruz, além de ser uma das alunas acompanhadas pelo PRO-ICA, atuou como bolsista do Programa de Apoio a Inclusão e Promoção à Acessibilidade (PIPA) do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e pelo edital Democratizar da Pro-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFMG no Projeto Somos todos diferentes: inclusão social e acessibilidade no campus Montes Claros, vinculado ao PRO-ICA.
Segundo a professora Claudia Vieira, coordenadora do PRO-ICA estes dois momentos marcam a história do ICA. “A integralização destes dois alunos cotistas foi fundamental para consolidação do sistema de cotas para pessoa com deficiência que se iniciou em 2018 e sobretudo uma grande satisfação para equipe do PRO-ICA que tem buscado promover a inclusão e permanência da pessoa com deficiência no âmbito universitário”, afirma.