UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Primeiro Congresso Brasileiro de Insetos Alimentícios é realizado em Montes Claros
04 / nov / 2019
Primeiro Congresso Brasileiro de Insetos Alimentícios é realizado em Montes Claros

O evento será realizado entre 6 e 8 de novembro pelo Instituto de Ciências Agrárias da UFMG no Parque de Exposições

Professor Diego Vicente: É um mercado novo no Brasil. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Nesta semana será realizado em Montes Claros o primeiro Congresso Brasileiro de Insetos Alimentícios e Tecnologias Associadas. O evento reúne especialistas para discutir a produção e utilização de insetos para a alimentação animal e também humana. As inscrições podem ser realizadas até o último dia do evento, 8 de novembro.

O Insetec 2019 acontece entre 6 e 8 de novembro no Parque de Exposições João Alencar de Athayde, em Montes Claros, a partir das 9h. Além do Congresso, o evento também congrega o II Simpósio Brasileiro de Antropoentomofagia. A iniciativa é organizada em parceria pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus regional da UFMG em Montes Claros, a Associação Brasileira de Criadores de Insetos (ASBRACI).

Estão programados palestras e workshop. De acordo com os organizadores, entre os assuntos tratados estarão histórias e saberes tradicionais sobre insetos alimentícios, aspectos da produção, manejo e processamento de insetos, segurança alimentar, aspectos mercadológicos e regulatórios e outros. A programação está disponível no site do evento.

De acordo com o professor da UFMG, Diego Vicente da Costa, o evento traz palestrantes de várias áreas do conhecimento relacionadas à produção e uso de insetos para alimentação animal e humana, com palestrantes nacionais e internacionais. A expectativa é de 150 participantes.

“É um mercado novo no Brasil, lá fora já está se estabelecendo e expandindo. Mas no Brasil são iniciativas isoladas dentro das universidades, das agências reguladoras. Este evento é importante por permitir a troca de ideias e informações entre os atores dessa cadeia que está nascendo no Brasil”, comentou o professor.

As inscrições devem ser realizadas pelo site do evento.