UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Potencial de produção de sorgo no Cerrado foi tema de palestra em evento nacional
09 / maio / 2019
Potencial de produção de sorgo no Cerrado foi tema de palestra em evento nacional

O professor Carlos Juliano Brant participa da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins como palestrante

Pesquisas com sorgo são realizadas no campus da UFMG em Montes Claros. Foto: Carlos Juliano Brant/UFMG

Nesta quinta-feira, dia 9 de maio, resultados de pesquisas realizadas Instituto de Ciências Agrárias da UFMG foram apresentados na 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2019.

Com a palestra “Desafios da cultura do sorgo na segunda safra”, o professor do ICA, Carlos Juliano Brant apresenta as potencialidades desse cultivo no Cerrado tocantinense. De acordo com o professor, é importante o desenvolvimento de estratégias que aliam a produção agrícola à sustentabilidade ambiental. “O agronegócio caminha para a sustentabilidade, focado na melhoria da produtividade por meio de sistemas de produção com inovação tecnológica sistemática e inclusão social das comunidades rurais”, explicou o professor.

Durante a palestra, o professor falou sobre as potencialidades da produção do sorgo, em comparação com outras culturas como o milho. De acordo com o professor, o sorgo possui valor nutricional semelhante ao milho e preço competitivo no mercado. Uma das vantagens da produção do sorgo é sua boa adaptação. “O sorgo tem potencial de expansão na região do Cerrado tocantinense na safrinha, devido características de maior tolerância a seca, maior estabilidade de produção e grande formação de palhada para viabilidade do sistema de plantio direto”, comentou o professor Carlos. O sorgo é um cereal rico em fibras que pode ser utilizado tanto na alimentação animal quanto na alimentação humana.

O evento tem como tema central “Agronegócio de Atitude Sustentável”. A palestra é realizada no Seminário de Milho e Sorgo 2ª Safra, parte da programação da feira, que é considerada um dos mais importantes eventos do segmento na Região Norte do Brasil. A feira é realizada até o dia 11 de maio.