UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Minifazenda recebe visitas de escolas durante a Expomontes
07 / jul / 2023
Minifazenda recebe visitas de escolas durante a Expomontes

Projeto de extensão da UFMG em parceria com a Sociedade Rural de Montes Claros apresenta 60 animais de 25 espécies

Espaço é aberto a visitas durante a exposição agropecuária
Foto: Délcio Rocha I UFMG

Bovinos, caprinos, equinos. Todos em versão reduzida. Os minianimais são algumas das atrações da minifazenda Dr. Zoo na Exposição Agropecuária de Montes Claros, a Expomontes. No espaço montado em parceria com a Sociedade Rural, o projeto de extensão da UFMG reúne 60 animais de 25 espécies. Algumas delas, exóticas, como a ovelha de Jacob que tem quatro chifres. “No Antigo Testamento, as ovelhas que eram sacrificadas eram aquelas sem máculas, desta forma estas ovelhas conseguiram se reproduzir. Por isso, hoje são chamadas ovelhas de Jacó. Elas são originárias da região da Síria e Palestina”, explica o professor Délcio Rocha, coordenador do projeto de extensão.

Bodes da raça de Jacob, são conhecidos por terem quatro chifres. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Troca de Experiências

Visitantes são guiados e recebem informações de acadêmicos da UFMG
Foto: Délcio Rocha I UFMG

Este é o 13º ano que a minifazenda faz parte da programação da Expomontes. Cerca de 70 acadêmicos estão se revezando nos cuidados com os animais durante a feira agropecuária. Reunidos em pequenos grupos, eles dão banho, fazem a tosa e cuidam da pelagem e alimentação dos bichos. “É uma experiência de troca. A gente conta para as pessoas o que a gente sabe sobre estes animais e, algumas vezes, as pessoas voltam com alguma informação para a gente. Um produtor que está querendo um bovino de corte ou produção de leite, eles voltam e nos procuram. Essa troca, eu acho muito importante”, conta a acadêmica de Engenharia Agrícola e Ambiental, Júlia Lopes.

Espaço de Educação e Inclusão

Alunos da APAE de Jaíba fizeram visita à minifazenda
Foto: Délcio Rocha I UFMG

Durante a exposição agropecuária, são realizadas visitas agendadas por escolas e outras instituições do Norte de Minas. Uma delas foi a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Jaíba, município a 206 quilômetros de Montes Claros. Os alunos conheceram de perto os animais e se divertiram. A presidente da instituição, Neide Franco ressaltou a importância da iniciativa. “Jaíba é um município diretamente ligado ao agro, temos o maior projeto de agricultura irrigada da América Latina. Os nossos alunos são fascinados pelos animais e pela natureza. Trazê-los para a minifazenda é uma forma de mostrar que eles podem estar em todos os lugares. Isto é de uma riqueza imensurável, promove a inclusão, o conhecimento e fortalece a autoestima de nossos alunos”, afirma.
A minifazenda é aberta ao público dentro do parque de exposições. O espaço está localizado entre os pavilhões de animais e a Feira da Agricultura Familiar. O horário de funcionamento é das 7h às 19h.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)