UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Instituto de Ciências Agrárias realiza Simpósio de Manejo e Conservação de Fauna
08 / dez / 2017
Instituto de Ciências Agrárias realiza Simpósio de Manejo e Conservação de Fauna

O evento, nos dias 10 e 11 de dezembro, promoverá palestras, exposições, mesa redonda e minicurso

No dia em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, 10 de dezembro, será iniciado o Simpósio de Manejo e Conservação de Fauna. O evento, que reúne uma série de instituições e especialistas, conta com uma programação diversificada no Parque Municipal e no Zoológico Municipal de Montes Claros e também no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no município.

Organizado pelo ICA e pelas Organizações Não Governamentais “Associação Amigos do Verde” e “Jovens Educadores Ambientais”, o evento promoverá exposições, palestras, debates e uma visita técnica ao zoológico. De acordo com Délcio César Rocha, professor do ICA e organizador do evento, a proposta é reunir especialistas para discutir temas como bem-estar animal, combate ao tráfico de animais silvestres e ampliar a conscientização sobre os cuidados com animais, tanto os domésticos quanto os silvestres.

“É uma necessidade, uma vez que estamos na região do Norte de Minas com uma rota de tráfico de animais intensa e com muitos casos de maus tratos. A universidade, além de gerar conhecimentos, pode contribuir para a mudança de legislações ou melhoria das políticas publicas”, disse o professor.

Délcio reforça a importância dos zoológicos para a promoção de educação ambiental e para a conservação de espécies silvestres. “Quando os animais são apreendidos ou resgatados, eles passam por um centro de triagem e, se não têm condições de serem reintroduzidos à natureza, são recebidos pelo zoológico. No evento, convidamos os universitários para uma discussão com a comunidade. Além das palestras, a mesa redonda oferece a possibilidade de troca de informação, a ideia é que as pessoas contribuam para os debates”, comentou.

No Instituto de Ciências Agrárias, é realizada uma série de pesquisas e projetos de extensão por alunos da graduação e da pós-graduação nos grupos de estudo em Animais Silvestres, em Etologia (comportamento) e Bem-estar Animal e em Nutrição e Alimentação de Animais de Estimação. “O simpósio é o momento dos alunos irem a campo e apresentarem o que aprenderam na teoria em sala de aula”, completou o professor.

Programação

No domingo, primeiro dia do evento, a programação é aberta ao público. Entre 8h e 17h, estarão dispostos, no Parque Municipal, estandes de diversas instituições. Na ocasião, serão apresentadas as atividades realizadas pelas instituições para a promoção do bem-estar animal, para a conservação do meio ambiente e para o combate ao tráfico de animais silvestres. Participarão o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Ambiental, a Promotoria de Meio Ambiente, o Exército, entre outras instituições. Também será feita uma visita técnica guiada por alunos do ICA ao zoológico municipal, que foi fechado para visitação pública recentemente.

Na segunda-feira, dia 11 de dezembro, a continuidade do simpósio será no auditório do Bloco C, no campus do Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFMG). A inscrição é R$10,00 para aqueles que quiserem receber certificado de participação. O professor Délcio apresentará uma palestra sobre bem-estar de animais de cativeiro. Além desta palestra, também serão realizados uma palestra sobre a função dos zoológicos e um minicurso sobre o papel dos animais como indicadores ambientais. A programação acontece entre 7h30 e 17h.

Veja a programação completa.