UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Inscrições para o Sisu são prorrogadas até domingo
25 / jan / 2019
Inscrições para o Sisu são prorrogadas até domingo

Os candidatos terão nova oportunidade para inscrição; UFMG oferta 240 vagas em Montes Claros

Recepção de calouros no ICA. Foto: Lucas Braga/UFMG

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59, no horário de Brasília, de domingo, 27 de janeiro. De acordo com o cronograma inicial, as inscrições encerrariam-se nesta sexta, 25. A divulgação do resultado segue mantida para a segunda-feira (28).

Candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tenham obtido nota superior a zero na redação podem concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da UFMG. Em Montes Claros, são 240 vagas nos diferentes cursos ofertados: Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia. O ingresso é realizado no primeiro semestre.

O Instituto de Ciências Agrárias é a única unidade acadêmica da UFMG fora da capital mineira. Os 50 anos de atuação da UFMG no Norte de Minas contribuíram para ampliação do acesso à universidade pública e de qualidade para a população.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, de terça-feira, 22, até as 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira, 25 de janeiro. Todas as 6.339 vagas em cursos de graduação oferecidas pela UFMG por meio do Sisu, com ingresso nos dois semestres letivos, serão preenchidas nesta edição.

Nesta edição, o Sisu tem novas regras, definidas no edital 83 do Ministério da Educação, publicado em 21 de novembro no Diário Oficial da União, que altera a regulamentação da Lei de Cotas e da lista de espera. Leia mais em reportagem do Portal UFMG.

Reserva de vagas

Por lei, 50% das vagas de cada curso de graduação destinam-se aos egressos da escola pública. Assim, em 2019, 3.167 vagas estão abertas para ampla concorrência, e 3.172, reservadas a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino. Esses candidatos são classificados inicialmente em dois estratos socioeconômicos: renda familiar bruta mensal per capita inferior a 1,5 salário mínimo e superior a esse patamar. Em seguida, eles devem indicar se têm ou não deficiência e a opção pelo recorte étnico-racial, declarando-se ou não negros (pretos e pardos) e indígenas. Com isso, as 50% de vagas reservadas são distribuídas entre oito modalidades de cotas.

Assistência estudantil

A política de Assistência Estudantil da UFMG visa contribuir para a permanência dos alunos até a conclusão da graduação. Das modalidades de reserva de vagas, aqueles alunos inscritos que possuem renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo podem solicitar assistência. O serviço é oferecido para os estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

O Programa Permanente de Moradia Universitária, de acordo com a Fump,  oferece habitação para estudantes não residentes em Belo Horizonte e Montes Claros, proporcionando sua inserção na comunidade acadêmica.

Registro acadêmico

Os candidatos aprovados, com ingresso nos dois semestres letivos, farão registro acadêmico, via internet, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, e serão convocados para realizar o procedimento presencial de apresentação dos documentos em datas que serão divulgadas na página Sisu UFMG.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no Enem 2018. Ao fim do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Exame, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas), e indica os selecionados.

Mais informações podem ser obtidas no site do Sisu, na página Sisu UFMG e pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br.