UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » ICA retoma o Intervalo Cultural com apresentação do grupo Coco Arretado
23 / maio / 2023
ICA retoma o Intervalo Cultural com apresentação do grupo Coco Arretado

Evento será realizado no dia 30 de maio no gramado central

Com origem em Montes Claros, o grupo Coco Arretado traz o som do Samba de Coco para o Norte de Minas
Foto: Acervo Pessoal

Os sons dos quilombos do sertão de Pernambuco vão ecoar pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG no dia 30 de maio, às 12h. O gramado central será o palco para a apresentação do grupo musical Coco Arretado. O evento marca a volta do Intervalo Cultural no ICA, projeto que integra o Circuito Cultural promovido pela Procult (Pró-reitoria de Cultura da UFMG).
O presidente da Comissão de Ações Culturais do ICA, professor Sidney Pereira, explicou sobre o retorno das atividades. “A ideia é de que na última terça-feira de cada mês, no gramado central do ICA, durante o horário do almoço sejam apresentadas para toda a comunidade, ações artístico-culturais em suas mais diversas expressões como: teatro, dança, música, poesia, performances e intervenções. A programação é gratuita e o objetivo é levar para a comunidade expressões culturais plurais e diversificadas, valorizando a produção local e regional”, afirma.

Sobre o grupo Coco Arretado

O grupo Coco Arretado tem origem em Montes Claros. O nome vem do samba de coco, uma dança brasileira que nasceu em Pernambuco. O ritmo possui traços indígenas com influência africana dos quilombos. Conta-se que os negros cantavam durante o ritual de quebra do coco.
O músico Daniel Martins, integrante do grupo, explicou que o Coco Arretado segue as tendências do samba de coco. “Nós nos juntamos e passamos a tocar pandeiro, caixa, rabeca, abgê, atabaque, chocalhos e responder o coro do puxador. É um ritmo contagiante. ”

Serviço
Intervalo Cultural no ICA/UFMG
Grupo Coco Arretado
Local: gramado central
Horário: 12h
Apresentação gratuita

(Ana Cláudia Mendes/ Cedecom UFMG Montes Claros)