UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » ICA abre processo seletivo para bolsistas de graduação e mestrado para projeto de enfrentamento à Covid-19
22 / Maio / 2020
ICA abre processo seletivo para bolsistas de graduação e mestrado para projeto de enfrentamento à Covid-19

São três bolsas para graduação e sete para mestrado; inscrições vão até 27 de maio

Os bolsistas atuarão na montagem de kits de diagnóstico laboratorial da Covid-19, as atividades serão desenvolvidas no CPCA. Foto: Lucas Braga/UFMG.

O Instituto de Ciências Agrárias da UFMG inicia o projeto “Investigação científica, inovação e ações emergenciais para o enfrentamento da Covid-19”. Para dar andamento às atividades do projeto, serão selecionados bolsistas de graduação e mestrado. As inscrições devem ser realizadas até o dia 27 de maio de 2020.

A iniciativa faz parte do subprojeto “Centro de Apoio Montagem de kits para Coleta de Material para diagnóstico laboratorial de SARS-CoV-2”. São três bolsas de graduação e sete bolsas de mestrado.

Para participar, os candidatos devem estar regularmente matriculados em cursos do campus da UFMG em Montes Claros e não serem beneficiários de qualquer outro tipo de bolsa, com exceção das bolsas da Fump, ou vínculo empregatício. Serão definidos turnos de trabalho, à critério da Coordenação do projeto, para evitar aglomeração de pessoas.

Graduação

As bolsas de trabalho, no valor de R$400, estarão vigentes entre 1 de junho e 31 de outubro. Os bolsistas desenvolverão atividades laboratoriais em áreas básicas e aplicadas relacionadas à Microbiologia, Farmacologia, Química e Biotecnologia, montando kits para coleta de material para diagnóstico da Covid-19.

Para participar, os candidatos devem ter disponibilidade de participar de atividades presenciais no Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias (CPCA) do ICA, por 20 horas semanais, entre segunda-feira e sábado, das 7h às 12h e de 13h às 18h. Os interessados devem enviar a documentação de inscrição, disponível no edital, até as 17h do dia 27 de maio, via Moodle-ICA.

Veja mais informações sobre o processo seletivo no Edital 02/2020- Bolsa Trabalho para Acadêmicos dos Cursos de Graduação do ICA/UFMG.

Mestrado

Serão distribuídas sete bolsas de trabalho para mestrandos regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação do ICA, no valor de R$1.500. As bolsas também ficarão vigentes entre 1 de junho e 31 de outubro.

Entre as atividades laboratoriais que serão desenvolvidas pelos bolsistas, estão participação de capacitação em Gestão de Riscos Biológicos em Laboratórios relacionados à Covid-19, preparo de reagentes e meios de cultura para diagnóstico, 
lavagem e esterilização de material, atividades de controle de qualidade e identificação de kits, entre outras. Para a execução das atividades, o bolsista não terá nenhum contato com material suspeito de contaminação por SARS-CoV-2.

Os interessados devem enviar sua inscrição até as 16h30 do dia 27 de maio por e-mail. As inscrições devem ser enviadas para o endereço da secretaria de Pós-Graduação do ICA (secpg@ica.ufmg.br), informando o assunto “Inscrição para o Edital Bolsa Trabalho”, com a documentação exigida no edital.

Para participar, os candidatos devem ter disponibilidade de participar de atividades presenciais no CPCA do ICA por 30 horas semanais, entre segunda-feira e sábado, no horário de das 7h às 12h e de 13h às 18h.

Veja mais informações sobre o processo seletivo no Edital 01/2020 – Bolsa Trabalho para Acadêmicos dos Cursos de Mestrado do ICA/UFMG.