UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Estudantes do Instituto de Ciências Agrárias participam de colação de grau
30 / jul / 2019
Estudantes do Instituto de Ciências Agrárias participam de colação de grau

Os formandos dos cursos de graduação do ICA participaram da solenidade realizada nesta segunda

Foram 33 formandos, concluintes dos cursos de graduação no segundo semestre do ano. Fotos: Amanda Lelis

Trinta e três formandos dos cursos de graduação do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG receberam o título de bacharéis. Na noite desta segunda-feira, dia 30 de julho, foi realizada a Colação de Grau na cerimônia no auditório do campus da universidade. A cerimônia marcou a conclusão do ciclo dos formandos dos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia.

Durante os juramentos, foi ressaltado o compromisso dos profissionais com a ética e a sustentabilidade, ponto que foi destacado pelo o vice-diretor do ICA, Hélder dos Anjos Augusto, durante seu discurso na solenidade. “É interessante que no âmbito do juramento percebemos alguns conceitos comuns em todos os cursos. Consigo aglutinar em duas palavras: desenvolvimento sustentável. Vocês trouxeram hoje uma preocupação com as gerações futuras, considero interessante, pois estamos vivenciando turbulências no cunho político, técnico, econômico. Na nossa unidade acadêmica para além da ética, a formação e os valores, lidamos com a vida: humana, vegetal e animal. É importante se atentar para isso como profissional”, destacou Helder.

O vice-diretor também ressaltou o cenário contemporâneo de desvalorização das Universidades e da produção de conhecimento científico e enfatizou o papel dos novos profissionais para a defesa destes espaços de construção de saber. “Vocês terminam uma etapa num momento em que o mundo vive um contexto de ataque à razão e de posições irracionais contra a ciência. Vocês passarão a defender um propósito em várias áreas do conhecimento para além de nossas porteiras. A democracia não garante a liberdade, mas a liberdade garante a democracia”, disse durante o evento.