UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Encontro Anual da Pós-graduação em Produção Vegetal é realizado no ICA
16 / set / 2022
Encontro Anual da Pós-graduação em Produção Vegetal é realizado no ICA

Na ocasião, o professor Regynaldo Arruda Sampaio foi homenageado pelos 26 anos de docência

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Sílvia Niestche, falou sobre os resultados do PPG em 2021. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Um dia voltado para tratar de resultados referentes ao Programa de Pós-Graduação (PPG) em Produção Vegetal do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG. O Encontro Anual foi realizado no bloco C e reuniu discentes e professores. Na ocasião, foram abordadas questões relativas ao Programa de Pós-Graduação no ano de 2021. “São apresentados resultados tanto qualitativos como quantitativos, número de teses defendidas e dissertações, artigos publicados, projetos e outros indicadores. Além dos resultados, sempre fazemos uma autoavaliação do programa, de todos os aspectos que envolvem um programa de pós-graduação”, explicou a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Sílvia Nietsche.

Palestras

O coach Antônio Carlos Soares foi um dos palestrantes do Encontro Anual de Pós-Graduação em Produção Vegetal. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Dentro da programação, por orientação da CAPES, foram realizadas duas palestras. Pela manhã, o coach Antônio Carlos Soares com o tema Inteligência Emocional e Motivação no Âmbito Universitário e Profissional. Durante a tarde, foi feita uma palestra sobre Inovação na Pós-Graduação.

Homenagem

Ainda durante o encontro, foi realizada uma homenagem ao professor Regynaldo Sampaio Arruda que, depois de 26 anos dedicados à docência, irá aposentar. “O professor Regynaldo foi professor do nosso Programa de Pós-Graduação e teve importantes contribuições para o ICA. Esta homenagem é mais que merecida”, comentou a atual coordenadora do PPG. Uma placa de agradecimento pela dedicação e trabalho no Instituto de Ciências Agrárias foi entregue ao docente pelo diretor do ICA, o professor Leonardo Tuffi.

Na foto, da esquerda para a direita, o diretor do ICA, professor Leonardo Tuffi; o professor Regynaldo Arruda Sampaio e o sub-coordenador do PPG em Produção Vegetal, o professor Alcinei Místico. (Foto: Sílvia Niestche)

O docente foi um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal do ICA. “Eu participei desde o princípio da criação do Programa de Pós-Graduação. E isso fez com que eu criasse ainda mais raízes. Foi uma construção coletiva. Eu me sinto muito confortável em dizer que hoje a equipe do PPG em Produção Vegetal é uma equipe das mais competentes e que está colocando a pós-graduação em outro patamar. Eu não tenho dúvidas de que num futuro próximo nós chegaremos ao nível de excelência dentro da pós-graduação”, afirmou o professor.

Dos 26 anos de docência do professor Regynaldo Arruda Sampaio, duas décadas foram dedicadas à UFMG. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Em discurso de homenagem, o professor Luiz Arnaldo Fernandes se lembrou do início da trajetória do professor Regynaldo no ICA. “Com a sua experiência na Universidade Federal de Roraima, foi um conselheiro, um orientador para muitos de nós que, no ano de 2003, quando ingressou na UFMG, ainda não tínhamos, ou tínhamos muito pouca, experiência em gestão acadêmica e planejamento estratégico. E continua sendo o meu mentor, meu Coach até hoje”, afirmou.
Luiz Arnaldo Fernandes finalizou o discurso destacando a importância do professor Regynaldo Arruda Sampaio para a UFMG. “Que a distância não desate os laços de amizade e, quando partir, leve a certeza do carinho e da admiração de todos nós do ICA. As suas marcas permanecerão no ICA em todos nós e, sentiremos sua falta, pois essas marcas estão nos nossos corações, porque foram trazidas para dentro, foram importadas para dentro de nós. E, se foram importadas, é porque são importantes. E você professor Regynaldo é muito importante para todos nós do ICA”, disse.

Placa de agradecimento entregue ao professor Reginaldo Arruda Sampaio. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Emocionado, o homenageado falou sobre este momento. “Eu me sinto feliz pela homenagem, muito honrado por tudo isso que foi feito para mim. E de forma um pouco contraditória, me sinto triste também. Porque fica aquela sensação de despedida. Mas claro, nunca vou cortar os meus laços com a UFMG. Tenho aqui grandes amigos, grandes colegas e vou ficar sempre em contato”.

Sobre o Professor Regynaldo Arruda Sampaio
Possui Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal da Paraíba (1984), Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais e membro consultor da Câmara de Ciências Agrárias I da Capes. Exerceu a função de Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFMG no período de outubro de 2011 a setembro de 2013 e, também, foi membro da Câmara de Assessoramento em Agricultura da Fapemig no período de janeiro de 2010 a fevereiro de 2014. Tem experiência na área de solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Aproveitamento agrícola de resíduos de atividades urbanas e rurais, Recuperação de solos degradados, Ciclagem de nutrientes em sistemas agrícolas.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)