UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Diretores relembram trajetória frente à gestão do Instituto de Ciências Agrárias
23 / nov / 2018
Diretores relembram trajetória frente à gestão do Instituto de Ciências Agrárias

Na manhã desta sexta, os diretores das últimas duas gestões foram homenageados em cerimônia

Os professores Leonardo Tuffi e Delacyr Brandão foram homenageados durante a cerimônia. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Na manhã desta sexta-feira, dia 23 de novembro, foi realizada a cerimônia de Descerramento de Retratos dos Diretores das Gestões de 2010 a 2014 e de 2014 a 2018 do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. No evento, foram homenageados o ex-diretor Delacyr da Silva Brandão e o diretor reconduzido ao cargo Leonardo David Tuffi Santos.

Durante a solenidade, a servidora técnico-administrativa Maria Aparecida Santos prestou homenagem ao professor Delacyr e seu período de dedicação à gestão do ICA. “Será sempre lembrado como o gestor competente que foi, preocupado e habilidoso em resolver as questões administrativas e, sobretudo, humano, com um coração do tamanho que cabe todo mundo, que acreditamos necessárias para a instalação de um ambiente harmônico, propício ao desenvolvimento de ações inerentes ao ensino, à pesquisa e à extensão”, disse Aparecida.

Na oportunidade, o professor Delacyr comentou sobre os desafios de estar à frente da gestão e agradeceu a homenagem. “Ser diretor é uma oportunidade de poder servir à nossa geração, é também uma oportunidade que temos desse contato maior com cada docente e cada servidor.  Nossa questão maior é lidar com a formação de pessoas, com sonhos de alunos, sonhos de famílias. E é muito gratificante ter a oportunidade de participar disso e contribuir para a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, comentou o ex-diretor.

A homenagem à gestão do professor Leonardo foi realizada pelo professor Charles Martins Aguilar, que reconheceu o talento administrativo e o trabalho como professor, pesquisador e cientista do atual diretor. “Sua presença nessa casa do saber é a garantia dos postulados da ciência e da defesa da luta permanente da autonomia do pensamento sem a qual nenhuma universidade existe. Este é um bom combate, não vamos deixar essa chama apagar. Que este exemplo possa nos servir de fertilizante para nós, os servidores e também alunos”, explanou Charles.

O diretor Leonardo lembrou que a galeria de fotos, embora seja uma homenagem simbólica, traz o retrato de um contexto e cenário enfrentado pelos gestores de cada época, que se dedicaram a construir a história da instituição. “Cada um, a seu momento, encontrou dificuldades mas trabalhou de forma dedicada para que essa instituição se tornasse o que é hoje. E para devolver à nossa sociedade aquilo que é nossa missão: um ensino de qualidade, gratuito, público, que trate todos os seus discentes, servidores e colaboradores de forma igual e justa”, enfatizou o diretor.

Os diretores agradeceram aos vices, que os acompanharam durante o período de trabalho na gestão, aos membros da Congregação, aos coordenadores e subcoordenadores das quatro Coordenadorias do ICA e demais servidores da instituição.

Descerramento da foto do diretor Leonardo Tuffi. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Leonardo Tuffi: devolvemos à sociedade o que é nossa missão: um ensino de qualidade, gratuito e igualitário. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Charles Aguiar representou os servidores na homenagem àg estão de professor Leonardo. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Delacyr Brandão: Lidamos com a formação de pessoas, com sonhos de alunos, sonhos de famílias, é muito gratificante. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Descerramento da foto de Delacyr Brandão, diretor na gestão de 2010-2014. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Maria Aparecida representou os servidores durante a homenagem prestada ao professor Delacyr. Foto: Amanda Lelis/UFMG