UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Cursos possibilitam troca de experiências entre equipe do ICA e do Instituto Federal
05 / dez / 2017
Cursos possibilitam troca de experiências entre equipe do ICA e do Instituto Federal

Os cursos, com foco em sementes e solo,  foram realizados na última semana para turmas de graduação do município de Almenara

O professor, de pé em frente à turma, já esteve nas cadeiras onde atualmente sentam os estudantes. O conhecimento adquirido, na universidade, é compartilhado anos depois. E o ciclo segue, com o passar do tempo e com a formação de novos profissionais. Na última semana, dois ex-alunos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) retornaram ao campus. Desta vez, como professores de graduação. José Maria Neves e Edimilson Alves Barbosa atuam hoje como professores do curso de bacharelado em Engenharia Agronômica do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) em Almenara, e trouxeram suas turmas para participarem de dois cursos, ministrados no ICA.

Os 34 alunos, que cursam o 6º e 4º período do curso de graduação no IFNMG, visitaram o campus e participaram dos cursos de Análise de Solos e de Análise de Sementes, ministrados por professores do ICA. Entre os dias 28 e 30 de novembro, os estudantes conheceram a estrutura do campus da Universidade Federal de Minas Gerais em Montes Claros e participaram de aulas práticas e teóricas em laboratórios e áreas de campo. “Os alunos tiveram todo o desenvolvimento das práticas que envolvem a disciplina de produção e tecnologia de sementes”, comentou Delacyr da Silva Brandão Júnior, professor do ICA.

O professor explicou que os estudantes tiveram aulas sobre o protocolo de análise para micronutrientes, análise física do solo, propagação vegetal, recursos hídricos, plantas ornamentais, entre outros assuntos. Eles também fizeram uma visita guiada pela universidade, conhecendo as áreas de campo onde são feitos os experimentos de pesquisas.

“Acho que o pessoal que veio aqui hoje vai voltar com a cabeça mexida ao pensar no futuro. Por causa da troca de experiência, das culturas diferentes, meios de produção diferentes, cada região tem sua cadeia produtiva, é bom a gente conhecer”, disse o estudante Paulo Leão de Almeida.

O estudante comenta que tem interesse na área de pesquisa de alimentos para a produção animal. “Conhecemos o ILPF, que é uma integração entre lavoura, pecuária e floresta, conversei muito com os estudantes envolvidos na pesquisa. Almenara é uma cidade em que a economia é muito voltada para a pecuária. Uma cidade que tem um vasto potencial para agricultura, porém não é tão aproveitado. Então, a gente ver outras regiões, outras cadeias produtivas, vai despertando nosso interesse”, contou.

José Maria Neves e Edimilson Alves Barbosa cursaram a graduação em Agronomia no ICA. Depois de se dedicarem à pós-graduação, passaram a lecionar no ensino superior. José Maria foi um dos primeiros bolsistas do laboratório do Laboratório de Análises de Sementes, do ICA. Foi responsável pela produção de grande parte dos mostruários de sementes utilizados ainda hoje na universidade. “Na época, tinha um bum da expansão do biodiesel e das pesquisas com oleaginosas. Achei interessante trazer os alunos para essa vivência prática, pois a UFMG tem uma bagagem, e pensei que seria interessante pra despertar novas ideias e experiências”, comentou José Maria.

O professor Delacir comentou sobre a importância da comunicação com ex-alunos e do estreitamento de ações em parceria. De acordo com ele, a iniciativa contribui para o incentivo à produção científica e na manutenção de novos alunos em arena carreira acadêmica. “A grande maioria está colocando como meta da vida fazer um mestrado, doutorado, quer se sentir acolhido pela UFMG. É um relacionamento que está se estendendo. É uma emoção muito forte ver alguém que você orientou atuando como profissional, orientando outros alunos. Demonstra o quanto é necessária essa transferência da informação”, completou Delacir.

Parte do curso foi nos laboratórios do ICA. Foto: Amanda Lelis/UFMG

 

Os estudantes aprenderam práticas da disciplina de produção e tecnologia de sementes. Foto: Amanda Lelis/UFMG

 

Além das aulas, os alunos também conheceram as áreas de campo onde são realizados experimentos de pesquisas. Foto: Amanda Lelis/UFMG