UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Crea–MG realiza plenária no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG
07 / jul / 2022
Crea–MG realiza plenária no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG

Encontro reuniu mais de 100 conselheiros de todo o estado

Conselheiros do Crea de todo o estado se reuniram em reunião plenária no ICA. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Minas Gerais realizaram um encontro no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. O evento faz parte do cronograma de reuniões plenárias itinerantes. “Montes Claros é um dos principais pólos econômicos e culturais do Estado e possui centros de excelência na formação de engenheiros, agrônomos e geocientistas, profissionais que fazem parte do nosso Conselho. Por isso, a cidade foi uma das escolhidas para o Crea-MG realizar sua plenária, dentro do seu processo de interiorização. Em todos os lugares em que estamos em Minas Gerais, a UFMG é uma das nossas grandes parcerias. A acolhida aqui, de uma universidade referência no País, é motivo de grande orgulho para o Conselho que presido. Como as da UFMG para nós, as portas do Crea-MG sempre estarão abertas para UFMG em seus campi”, afirmou o presidente do Crea-MG, Lúcio Fernando Borges.
Durante a manhã, foram realizadas reuniões com os conselheiros das oito câmaras especializadas do Crea. As câmaras especializadas têm por finalidade apreciar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e infrações do Código de Ética. Também sugerem medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Regional, constituindo a primeira instância de julgamento no estado. O Crea é composto pelas seguintes Câmaras: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Agronomia, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Química, Geologia e Engenharia de Minas e Engenharia de Segurança do Trabalho.

A segunda etapa do encontro foi realizada na sede do Crea em Montes Claros. (Foto: Almir Moura – Crea-MG)

“Esse encontro é uma oportunidade que não só Montes Claros, mas toda a região tem de mostrar para os conselheiros do Crea Minas as potencialidades da região, a pungência que é o nosso agronegócio, a nossa indústria”, pontuou o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas, a Agro NM. Entre os conselheiros, está a engenheira agrônoma Cláudia Versiani. Egressa da primeira turma de Agronomia do Instituto de Ciências Agrárias, ela se orgulha da formação que recebeu na instituição. “Eu fico lisonjeada de ver que a formação que eu tive aqui teve resultados tão positivos. Não sou só eu, ex-aluna da UFMG, que estou representando a Câmara da Agronomia, são mais três colegas, também ex-alunos da UFMG. A gente representa de alguma forma, a nossa origem”, conta a agrônoma.
O professor do ICA, Luiz Arnaldo Fernandes também é conselheiro regional do Crea-MG e participou do evento. “É uma oportunidade muito grande para os profissionais de todo o estado de Minas Gerais conhecerem o campus da UFMG em Montes Claros e também a região do Norte de Minas, que muitos não conhecem. Além disso, o Crea Júnior do Norte de Minas é dirigido por uma estudante do Instituto de Ciências Agrárias, do curso de Engenharia Florestal. Então, é um momento muito importante também para os estudantes terem contato com os profissionais e o Conselho Regional”, explicou.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)