UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Concurso de fotografias premia olhar diferenciado do campus
29 / nov / 2018
Concurso de fotografias premia olhar diferenciado do campus

A cerimônia foi realizada nesta quarta e premiou as três fotografias melhores avaliadas; esta é a segunda edição do concurso

O grupo do Negeo e os premiados durante a cerimônia. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, foi realizada a cerimônia de premiação do “II Concurso de Fotografias do ICA/UFMG: a vida no campo”. Foram inscritas 28 fotografias de autoria de membros da comunidade acadêmica. Os três primeiros lugares foram premiados com câmeras fotográficas.

Foram inscritas fotografias originais e inéditas. Os premiados foram classificados por uma comissão julgadora especializada que avaliou os critérios: impacto visual, relevância da imagem fotográfica para a proposta do concurso, a mensagem transmitida pelo autor, a composição e a originalidade.

Em primeiro lugar ficou a fotografia nomeada “A coruja buraqueira”, de Bárbara Emanule Lima Batista; Em segundo lugar, ficou a foto “Biologia floral da Passiflora cincinnata”, de Francielle Durães Silva; E em terceiro lugar ficou a foto “Milheto do entardecer”, de Nayara Thereza Pires Teixeira.

Também foi realizada uma exposição com as imagens inscritas nos dias 26, 27 e 28 de novembro, quando a comunidade acadêmica também pôde votar nas fotografias expostas. As inscrições foram gratuitas, no período de agosto a outubro deste ano.

As fotografias tiveram como cenário o campus do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. O concurso contemplou cinco categorias: “paisagens”, “instalações”, “cotidiano”, “fauna” e “flora”. O concurso foi realizado pelo Núcleo de Estudos em Geotecnologias (Negeo), com a coordenação da professora Flávia Mazzer.

Durante o evento, a professora Julia Maria de Andrade, coordenadora do Centro de Extensão do ICA, comentou sobre a importância da Chamada que propiciou o desenvolvimento do concurso, que foi uma das sete propostas selecionadas na chamada de apoio para financiamento de ações culturais e esportivas no campus executadas em 2018.

“Essa chamada interna proporcionou ao campus vários eventos culturais e esportivos. Tivemos vários eventos e olhares diferenciados. Pelo concurso de fotografias, podemos ver como o campus está sendo visto de maneiras diferentes por estudantes e técnicos. É muito enriquecedor, os registros do campus nos ajudam a acompanhar o crescimento da unidade e criar uma memória do campus”, disse Júlia Maria em seu discurso durante o evento.

Este é o segundo ano de realização da chamada que visa incentivar a promoção de atividades culturais e esportivas no campus regional da UFMG em Montes Claros. A chamada conta com recursos do ICA, da Reitoria da UFMG, da Pró-reitora de Assuntos Estudantis (Prae) e da Fundação Mendes Pimentel (Fump).

Durante o encerramento, o graduando de Engenharia Florestal e membro do Negeo, Márcio Venicius Barbosa Xavier, parabenizou os participantes e agradeceu ao estímulo para a o registro da rotina da Universidade. “Que o ICA possa ter todos os anos um evento que faça o registro e divulgue o cotidiano dos nossos alunos, pois é deste ambiente e das experiências vividas que vamos recordar por toda a nossa vida”, disse Márcio.