UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Campus do ICA recebe nova pavimentação de vias e projeto de paisagismo
28 / nov / 2018
Campus do ICA recebe nova pavimentação de vias e projeto de paisagismo

Desde o início do ano, o espaço da Universidade passa por adequações para melhoria da mobilidade no campus

Via de acesso aos laboratórios especiais, já pavimentada. Foto: Amanda Lelis/UFMG

O Instituto de Ciências Agrárias passa por reformas de melhoria de sua infraestrutura desde o início deste ano. No segundo semestre, já foram concluídas as obras de pavimentação e manutenção de passeios de acesso aos edifícios que ficam na região central do campus. Também está sendo realizado um projeto de paisagismo adequado ao clima regional.

Foram realizadas obras de pavimentação nas áreas que dão acesso ao Setor de Transportes, à Seção de Patrimônio e Almoxarifado, às vias de acesso aos Laboratórios Especiais do curso de Engenharia Florestal e também nas vias dos fundos dos blocos A, B e D.

Anteriormente, as estradas de acesso a estes espaços não tinham calçamento e traziam alguns transtornos, especialmente em período de chuvas, conforme explica o engenheiro civil e coordenador do Setor de Infraestrutura do ICA, João Victor Gonçalves Oliveira.  Fizemos a aquisição de blocos sextavados, que são fáceis de serem implantados e são mais permeáveis, se adequam melhor às questões do ambiente, e também de mais fácil manutenção”, explicou.

Todas as obras foram realizadas em acordo com a norma brasileira de acessibilidade (NBR 9050). Algumas vias e passeios foram aumentados e tiveram adaptações para acessibilidade, como instalação de piso tátil e correção de inclinações. De acordo com João Victor, a próxima etapa será a pavimentação da área de acesso à biblioteca e também dos estacionamentos. “Estamos realizando vários mecanismos, buscando melhor adaptar o campus para toda a comunidade acadêmica, visualizando”, completou João.

João Victor: uma infraestrutura na universidade adequada a todos. Foto: Amanda Lelis/UFMG

 

Via de acesso aos laboratórios especiais durante a reforma. Foto: Rodnon Bezerra/UFMG

Paisagismo

Foram escolhidas para os jardins espécies que se adequam melhor ao calor do ambiente. Foto: Elka Almeida/UFMG

Paralela às obras, também é realizado no campus um projeto de paisagismo, coordenado pela professora Elka Almeida. De acordo com a professora, o projeto paisagístico do campus tem como base pesquisas para identificar espécies mais adequadas para os jardins do Norte de Minas, inclusive as nativas. “Em decorrência da escassez de água e mão de obra para irrigação dos jardins do ICA, atualmente o planejamento dos canteiros tem sido realizado com bastante critério para escolher espécies ornamentais que toleram o clima regional e longos intervalos de rega”, disse. O trabalho é realizado pela equipe de jardinagem que atua no campus, coordenada por David Oliveira.

De acordo com Elka, um dos principais desafios está na substituição da grama por outra forração que dê efeito semelhante no acabamento dos jardins. “O resultado das pesquisas, bem como sua aplicabilidade é em longo prazo, mas temos bastante esperança de domesticarmos espécies que toleram altas temperaturas e déficit hídrico para compor os canteiros de nossos jardins”. Foram implantados jardins verticais com plantas suculentas que requerem baixo nível de irrigação. “Esses jardins denominados xerófitos, além de embelezar o ambiente, servem de modelo para a comunidade acadêmica e para os visitantes”, explicou a professora.

Elka: paisagismo adequado ao clima regional. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Jardins verticais foram implantados em diferentes áreas do campus. Foto: Elka Almeida/UFMG