UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » BU prepara-se para oferecer acesso on-line à bibliografia dos cursos de graduação
31 / jul / 2020
BU prepara-se para oferecer acesso on-line à bibliografia dos cursos de graduação

Investimento na compra de e-books é superior a R$ 2 milhões

Computador aberto em ambiente da Biblioteca Universitária: acesso a livros eletrônicos é multiusuário. Foto: Lucas Braga / UFMG

A pandemia do novo coronavírus impôs diversas limitações, mas a necessidade de adequação à nova realidade também proporciona oportunidades. Enquanto ainda não é possível retomar o atendimento presencial nas bibliotecas, a Biblioteca Universitária disponibilizará, a partir de meados de agosto, acesso on-line à bibliografia básica de todos os cursos de graduação. A medida é mais uma frente de preparação da UFMG para o ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de covid-19.

Se até pouco tempo atrás o acesso aos livros era restrito ao número de exemplares disponíveis, sendo necessário fazer reserva caso estivessem todos emprestados, o acesso às versões eletrônicas das obras é multiusuário. Isso significa que os milhares de e-books de diversas áreas do conhecimento adquiridos recentemente pela Biblioteca Universitária poderão ser acessados simultaneamente por toda a comunidade de usuários do Sistema de Bibliotecas.

Após estudo feito pelas 25 bibliotecas setoriais e avaliação de grupo de docentes, foram escolhidas plataformas de e-books que melhor atendem aos cursos de graduação e que oferecem conteúdo preferencialmente em português. O investimento é superior a R$ 2 milhões. A plataforma multidisciplinar Minha biblioteca, por exemplo, reúne bibliografia de mais de 250 cursos de graduação com conteúdos que abarcam as áreas de saúde, exatas, ciências sociais aplicadas, pedagogia, artes e letras. Já a Pearson oferece acervo de e-books em mais de 40 áreas. Foram adquiridos, ainda, e-books da Taylor & Francis, nas áreas de veterinária, humanidades e ciências sociais, e da ProQuest’s Arts E-book Subscription, com conteúdos em artes para a graduação e a pós-graduação.

Plataformas de e-books foram escolhidas com base em estudo feito pelas 25 bibliotecas setoriais. Foto: Carla Pedrosa / UFMG

Árvore do livro
Para suprir a demanda dos alunos do Colégio Técnico e do Centro Pedagógico por obras de literatura, foi adquirida a plataforma de leitura digital Árvore do livro, que disponibiliza mais de 20 mil títulos de todos os gêneros. Cada e-book literário poderá ser acessado simultaneamente, mediante solicitação de senha, por até 40 usuários da comunidade, compensando, com folga, a capacidade de atendimento do Espaço de Leitura instalado no prédio da Biblioteca Universitária. O ambiente está fechado por causa da pandemia. Assim que essa e as demais plataformas estiverem liberadas, cada biblioteca setorial organizará treinamentos para os usuários.

Outros serviços oferecidos remotamente
Por questão de segurança, as bibliotecas mantêm o atendimento remoto durante a quarentena. Os mais de 50 mil itens do acervo emprestados antes da pandemia estão com devolução e multas suspensas durante esse período.

O Sistema de Bibliotecas mantém, de forma remota, os serviços de comutação e normalização bibliográfica, elaboração de fichas catalográficas e emissão de “nada consta”. Para os alunos da pós-graduação, também oferece treinamentos on-line sobre o Portal de Periódicos da Capes e as bases de dados lá disponíveis, gerenciadores bibliográficos, ética na pesquisa, normas da ABNT, entre outros. Todas essas atividades são divulgadas nos perfis da Biblioteca no Instagram e no Facebook.

Tanto alunos da graduação quanto da pós-graduação podem contar, ainda, com orientação para realização de pesquisas pelo e-mail  setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br, telefone (31) 3409-4627 ou Skype Suporte à Pesquisa UFMG.

Protocolo sanitário
No início de junho, foi formada uma comissão para desenvolver estudos preliminares para a elaboração do protocolo sanitário para a Biblioteca Central e as demais unidades do Sistema de Bibliotecas. A comissão prevê, a princípio, cinco fases para o retorno do funcionamento das atividades presenciais nas bibliotecas. O atendimento presencial aos usuários será retomado apenas após o retorno das atividades acadêmicas presenciais da UFMG, que, por sua vez, só ocorrerá quando houver sinalização positiva das autoridades de saúde. A preparação para a retomada também prevê adequação dos ambientes das bibliotecas e treinamento dos seus servidores.