UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Bebida láctea desenvolvida no ICA combate subnutrição
22 / maio / 2017
Bebida láctea desenvolvida no ICA combate subnutrição

Bebida láctea teve eficácia comprovada em estudo. Lucas Braga/UFMG

 

Para ajudar a combater a subnutrição infantil e a anemia, uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias desenvolveu uma bebida láctea fermentada, de baixo custo. Os resultados do Projeto de Extensão “Desenvolvimento de Alimento Para Combate à Fome e à Subnutrição Infantil”, coordenado pelo professor Igor Brandi, foram apresentados nesse sábado (20), no Instituto de Ciências Agrárias. A bebida láctea foi ingerida diariamente, durante dois meses, por crianças de 11 famílias. O estado de nutrição dessas crianças foi acompanhado durante todo o período. O resultado foi um ganho de peso e de saúde para todos os participantes.

Além do baixo preço, o produto é considerado sustentável, pois utiliza o soro do leite, subproduto geralmente descartado pela indústria de laticínios que é rico em nutrientes. A bebida láctea fermentada desenvolvida por pesquisadores da UFMG ainda leva, em sua composição, ferro e polpas de frutos do Cerrado, como cajá, coquinho azedo, mangaba, tamarindo, umbu e cagaita. A variedade de espécies permite respeitar a safra dos frutos, o que garante preço mais acessível e fornecimento constante.

Além da apresentação do projeto, o evento “Ações e Alternativas Contra a Subnutrição Infantil” teve palestra sobre desnutrição infantil, ministrada pela professora da FASI e FUNORTE, Paula Karoline Soares Farias. A pesquisa foi tema de reportagem do Jornal O Tempo e da Rádio CBN.