UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne alunos de escolas públicas no campus
18 / out / 2023
20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne alunos de escolas públicas no campus

Estudantes participaram de atividades educativas no Sítio Saluzinho, Visitas Monitoradas e interações no Herbário Norte-Mineiro

Estudantes da E.E. Armênio Veloso em visita ao campus
Foto: Clívia Possobom I UFMG

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi marcada por visitas de estudantes de escolas de Montes Claros ao campus da UFMG. As turmas foram divididas em atividades para as quais as instituições de ensino se inscreveram.

Visitas Monitoradas e Herbário Norte Mineiro

Alunos visitaram setores ligados à temática da Biodiversidade
Foto: Clívia Possobom I UFMG

Alunos do ensino médio da Escola Estadual Armênio Veloso fizeram uma visita monitorada pelo campus com o tema Biodiversidade. A turma conheceu o setor de Olericultura, Hidroponia, Viveiro de plantas Ornamentais, Laboratório de Sementes, Horto Medicinal e o Herbário Norte Mineiro. Em cada setor, monitores abordaram a temática da visita ligadas a área proposta.

A turma também participou de atividades no Herbário Norte-Mineiro
Foto: Clívia Possobom I UFMG

A visita realizada durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi previamente agendada. Mas é possível fazer passeios guiados pelo campus durante todo o período letivo. O projeto de extensão Visitas Monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias – Campus Avançado da UFMG tem como objetivo apresentar o ICA à comunidade, contribuindo para uma maior divulgação e conhecimento do mesmo pela sociedade norte-mineira.
As escolas interessadas em visitar o campus devem entrar em contato pelo telefone (38) 2101-7790 ou pelo e-mail visitas.ica.ufmg@gmail.com . No agendamento, é definido o tema a ser abordado durante a visita.

Sítio de Saluzinho

Alunos do ensino fundamental em visita ao Sítio de Saluzinho
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

O contato com a natureza e o encontro entre saberes. É esta a proposta do Sítio de Saluzinho, espaço construído dentro da UFMG voltado para a educação ambiental. Alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Estadual Nereide Carvalho participaram de atividades no local junto a agricultoras familiares. “Aqui, o saber acadêmico, o saber tradicional e o saber ambiental dos agricultores familiares se encontram. Agricultores familiares que participam do projeto transmitem para as crianças os saberes relacionados à lida com a terra, as frutas, a natureza. A ideia fazer que tanto o saber quanto a vivência acadêmica entre para estas crianças e façam parte da vida dela”, explica a coordenadora do projeto, professora Flávia Galizoni.

A coordenadora do projeto, professora Flávia Galizoni e monitora de atividades
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

A turma foi dividida em quatro grupos:
– Oficina de tintas da natureza;
– Importância da cana de açúcar na alimentação;
– Plantas medicinais;
– Lavoura tradicional.

Os alunos ouviram atentos todas as explicações
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Os alunos ouviram atentos as explicações das agricultoras familiares, fizeram perguntas e participaram das atividades propostas. Muitos se surpreenderam com a possibilidade de usar corantes naturais para fazer pinturas. “Eu não sabia que era possível usar corante como tinta. Eu gostei muito de saber disso. Também vi como são feitos o açúcar, o álcool, o vinagre e a rapadura. Foi muito legal”, afirmou Kauã Jhonata, de nove anos.

Pintura de desenhos com corantes naturais
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

A atividade marca o retorno das ações no Sítio de Saluzinho. “Neste momento pós-pandemia foi muito bom retomar este encontro de saberes, de escolas e de gerações neste evento que é a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, afirma a professora Flávia Galizoni.
Instituições de ensino que desejem agendar uma visita podem entrar em contato pelo telefone: (38) 2101-7789.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)