O que é subnutrição?

A desnutrição se refere a deficiências, excessos ou desequilíbrios na ingestão de energia e/ou nutrientes de uma pessoa. O termo desnutrição se refere a 3 grupos amplos de condições:

  • Subnutrição: desnutrição, que inclui emagrecimento (baixo peso para a altura), atrofia (baixa altura para a idade) e baixo peso (baixo peso para a idade);
    Existem 4 sub-formas amplas de subnutrição: emagrecimento, retardo de crescimento, baixo peso e deficiências de vitaminas e minerais. A subnutrição torna as crianças, em particular, muito mais vulneráveis a doenças e morte.

    O peso baixo para a altura é conhecido como desperdício. Geralmente indica perda de peso recente e severa, porque uma pessoa não comeu o suficiente e / ou teve uma doença infecciosa, como diarreia, que a fez perder peso. Uma criança pequena que está moderada ou gravemente debilitada tem um risco aumentado de morte, mas o tratamento é possível.

    A baixa altura para a idade é conhecida como nanismo, é o resultado de desnutrição crônica ou recorrente, geralmente associada a más condições socioeconômicas, saúde e nutrição materna precárias, doenças frequentes e / ou alimentação e cuidados inadequados de bebês e crianças pequenas no início da vida. A baixa estatura impede que as crianças alcancem seu potencial físico e cognitivo. Uma criança abaixo do peso pode estar atrofiada, definhada ou ambos.
  • Desnutrição relacionada à micronutrientes, que inclui deficiências de micronutrientes (falta de vitaminas e minerais importantes) ou excesso de micronutrientes;

    As inadequações na ingestão de vitaminas e minerais, muitas vezes chamadas de micronutrientes, também podem ser agrupadas. Os micronutrientes permitem que o corpo produza enzimas, hormônios e outras substâncias essenciais para o crescimento e desenvolvimento adequados.

    A deficiência de Iodo, vitamina A e ferro representam uma grande ameaça à saúde e ao desenvolvimento das populações em todo o mundo, especialmente crianças e mulheres grávidas em países de baixa renda.
  • Sobrepeso, obesidade e doenças não transmissíveis relacionadas à dieta (como doenças cardíacas, derrame, diabetes e alguns tipos de câncer).
    Sobrepeso e obesidade ocorrem quando uma pessoa é muito pesada para sua altura. O acúmulo anormal ou excessivo de gordura pode prejudicar a saúde. O índice de massa corporal (IMC) é um índice de peso para altura comumente usado para classificar sobrepeso e obesidade. É definido como o peso de uma pessoa em quilogramas dividido pelo quadrado de sua altura em metros (kg / m²). Em adultos, o sobrepeso é definido como um IMC de 25 ou mais, enquanto a obesidade é um IMC de 30 ou mais.

    O sobrepeso e a obesidade resultam de um desequilíbrio entre a energia consumida (muito) e a energia gasta (muito pouco). Globalmente, as pessoas consomem alimentos e bebidas com maior densidade energética (ricos em açúcares e gorduras) e praticam menos atividades físicas.

    Já as doenças não transmissíveis relacionadas à dieta (DCNT) incluem doenças cardiovasculares (como ataques cardíacos e derrames, muitas vezes associadas à hipertensão), certos tipos de câncer e diabetes. Dietas não saudáveis e má nutrição estão entre os principais fatores de risco para essas doenças em todo o mundo.

Fonte: World Health Organization

A DESNUTRIÇÃO NO BRASIL

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) foi institucionalizado pela Lei Orgânica da Saúde que regulamentou o SUS e a vigilância nutricional como prática do sistema de saúde. É definido como o sistema de informações em saúde destinado à geração contínua de informações sobre o estado nutricional e o consumo alimentar da população atendida na rede de Atenção Primária à Saúde (APS).

Dados de relatórios públicos do Sisvan, segundo os índices Altura para idade (A/I) e Índice de Massa Corporal para Idade (IMC/I) de crianças menores que 5 anos, acompanhadas no e-SUS AB Atenção Básica, Bolsa Família, no ano de 2020, no Brasil.

Em relação ao estado nutricional de crianças menores que 5 anos, segundo o índice antropométrico A/I (Altura para Idade) cerca de 86,29% de crianças encontram -se com a altura adequada para idade, já 6,63% das crianças tem a altura muito baixa para idade e 7,08% tem a altura baixa para idade, principalmente nas regiões nordeste e norte.

Analisando-se os dados do estado nutricional conforme o índice do IMC/I, verificou-se que 58,75 % das crianças são eutróficas e cerca de 3,17% e 3,08% das crianças estavam com magreza acentuada e magreza. E o risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade entre as crianças estão entre 18,16%, 8,82% e 8,01%.

A DESNUTRIÇÃO NO MUNDO

Segundo a Organização Mundial da Saúde em (UNICEF, WHO, 2021), globalmente 149,2 milhões de crianças menores que 5 anos foram afetadas por déficit de crescimento em 2020.

Fonte:

UNICEF, WHO, W. B. G. Joint Child Malnutrition Estimates. Who, v. 24, n. 2, p. 51–78, 2021.

MOURAO, Ester et al. Tendência temporal da cobertura do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional entre crianças menores de 5 anos da região Norte do Brasil, 2008-2017. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 29, n. 2, e2019377, maio 2020.

SISVAN (saude.gov.br)