Como fazer o pedido de compra

O pedido de compra é composto de 2 etapas:

1. Cadastro de pedido de compra no Portal de Compras e Licitações do ICA – PCL.
  2. Cadastro de processo no SEI e envio.

Etapa 1 – Cadastro de pedido de compra no PCL

O usuário precisa ser cadastrado no PCL para ter acesso ao Painel Administrativo. Envie os dados abaixo para o email scompras@ica.ufmg.br e coloque no campo “assunto” o texto “Cadastro de usuário no PCL”.
Dados:

1. Nome completo
  2. CPF
  3. Telefone fixo
  4. Celular
  5. E-mail

Após o cadastro, o usuário receberá email contendo login e senha para acesso ao Painel Administrativo do PCL.

Acesso ao Painel Administrativo e cadastro do pedido de compra

Para acessar o Painel Administrativo é preciso fazer o login. Para acessar a página de login clique aqui. Informe usuário e senha recebidos por email e clique em “Entrar”. Siga as etapas abaixo para cadastrar o pedido de compra.

1. Clique em “Pedido de Compra” e acesse “Meus pedidos”
  2. Clique em “Cadastro de pedidos” e escolha material ou serviço.
  3. Preencha o formulário e clique em Salvar. O número do pedido será gerado. Não é necessário preencher todo o formulário para gerar o número do pedido. Caso queira terminar o preenchimento posteriormente, clique em Salvar.
  4. Para gerar o arquivo PDF, o pedido de compra deve ser concluído. Para tanto, acesse “Meus pedidos”, localize o número do pedido que quer concluir e clique em Alterar. Clique em Concluir pedido. Caso o pedido não possa ser concluído, uma notificação aparecerá avisando o que é necessário preencher.
    Nota: Para concluir o pedido é necessário cadastrar as Equipes (Planejamento e Fiscalização) e os Riscos.
  5. Uma vez que o pedido é concluído, na área “Meus pedidos” aparecerá o ícone PDF. Clique nele para gerar o arquivo PDF.
  6. Na janela que se abrir, clique em Gerar PDF no canto superior esquerdo do documento.
  7. Na janela de impressão, salve o arquivo como PDF.
  8. O pedido de compra está pronto para ser anexado no SEI.
Como gerar arquivo .html de planilha do excel (item 11.6 do Pedido de Compra)

O SEI não aceita anexar planilhas do excel. Para tanto é necessário salvar a planilha em formato html. Siga as etapas abaixo:

1. Após o preenchimento da planilha, clique em Arquivo. Clique em Salvar Como. Escolha a pasta onde a planilha será salva.
  2. Na janela que se abrir Salvar como, clique em Tipo. Escolha Página da Web. Em Nome do arquivo a extensão final deverá ser html. Se estiver só htm mude para html. Clique em Publicar.
  3. Na janela que se abrir Publicar como página da Web, clique em Escolher. Marque a planilha que será publicada (não escolha Pasta de trabalho inteira porque o SEI não aceita esse tipo de arquivo). Clique em Publicar.

Etapa 2 – Cadastro de processo no SEI e envio

Siga as etapas abaixo para cadastrar o pedido no SEI e enviar:

1. Iniciar processo no SEI do tipo Licitação: Pedido de Material ou Serviço.
  2. Incluir documento do tipo Pedido de Material ou Serviço e seguir as instruções de preenchimento dos itens 1, 2, 3, 4 (atentar para assinatura do Ordenador de Despesas – unidade SEI ICA-DIR-CH) e 6.
    Nota: Para participações em IRP gerenciadas por outra UASG (Central de Compras/DLO, Escola de Engenharia/UFMG, Ministério da Economia, etc), preencher apenas as colunas Item (o número do item deve manter referência ao item do processo original), Qtdd, Unid, Descrição (a descrição deve manter referência à descrição do processo original), Valor Unit. e Valor Total por Item (se disponíveis os valores na planilha original do processo).
  3. Anexar o pedido gerado na Etapa 1 em formato PDF.
  4. Anexar os orçamentos e demais documentos exigidos no pedido de compra. Os modelos de justificativas devem ser enviados em formato de Despacho com as devidas assinaturas.
    Nota: Para participações em IRP gerenciadas por outra UASG (Central de Compras/DLO, Escola de Engenharia/UFMG, Ministério da Economia, etc), não há necessidade de anexar os orçamentos, sendo esta uma atribuição do órgão gerenciador da IRP.
  5. Enviar o processo para ICA-SCO e aguardar a triagem do mesmo.
  6. Acompanhar a tramitação do pedido pelo SEI.

As dúvidas na execução das Etapas 1 e 2 devem ser encaminhadas para o email scompras@ica.ufmg.br.