O NEPSUI está localizado na Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Agrárias – ICA Campus Montes Claros. A equipe do NEPSUI é responsável por coordenar a Granja de Produção e Experimentação de Suínos (Setor de Suinocultura) localizado na Fazenda Experimental do ICA (FEHAN).
A suinocultura conta com uma completa infraestrutura para um sistema de produção de ciclo completo. Dentro das dependências da granja também estão localizados os Laboratórios de Metabolismo, Reprodução, Nutrição e Comportamento Alimentar, assim como a sala de aula e capacitação técnica. Anexo à granja está o laboratório de tratamentos de dejetos e resíduos que conta com biodigestores conectados diretamente ao sistema de drenagem de resíduos da granja para estudos em parceria com o setor de Engenharia Agrícola.
O rebanho de suínos da granja é composto por 40 fêmeas F1 de alto mérito genético (TN70® Topigs Norsvin), 10 fêmeas Large White puras (Linha Z® Topigs Norsvin), e ainda possuímos fêmeas puras das raças Piau e Duroc para produção do Porco do Cerrado, raça esta desenvolvida pelo NEPSUI e encontrado unicamente na nossa unidade. O rebanho conta ainda com reprodutores puros Landrace (Linha L® Topigs Norsvin), reprodutores puros Duroc e Piau, e reprodutores sintéticos comerciais (Talent®).
Setores da granja
Unidade para experimentação com suínos de ciclo completo com as seguintes instalações: maternidade, gestação, creche, crescimento e terminação, laboratório de reprodução de suínos, laboratório de metabolismo e digestibilidade (baias e gaiolas metabólicas) e sala de monitoramento.
Gestação
O setor de gestação é composto por duas instalações, uma chamada área de flushing/ inseminação e a outra gestação coletiva. Nesta primeira área as fêmeas desmamadas e marrãs recém introduzidas no rebanho são monitoradas e estimuladas para darem cio e serem inseminadas. As mesmas permanecem por volta de 35 dias neste setor até confirmarem prenhes via ultrassom. Uma vez confirmada a gestação, as mesmas são então transferidas para o setor de gestação coletiva. No setor de flushing as fêmeas são alimentadas de forma individual com comedouros individuais e bebedouros tipo chupeta individual com sistema de resfriamento da água de beber. Já no setor de gestação coletiva as fêmeas são alimentadas utilizando estações de alimentação automatizadas (Gestal 3g e Gestal Multi), identificadas individualmente por chips implantados nas orelhas, utilizando programas de nutrição de precisão buscando obter o máximo potencial genético com maior eficiência. Aos 110 dias de gestação as fêmeas são então transferidas para o setor de maternidade. O setor de gestação dispõe de 12 vagas no flushing e 40 vagas nas baias com sistema de automação. O setor dispõe ainda de câmeras instaladas para monitorar 24 h por dia o comportamento dos animais.
Maternidade
O setor dispõe de modelos de gaiolas de maternidade exclusivas desenvolvidas pelo NEPSUI chamadas de CLMov (Cela de livre Movimentação; Patente UFMG). Estas gaiolas são únicas e inovadoras que atendem as necessidades de bem-estar tanto da fêmea como dos leitões. As mesmas têm flexibilidade para abertura e livre movimentação da fêmea durante qualquer momento da fase lactacional, potencializando assim a habilidade materna das reprodutoras. Neste setor todas as celas parideiras são monitoradas 24 h por câmeras para estudos de comportamento tanto das fêmeas como dos leitões. O setor de maternidade também dispõe de sistemas de alimentação automatizados (Gestal Solo) que permitem estudar a cinética de comportamento alimentar das fêmeas durante esta fase importante e bebedouros tipo chupeta individual com sistema de resfriamento da água de beber.
Creche
O setor de creche é composto por 30 gaiolas suspensas com piso 100% piso plástico, comedouros semiautomáticos de chapa metálica com capacidade para 3 animais/ gaiola. Cada gaiola é monitorada individualmente por câmeras 24 h e o sistema de fornecimento de água é 100% acoplado a 03 dosificadores independentes. As gaiolas também apresentam uma configuração de construção que permite realizar estudos de preferência alimentar com até 05 comedouros de forma simultânea. Os animais permanecem nesta fase dos 24 dias (idade de desmame) até os 70 dias de idade.
Reprodução
Laboratório de Reprodução completamente equipado (microscópios de contraste e demais equipamentos para IA) para estudos com qualidade de sêmen e inseminação. Para estudos de qualidade de sêmen dispomos de 08 machos reprodutores de alto TSI – Puros (Duroc, Landrace Norsvin, Piau) e comerciais (Traxx e Talent – Topigs Norsvin).
Engorda
O setor de engorda é divido em três unidades, unidade ICA para engorda dos animais produzidos e vendidos pelo Campus e para o projeto do Porco do Cerrado; e uma segunda e terceira unidade parceira de pesquisas localizada no IFNMG/ Januária e na UNIMONTES/ Campus Salinas onde dispõe de unidades de engorda experimental com 30 baias com piso compacto, comedouros SUIN semiautomáticos, com capacidade para 5 animais/baia, 150 animais total. Além destas engordas, o Campus IFNMG/ Januária ainda dispõe de um abatedouro com frigorifico para estudos de rendimento e cortes.
Metabolismo
O laboratório de metabolismo e digestibilidade dispõe de 10 gaiolas metabólicas para coleta total e 10 baias de digestibilidade para animais com cânula ileal sendo possível o alojamento de animais dos 30 até os 100 kg.
Sala de monitoramento
O setor ainda dispõe de uma sala de monitoramento em tempo real de todas as instalações por câmeras e por computadores onde estão conectados todos os sistemas de alimentação automatizada. Nesta sala de monitoramento dispomos ainda de um equipamento utilizado exclusivamente para estudos e análises do comportamento animal utilizando o sistema Noldus Ethovision Observer XT.