UFMG | Campos Montes Claros
Home » Pós-Graduação » Mestrado em Ciências Florestais
Mestrado em Ciências Florestais

O curso de Mestrado em Ciências Florestais almeja ampliar a capacitação dos bacharéis formados em cursos de graduação correlatos à área florestal, de modo a gerar conhecimentos nas áreas de silvicultura e sistemas agroflorestais, manejo de florestas de produção e nativas, tecnologia de produtos madeireiros e não madeireiros e recuperação de áreas degradadas. Os esforços das pesquisas realizadas no curso se concentrarão na avaliação crítica do modelo atual de atividade florestal e na proposição de alternativas e estratégias de ação frente aos desafios enfrentados para o desenvolvimento de uma economia produtiva sustentável nas áreas abrangidas pelo semiárido.

Destina-se ainda, a proporcionar uma formação científica ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de ensino, pesquisa e inovação tecnológica na área de Recursos Florestais. Assim, o curso possui uma única área de concentração, a mesma do eixo temático do curso, ou seja, Recursos Florestais, com duas linhas de pesquisa: “Silvicultura no semiárido” e “Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais”. A área de concentração do programa prevê a realização de estudos e pesquisas em áreas de florestas nativas e plantadas, buscando a conservação, a gestão e o manejo com o desenvolvimento de tecnologias para a industrialização e utilização sustentável dos recursos florestais.

As linhas de pesquisas definidas para o curso foram propostas buscando coerência e consistência entre: estrutura curricular; projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes e suas respectivas áreas de atuação; a área de concentração do curso proposto; e o perfil profissional almejado.

1) Silvicultura no semiárido
Visa desenvolver pesquisas que aprimorem métodos e técnicas silviculturais para a exploração das florestas plantadas e, recuperação e conservação das formações vegetacionais naturais nas regiões semiáridas. Nesse contexto, as investigações científicas abrangerão estudos com a implantação, condução e proteção de povoamentos florestais, em monocultivos ou na forma de sistemas agroflorestais e em recuperação de áreas degradadas.

2) Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais
Visa desenvolver pesquisas que propiciem o melhor aproveitamento dos recursos florestais considerando diferentes aspectos do manejo florestal em regiões com predominância de déficit hídrico. Tratará de estudos nas áreas de mensuração e manejo, ergonomia, colheita e transporte, propriedades, usos e industrialização dos recursos florestais, além do planejamento e otimização de processos e atividades florestais.

Secretaria
Responsáveis: Maria Clara Gonçalves Madureira e Edvaldo Souza Silva
Telefone: (38) 2101-7748 / (38) 2101-7759
Email: secpg@ica.ufmg.br
Atendimento: 08h às 11h e 14h às 16h.

As disciplinas serão ministradas no Campus Universitário de Montes Claros. A relação das disciplinas é direcionada a atender os objetivos do curso, dando embasamento para que o profissional formado tenha o perfil almejado no curso de mestrado.

As disciplinas ofertadas integram uma grade curricular específica para atendimento das duas linhas de pesquisa propostas, dando suporte para o pleno desenvolvimento de atividades acadêmicas e de investigações científicas no contexto a qual se propõe, a saber, o semiárido. Para tanto, as disciplinas possuem em síntese uma abrangência específica para a silvicultura e manejo de florestas de produção e das formações vegetacionais naturais, e também na recuperação de áreas degradadas por meio de uma exploração sustentável por meio da tecnologia florestal em áreas sujeitas ao déficit hídrico.

O acadêmico deverá cursar 24 créditos para integralização curricular, sendo 10 (dez) obrigatórios e 14 (quatorze) optativos, cada crédito corresponde a uma carga horária de 15 horas. As disciplinas oferecidas serão comuns para todas as linhas de pesquisa.

Ressalta -se que todas as disciplinas ofertadas serão disponibilizadas para os discentes das duas linhas de pesquisa, cabendo ao discente juntamente com o comitê orientador a definição e organização de seu plano de estudos das disciplinas optativas a serem cursadas, inclusive disciplinas ofertadas por outros cursos de mestrado da UFMG, de modo a estruturar sua formação pós-graduada.

As disciplinas obrigatórias compreenderão os Seminários I e II, ambas com dois créditos, Metodologia Científica também com dois créditos e Métodos Estatísticos aplicados às Ciência Florestais, com quatro créditos. As disciplinas de Seminários I e II objetivam desenvolver nos pós-graduandos as habilidades de apresentação, tanto textual como oral, de seminários e ou palestras sobre assuntos de cunho cientifico relacionados às Ciências Florestais. A disciplina de Seminário I propõe a apresentação da metodologia do projeto de pesquisa e de temas livres e atuais. Para a conclusão dessa atividade, o mestrando deverá apresentar formalmente o projeto de sua dissertação para análise e discussão. Na disciplina de Seminário II, o discente promoverá a apresentação de parte de seus resultados na forma de um artigo científico, com apresentação e arguição oral.

Além das disciplinas de Seminários, são consideradas atividades obrigatórias a produção acadêmica e a defesa de dissertação, entretanto estas atividades não são geradoras de créditos. O discente deverá estar matriculado nessas atividades para proceder a defesa de dissertação.

Itens da grade curricular – versão 2019/1

Corpo docente 

A equipe de professores permanentes do curso é formada por 13 docentes. É multidisciplinar com experiência nas áreas de mensuração, manejo, colheita, transporte, planejamento e otimização florestal; fitossanidade, silvicultura, sistemas produtivos integrados, produção vegetal e recuperação de áreas degradadas; ciência e tecnologia da madeira; ecologia; entre outras.

Qualificação

Todos os professores são doutores, sendo as titulações obtidas em importantes universidades brasileiras. Segue abaixo relação dos docentes por linha de pesquisa do curso de mestrado.

Docente e-mail Áreas de atuação Currículo Lattes
Silvicultura do Semiárido
Demerson Arruda Sanglard sanglard@ufmg.br

 

Genética e Melhoramento http://lattes.cnpq.br/7417873079167401
Glauciana da Mata Ataíde glauciana@ufsj.edu.br Sementes e Viveiros Florestais, Sistemas Silviculturais e Ecofisiologia Florestal http://lattes.cnpq.br/8001032010519406 
Leandro Silva de Oliveira lsoliveira@ufmg.br Silvicultura Clonal http://lattes.cnpq.br/7112647732774200
Leonardo David Tuffi Santos ltuffi@ufmg.br Manejo de Plantas Daninhas e Sistemas Integrados de Produção http://lattes.cnpq.br/6075904912928109
Nilza de Lima Pereira Sales nsales@ufmg.br Recuperação de Ecossistemas Degradados e Patologia Florestal http://lattes.cnpq.br/4555223077967974
Pedro Guilherme Lemes Alves pedroglemes@ufmg.br Entomologia Florestal http://lattes.cnpq.br/9084738737031091
Rodinei Facco Pegoraro rodinei@ufmg.br Solos e Nutrição Mineral de Plantas http://lattes.cnpq.br/0267562971837

Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais

Carlos Alberto Araújo Júnior carlosaraujo@ufmg.br Pesquisa Operacional e Inteligência Artificial http://lattes.cnpq.br/3427164673497124
Christian Dias Cabacinha cabacinha@ufmg.br Mensuração Florestal http://lattes.cnpq.br/7626216490380053
Edy Eime Pereira Baraúna ebarauna@ufmg.br Tecnologia da Madeira http://lattes.cnpq.br/3160416445274012
Marina Donária Chaves Arantes mdonariac@ufsj.edu.br Processamento e utilização da madeira http://lattes.cnpq.br/4778014120675
Rúbia Santos Fonseca rubiafonseca@ufmg.br Dendrologia e Fitossociologia http://lattes.cnpq.br/2359831159655738
Stanley Schettino schettino@ufmg.br Ergonomia, Colheita e Transporte Florestal http://lattes.cnpq.br/8972308303810680
Talita Baldin talitabaldin@ica.ufmg.br Tecnologia de produtos florestais http://lattes.cnpq.br/3775067422694

GRU (Guia de Recolhimento da União)

Instruções para emissão de GRU (Processo Seletivo)

Taxas para emissão de documentos


Formulários, Requerimentos e Outros procedimentos

Formulário de Solicitação de Manutenção de Equipamento

Formulário de Solicitação de Material de Consumo

Formulário de Solicitação de Pagamento de Taxa de Publicação

Formulário de Solicitação de Pagamento de Tradução de Publicação

Formulário de Solicitação de Participação em Eventos Discentes

Formulário de Solicitação de Participação em Eventos Docentes

Formulário de Solicitação de Passagens e Diárias – Membros Externos

Termo de Autorização de Depósito de Trabalho Acadêmico

Autodeclaração de Pessoa com Deficiência

Formulário de Solicitação de Condições Especiais para a Realização da Prova

Modelo de Relatório Médico

Declaração de Autorreconhecimento Indígena

Declaração de Lideranças Indígenas

Declaração de Residência em Territórios Indígenas

Formulário de Indicação de Local de Prova

Declaração de conferência de ficha catalográfica

Formulário de acerto de matrícula

Modelo de comprovação da realização do estágio em docência

Procedimento para pagamento de taxas 2a via diploma

Requerimento de primeira matrícula

Requerimento de registro de diploma prioritário

Termo de autorização relativo ao depósito e disponibilização de trabalhos-acadêmicos no RI-UFMG

Declaração de revisão de referências

Declaração do orientador

Declaração de revisão de português

Declaração de revisão de inglês

Declaração de originalidade

Formulário de aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas no ICA

Formulário de aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas fora do ICA

 

Normas, Regulamentos, Critérios e Outras Informações

Regulamento do Mestrado em Ciências Florestais

Critérios para utilização dos recursos – PROAP

Resolução 001_Normas para alocação de bolsas

Resolução 002_Normas para aproveitamento de créditos

Resolução 003_Comissão permanente de seleção

Resolução 004_Normas para entrega de documentos após defesa

 

Procedimentos e orientações após defesa de dissertação

Modelo Ilustrativo de Capa

Resolução  004/2021

Modelo ofício para entrega dissertação durante Pandemia COVID-19

 

Projeto de Pesquisa

Formulário de Registro de Atividade de Pesquisa PPGCF

Modelo Projeto de Dissertação

Auxílio Estudante – Solicitação e Prestação de Contas

Formulário de Solicitação de Auxílio ao Estudante

Formulário de Prestação de Contas de Auxílio ao Estudante

PROCESSO SELETIVO 2021/2 

Resultado Final – Edital Regular 2021/2

Cronograma das entrevistas – 2021/2

Resultado da Primeira Etapa – 2021/2

Inscrições Homologadas 2021/2

Edital Regular 2021/2

Edital Suplementar 2021/2

 

PROCESSO SELETIVO 2021/1 

Resultado Disciplinas Isoladas 2021/1

Edital Disciplinas Isoladas 2021/1

Resultado Final – Edital 2021/1 Ampla concorrência e reserva de vaga

Resultado da Primeira Etapa – 2021/1

Agenda de Entrevistas – 2021/1

Inscrições Homologadas – Processo Seletivo 2021/1

Edital Regular – 2021/1

Edital Suplementar – 2021/1

 

ATA DE SELEÇÃO DE DOCENTES PPGCF 2020

Ata Selecao de Docentes PPGCF

 

PROCESSO SELETIVO 2020/2 

Resultado – Edital Disciplinas Isoladas 2020/2

Edital Disciplinas Isoladas – 2020/2

 

PROCESSO SELETIVO 2020/1

Resultado Final – Edital 2020/1 Vagas remanescentes

Retificação – Resultado Avaliação Curriculum e Projeto de Pesquisa/Vagas remanescentes

2ª Retificação – Inscrições Homologadas/Vagas remanescentes

Resultado Avaliação Curriculum e Projeto de Pesquisa – Vagas remanescentes

Retificação – Inscrições Homologadas/Vagas remanescentes

Cronograma – vagas remanescentes

2a Retificação – vagas remanescentes

Resultado Disciplinas Isoladas – 2020-1

Edital Disciplinas Isoladas  – 2020/1

Resultado Final

Resultado Avaliação do Curriculum Vitae

Resultado Avaliação Escrita de Conhecimentos Específicos

Locais de prova

Retificação – Inscrições Homologadas

Inscrições Homologadas

Retificação do Edital Regular 2020/1

Edital Regular 2020/1

Edital Suplementar 2020/1

 

O Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias (CPCA) é um complexo formado por laboratórios multiuso e área de uso comum para utilização compartilhada pelos projetos do mestrado. Tais laboratórios permitem investigações mais aprofundadas, favorecendo a formação de pessoal mais qualificado e a geração de tecnologias de grande impacto regional.

 

O Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias abriga, dentre outros, os seguintes laboratórios, os quais serão utilizados para pesquisas em nível de mestrado: 

1- Laboratório de Mensuração e Manejo Florestal – Laboratório criado em 2017 para pesquisas sobre mensuração florestal e ecologia e manejo de florestas plantadas e nativas. Possui equipamentos para coleta de dados tais como sutas, clinômetros e vertex, além de computadores, impressora e acesso à rede mundial de computadores.

2- Laboratório de Melhoramento Florestal – Criado em 2017, tem como principal objetivo integrar estudos de melhoramento genético e de clonagem de espécies florestais tolerantes ao déficit hídrico e com potencial silvicultural para a região norte de Minas Gerais. As pesquisas a serem desenvolvidas no respectivo laboratório envolverão o melhoramento florestal de espécies florestais para as condições de semiáridas, combinadas com as áreas de propagação vegetativa de plantas, biologia molecular, geoprocessamento, tecnologia da madeira, entomologia e patologia florestal.

3- Laboratório de Patologia Florestal – Tem como principais atividades a realização pesquisas em Microbiologia Florestal e Patologia Florestal, desenvolvendo-se trabalhos nas linhas de diagnose e manejo de doenças de importância florestal, em espécies nativas do cerrado e mata seca e de espécies exóticas.

4- Laboratório de Pesquisa Operacional e Modelagem Florestal – Objetiva o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à aplicação de métodos quantitativos para resolução de problemas florestais, incluindo técnicas de análise de regressão, geoestatística, pesquisa operacional e inteligência artificial. Conta com estrutura composta por computadores de última geração para desenvolvimento dos trabalhos, além de equipamentos para coleta de dados em campo.

5- Laboratório de Biotecnologia – Criado em 2015, concentrando-se em Análises Genômicas e Cultura de Células e Tecidos Vegetais. As principais linhas de pesquisa são: “Melhoramento Genético para Estresses Bióticos e Abióticos Contextualizados ao Semiárido” e “Cultivo in Vitro e Expressão Gênica de Plantas”. As atividades visam solucionar problemas associados aos princípios da genética e melhoramento de plantas, além da fisiologia e da tecnologia de sementes, todos estes conjugados a técnicas de Biologia Molecular.

Além dos laboratórios do CPCA o curso de mestrado conta ainda com a seguinte infraestrutura laboratorial: 

6- Laboratório de Manejo Florestal – Laboratório criado para o ensino de temas relacionados ao manejo florestal, tanto de florestas plantadas como de florestas naturais. Também é utilizado para pesquisas nas linhas de mensuração e manejo florestal, pesquisa operacional e inteligência artificial. É composto por 14 computadores.

7- Laboratório de Produtos Florestais I – Laboratório criado em 2016 visando o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de produtos madeireiros. As principais pesquisas desenvolvidas no local são relacionadas à caracterização tecnológica, processamento mecânico e secagem da madeira, além de estudos na área de energia da biomassa florestal. Equipamentos para o processamento mecânico secundário, forno de carbonização e para análise da qualidade da madeira estão neste laboratório. O Laboratório conta com uma área de aproximadamente 300 m², dividido em dois galpões, escritório, sala para análise física da madeira, sala de aula, cozinha e banheiros.

8- Laboratório de Produtos Florestais II – Laboratório criado em 2016 visando o desenvolvimento de pesquisas na área de produtos madeireiros. As principais pesquisas desenvolvidas no local são relacionadas à biodegradação da madeira, preservação da madeira e testes de toxidez com cupins e fungos em madeiras com resistência natural e/ou tratadas com produtos químicos. Estruturas para ensaios de alimentação forçada e preferência alimentar para cupins e fungos, tanques e aparato à vácuo para impregnação de preservativos, caixas simuladoras de degradação madeira pelo solo e máquina climática estão neste laboratório. O Laboratório conta com uma área de aproximadamente 137 m², dividido em escritório, sala para análise da madeira e banheiros.

9- Laboratório de Sementes Florestais – O Laboratório de Análise de Sementes (LAS – ICA/UFMG) foi criado em 2001, visando o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Produção e Tecnologia de Sementes. As principais linhas de pesquisa desenvolvidas no local são de adequação e desenvolvimento de metodologias que permitam a avaliação da qualidade física, fisiológica, genética e sanitária de lotes de sementes; estudos relativos à produção e fisiologia do desenvolvimento e deterioração de sementes; beneficiamento, secagem e armazenamento de sementes, além do desenvolvimento de tecnologias agroecológicas e da validação de conhecimento de populações tradicionais, da multiplicação e conservação de sementes crioulas. O Laboratório está localizado no Bloco A do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, no Campus Montes Claros.

10- Herbário Norte Mineiro – O Herbário Norte Mineiro (MCCA), fundado em 2016, constitui-se de uma coleção biológica que visa documentar a biodiversidade vegetal da região norte de Minas Gerais e dar suporte ao ensino e pesquisa na área da Biologia Vegetal. Essa coleção é responsável pelo tombamento de espécimes vegetais, testemunho de pesquisas científicas e envio de materiais para a correta identificação por especialistas. O MCCA está localizado no Bloco A do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Campus Montes Claros.

11- Laboratório de Apicultura – No local, são desenvolvidas atividades de manutenção do apiário do ICA/UFMG; armazenamento de equipamentos e indumentária apícola; retirada, processamento e engarrafamento do mel; atividades de pesquisa e extensão.

12- Laboratórios de Informática – Os laboratórios de informática têm o objetivo de disponibilizar a infraestrutura necessária para as disciplinas que incluem o uso de programas de computador em suas ementas. Atualmente, o ICA conta com dois Laboratórios de Informática, sendo um deles composto por 30 máquinas, localizado no bloco A, e outro com 45 máquinas, localizado no bloco D.

13 – Laboratório de Biologia e Manejo de Plantas Daninhas – O laboratório foi criado em 2010, visando principalmente o desenvolvimento de pesquisas e o apoio às atividades de ensino e extensão nesta área específica. O Laboratório é a principal estrutura de apoio ao Grupo de Pesquisa “Plantas Daninhas: biologia, manejo integrado e tecnologia de aplicação de herbicidas”, que busca o desenvolvimento de pesquisas e a formação profissional qualificada em sistemas de produção agrícola. As principais linhas de pesquisa do grupo são: Biologia de Plantas Daninhas, Interação Herbicida x Planta x Ambiente, Manejo integrado de plantas daninhas e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Ainda, o Instituto de Ciências Agrárias possui os seguintes laboratórios com equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento de pesquisas no Mestrado em Ciências Florestais:

  • Laboratório de Análise de Resíduos para Aproveitamento Agrícola;
  • Laboratório de Botânica;
  • Laboratório de Bromatologia;
  • Laboratório de Entomologia;
  • Laboratório de Microbiologia;
  • Laboratório de Anatomia e Dendrologia;
  • Laboratório de Microscopia;
  • Laboratório de Plantas Medicinais;
  • Laboratório de Propagação de Plantas;
  • Laboratório de Sementes;
  • Laboratório de Solos.