UFMG | Campos Montes Claros
Home » Grupos de Estudos
Grupos de Estudos

GRUPOS DE ESTUDOS DO ICA

Os Grupos de Estudos do Instituto de Ciências Agrárias têm como objetivo o desenvolvimento de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, seletiva ou cumulativamente, reunindo professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de servidores técnico-administrativos.

Consulte aqui a relação atualizada dos Grupos de Estudos da Unidade. 

Regulamentação (Acesse aqui o Regimento do ICA e a Resolução 02/2017)  
Os Grupos de Estudos na Unidade são regulamentados pelo Regimento do ICA, Art. 20 a 23, e pela Resolução 02/2017, de 20/06/2017.

 

Como criar um Grupo de Estudos ( Acesse aqui o formulário de criação)
O docente interessado deverá:

– Abrir processo no SEI (não há processo específico para o assunto. Sugestão: “Administração: Criação e atuação de comissão…”);

– Inserir formulário próprio;

– Inserir solicitação de criação à Congregação;

– Enviar o processo para a unidade ICA-DIR;

– Aguardar emissão de Parecer por parte da Congregação da Unidade.

 

Como atualizar informações dos grupos (Acesse aqui o formulário de atualização de membros)
– No caso de atualização de membros: preencher formulário de atualização e juntá-lo ao processo criado para o seu grupo;

– No caso de eleição de coordenação: realizar eleição e registrar em ata, que deverá ser juntada ao SEI em PDF ou gerada no próprio sistema;

– Após inserir as atualizações, o coordenador deverá notificar a Diretoria, enviando o processo para a unidade ICA-DIR.

Obs: A inclusão de membro externo ocorre mediante apreciação da Congregação da Unidade (o coordenador deverá enviar solicitação no próprio processo, dirigida ao Presidente da Congregação).

 

Relatório de Gestão ( Acesse aqui o modelo de relatório)
O relatório de gestão de grupos de estudos deverá ser submetido à Congregação da Unidade, em até 30 dias após o término do mandato da Coordenação, nos termos da Resolução ICA 02/2017, de 20/06/2017. O documento deverá ser anexado ao processo SEI pertinente ao grupo e remetido para a unidade ICA-DIR.

 

Como reativar um grupo de estudos
Grupos extintos pela Congregação ou encerrados por solicitação dos coordenadores poderão ser reativados mediante submissão de proposta do interessado à Congregação e atendimento das devidas atualizações, nos termos da Resolução 02/2017. A solicitação deverá ser realizada por meio do mesmo processo de criação do grupo.

 

Como encerrar um grupo de estudos
O interessado deverá enviar comunicado com justificativa via processo SEI (mesmo processo de criação do grupo), destinado ao presidente da Congregação. O processo deverá ser remetido para a unidade ICA-DIR.

 

Emissão de declarações ( Acesse aqui o passo a passo)
– A emissão de declaração para alunos é feita via SEI. O Coordenador gera o documento no processo, assina e solicita a validação da Diretoria. A Diretoria somente valida declarações de alunos cujos nomes constem nos processos dos respectivos Grupos de Estudos registrados na Unidade.

– A emissão de declaração para Coordenadores é feita pela Diretoria, também via processo SEI.