UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » ICA estreia o projeto Intervalo Cultural com show de A Outra Banda da Lua
21 / maio / 2018
ICA estreia o projeto Intervalo Cultural com show de A Outra Banda da Lua

O projeto vai apresentar, uma vez ao mês, diferentes manifestações culturais

A Outra Banda da Lua se apresenta na próxima quarta-feira, 23, às 12h, no gramado do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. O show marca a estreia do Intervalo Cultural, projeto vinculado à Diretoria de Ação Cultural da UFMG, cuja proposta é oferecer um espetáculo artístico todo mês, durante o período letivo. O show é gratuito e aberto ao público externo.

A iniciativa visa contemplar as mais diferentes manifestações e diversidades culturais, como performances de dança e teatro, apresentações musicais de diferentes estilos (maracatu, blues, jazz, congado, etc.), stand up e várias outras linguagens artísticas. “Sempre prezando pela diversidade cultural, consolidação e promoção da cultura local e a integração entre o ambiente acadêmico e a população de Montes Claros”, afirma a coordenadora do projeto, Daiane Coutinho.

A proposta é que as apresentações aconteçam sempre na última quarta-feira de cada mês, no intervalo entre os turnos matutinos e vespertinos, possibilitando à maioria dos estudantes o contato com as artes e a cultura.

A partir do segundo semestre, a seleção das atrações acontecerá por meio de chamadas públicas à comunidade montesclarense. “O objetivo é realizar um levantamento prévio de artistas locais, divulgar o ICA e trazer a população para dentro do campus Montes Claros, ao mesmo tempo em que realizamos uma apresentação da identidade cultural da cidade à comunidade acadêmica”, explica Coutinho.

A Outra Banda da Lua

A banda montesclarence estreia as apresentações do Intervalo Cultural nesta quarta. Foto: Thiago Botelho

Natural de Montes Claros, A Outra Banda da Lua representa a diversidade cultural na música através da mesclagem entre diversos estilos retrôs e contemporâneos, como o mangue beat, black music pop e a música vanguardista paulistana, movimento cultural entre 1979 e 1985. Desde 2015, têm despontado no cenário musical com grande notabilidade na região.

Com inspirações em Gal Costa, Jorge Ben, Jorge Mautner, Raízes, Novos Baianos, Tom Zé, a banda mistura ritmos e harmonias à singularidade dos vocais de Marina Sena. No repertório, estão composições autorais, com contribuição de todos os membros do grupo: Edson Lima (guitarra), Mateus Sizílio (bateria), Matheus Bragança (baixo) e o multi-instrumentista, André Oliva.

Muitas Culturas nos Campi

Muitas Culturas nos Campi é uma realização da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC). O projeto tem como objetivo principal promover a articulação, interação e  interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à DAC, potencializando a integração das ações artístico culturais da UFMG. A programação gratuita, diversificada e de  qualidade, é apresentada em forma de circuito cultural em diversas unidades da Universidade.  A ideia é promover o intercâmbio das expressões culturais locais e regionais com a  comunidade artística e acadêmica. São realizadas apresentações, oficinas, cursos e mini‐cursos, palestras, exposições, instalações, residências artísticas, ciclos de debates, entre outros. Diferentes  linguagens  artísticas  como  teatro,  dança,  música,  poesia,  performances  e  intervenções,  integram a comunidade acadêmica aos artistas e aos grupos diversos,  incluindo‐se dentre eles os provenientes dos segmentos historicamente excluídos.

Atualmente, o Muitas Culturas é composto por sete projetos: Quarta Doze e Trinta, Ao Cair da Tarde (ambos no Campus Pampulha da UFMG), Quinta Cultural (no Campus Saúde da UFMG), Baixo Centro En(Cena) (no Centro Cultural UFMG), Multiverso (no Espaço do Conhecimento UFMG), Perspectiva (no Conservatório UFMG) e Intervalo Cultural (no ICA Montes Claros). Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

“A Outra Banda da Lua” – Intervalo Cultural

Data: 23/05/2018

Horário: 12h

Local: Gramado do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) – campus Montes Claros da UFMG