UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » UFMG em Montes Claros tem uma vaga para bolsista professor de inglês
05 / jun / 2018
UFMG em Montes Claros tem uma vaga para bolsista professor de inglês

O profissional vai atuar no Programa Idioma Sem Fronteiras, que inicia no próximo semestre

Pela primeira vez, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da UFMG em Montes Claros, vai oferecer cursos por meio do Programa Idioma Sem Fronteiras (IsF). Para dar início às atividades, a instituição divulga edital de processo seletivo para contratação de professor bolsista de língua inglesa. As inscrições ficam abertas das 12h do dia 5 de junho até as 12h do dia 21 do mesmo mês.

O profissional vai atuar no campus, com dedicação de 20 horas semanais, ministrando aulas para três turmas. As aulas estão previstas para iniciarem no próximo semestre letivo. O processo seletivo é para uma vaga de bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na modalidade de professor. Por intermédio dessa, além de capacitação para a internacionalização, o professor receberá uma  bolsa  mensal  equivalente  aos  valores  da  bolsa  de  Mestrado.

O professor de inglês do ICA e coordenador da iniciativa no campus, Gustavo Leal Teixeira, explica que o projeto será contínuo e vai oferecer cursos de acordo com a demanda observada. “A gente tem uma demanda muito forte de qualificação em inglês. Então, estamos tentando prover ao máximo essas necessidades”, disse. De acordo com Gustavo, o planejamento das primeiras turmas ainda está em andamento, mas a proposta é oferecer cursos para pessoas que já tenham cursado o My English Online e feito provas de Test of English as a Foreign Language (TOEFL).

Inscrições

Os candidatos devem se inscrever pelo formulário online e enviar documentação pessoal por e-mail, para o endereço: lealtex@gmail.com. Os documentos e mais informações estão detalhados no edital (arquivo em PDF, ao fim do texto). Podem se candidatar alunos matriculados em cursos de licenciatura em Letras – Inglês, que possam atuar presencialmente nas atividades semanais do Programa; profissionais licenciados em língua inglesa, desde que não possuam vínculo empregatício. É necessária comprovação de proficiência em língua inglesa.

Serão avaliados o currículo escolar e profissional, a pontuação no teste de proficiência e o desempenho em entrevista em inglês, de caráter eliminatório. A entrevista está agendada para o dia 25 de junho, a partir das 8h.

A iniciativa é oferecida em parceria com a Faculdade de Letras da UFMG e o bolsista também terá a oportunidade de continuidade de sua formação. “Esse profissional vai trabalhar comigo o desenvolvimento da disciplina, estará se qualificando, assim como contribuindo para a qualificação do campus em relação ao inglês”, comentou Gustavo.

O Programa Idioma Sem Fronteiras (IsF)

Idioma Sem Fronteiras é um programa do Ministério da Educação, que visa contribuir para a formação inicial e continuada e para a capacitação em idiomas de estudantes, professores e corpo técnico-administrativo das instituições de ensino superior, e de professores da rede pública de Educação Básica, além de oferecer formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa.

Leia o edital na íntegra: nº 001/2018 – Processo Seletivo Simplificado de Bolsista Capes na Modalidade de professor isf para atuar no Núcleo de Línguas (NUCLI-IsF) do programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF).