UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Diretoria do campus se reúne com superintendente regional de ensino
14 / ago / 2023
Diretoria do campus se reúne com superintendente regional de ensino

Reunião teve como objetivo aproximar Unidade Acadêmica e comunidade escolar

Da esquerda para a direita: o diretor do campus Montes Claros, Hélder dos Anjos Augusto; a diretora administrativa e financeira da Superintendência Regional de Ensino, Ingrid Eloise Alves; a superintendente regional de ensino Maria Levimar Tupinambá; e o vice-diretor da Unidade Acadêmica, Alcinei Místico Azevedo
Foto: Acervo Diretoria ICA I UFMG

Na última semana, a superintendente regional de ensino, Maria Levimar Tupinambá, visitou o campus da Universidade Federal de Minas Gerais em Montes Claros para uma reunião com a diretoria da instituição. Durante o encontro, o diretor Hélder dos Anjos Augusto e o vice-diretor Alcinei Místico Azevedo falaram sobre atividades desenvolvidas na Unidade Acadêmica ligadas a instituições da educação básica.
A nova forma de ingresso na universidade, proposta pela UFMG, por meio do vestibular seriado foi um dos temas propostos. A ideia inicial é conciliar o Enem e um vestibular seriado, com a aplicação de exames nos três anos do ensino médio. O objetivo principal é fortalecer a aproximação com a educação básica. A expectativa é que os exames possam ser aplicados em dezembro de 2024, para alunos do primeiro ano do ensino médio.
A edição da Mostra Sua UFMG no campus Montes Claros também foi abordada junto à superintendente regional de ensino. O evento, realizado anualmente no campus Pampulha, apresenta a estudantes do ensino médio, cursos de graduação oferecidos pela UFMG. Além da estrutura dos 91 cursos de graduação e as perspectivas do mercado de trabalho para cada um deles, os visitantes também podem conhecer, diversos espaços físicos nos quais os cursos são realizados e interagir com professores e estudantes.
A diretoria do campus falou também sobre o projeto Visitas Monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias – Campus Avançado da UFMG. A iniciativa tem como objetivo apresentar a Unidade Acadêmica à comunidade. As escolas interessadas em visitar o campus devem entrar em contato pelo e-mail visitas.ica.ufmg@gmail.com . No agendamento, é definido o tema a ser abordado durante a visita.
Maria Levimar Tupinambá também visitou as instalações do campus. De acordo com o vice-diretor, Alcinei Místico Azevedo, o objetivo foi mostrar estruturas e espaços que possam ser utilizados também por escolas públicas da região. “A conversa foi bastante positiva. Sem dúvida alguma, esta aproximação com a Superintendência Regional de Ensino só vem a acrescentar na aproximação da UFMG junto aos estudantes de Montes Claros”, afirma.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)