UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Solidariedade: PET Florestal faz campanha para doação de sangue
09 / jun / 2022
Solidariedade: PET Florestal faz campanha para doação de sangue

Ação será realizada na próxima segunda-feira, véspera do Dia Mundial do Doador de Sangue

Voluntários do ICA farão doação de sangue na próxima segunda-feira, dia 13. (Foto: Agência Minas)

Com a queda das temperaturas caem também os estoques em bancos de sangue. O comportamento mais caseiro das pessoas e o aumento da incidência de casos de gripes e resfriados contribuem para este cenário. Em Minas Gerais, segundo dados da Fundação Hemominas, estoques do tipo sanguíneo “O” positivo e negativo estão em nível crítico. Os tipos, “A”, “B” e “AB” negativo estão em nível de alerta.
Pensando em contribuir para a mudança deste quadro, o Programa de Educação Tutorial (PET) Florestal do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG está realizando uma campanha de incentivo à doação de sangue. O grupo está reunindo doadores para uma ação a ser realizada na próxima segunda-feira, dia 13, véspera do Dia Mundial do Doador de Sangue. Os interessados devem entrar em contato com integrantes do PET Florestal para cadastro. Será disponibilizado um ônibus para levar os voluntários ao hemocentro. O veículo sairá do ICA às 9:30 da manhã.
De acordo com Diana Brito, membro da Comunicação do PET, um dos objetivos do Programa de Educação Tutorial é atuar no âmbito social, da solidariedade. Daí, surgiu a ideia de fazer a campanha. “Fomos atrás do hemocentro, perguntamos como poderia ser feita esta parceria. Eles explicaram como poderia funcionar. A gente marcou um horário exclusivo para a recepção dos doadores que irão na segunda-feira, para fazer a coleta do sangue deles”, explicou.

Sobre a doação de sangue

Para doar sangue é preciso cumprir alguns requisitos. De acordo com a Fundação Hemominas, é preciso:
– Ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal.
– O doador deve pesar no mínimo 51 quilos;
– Estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);
– Apresentar documento oficial com foto.
Em caso de gripe ou resfriado, é necessário aguardar sete dias após a melhora dos sintomas. Se associada à temperatura corporal igual ou superior a 38°C, aguardar 14 dias após a melhora dos sintomas.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)